O Portal Entrevista… Felipe Neto (Criador e administrador do Portal IsFree.tv)

Mais um rubrica do blog chegou, e talvez seja a mais apelativa de todas.

A rubrica “O Portal Entrevista…” tem a sua primeira edição com o criador e administrador daquele que é, simplesmente, o maior portal de informação de séries, IsFree.tv, de seu nome Felipe Neto, conhecido pela sua alcunha Cap_Sparrow.

Procedemos então à entrevista:

A IsFree.tv é hoje o maior portal de informação sobre séries no Brasil e Portugal. Não deve ser um sériomaniaco se não sabe da existência desse portal, nem do que se trata. Hoje, o Portal de Séries trás uma entrevista exclusiva com o magnífico Felipe Neto, criador e administrador da IsFree.tv.

1. Como surgiu a ideia de criar a IsFree?

Tudo começou quando eu comecei a assistir Lost. Até então, eu ainda não era um completo viciado em séries. Quando conheci essa maravilha paralela e odiada por muitos chamada Lost, não parei mais.

O problema é que logo em seguida eu me viciei de uma forma assustadora em FRIENDS. E esse vício se tornou tão forte a ponto deu pensar em dedicar meu conhecimento de internet e criação WEB para um portal sobre seriados. Foi o que fiz, criei a IsFree e, com o auxílio de uma equipe maravilhosa que imediatamente se prontificou a ajudar, a transformei em um dos maiores portais sobre séries do mundo.

 

 

 

 

2. Quando criou a IsFree teve logo a sensação de que o portal viria a ter o sucesso que teve, ou apenas levou no inicio tudo numa base de divertimento e brincadeira?

Eu acredito que os grandes projetos virais da internet raramente surjam com o planejamento de se tornarem o que realmente são. Quando criei a IsFree, eu não fazia sequer a mínima idéia do potencial de fãs aqui no Brasil e em Portugal. Isso por que, até o surgimento do portal, ainda não existia algo neste nível para estes 2 países.

Foi somente após a IsFree que muita coisa veio a tona.

E me orgulho em dizer que fomos um dos grandes propulsores para a explosão de seriados nestes 2 países.

 

 

 

 

3. Considera que as séries de estreia de nova temporada (Setembro/Outubro 2007) têm qualidade? Quais as que considera melhores e recomenda vivamente?

Olha, como em todo período de estréias nos Estados Unidos, foram MUITAS séries novas, dentre as quais apenas poucas de fato vingaram.

Eu acho que foi um ano de excelentes estréias, principalmente por que agora houve a propagação rápida da internet.

Podemos considerar aí exemplos recentes mas já um pouco antigos como Heroes e Dexter, mas se for para citar somente as mais recentes, há destaques maravilhosos como Damages, Samantha Who?, Chuck, Burn Notice, Californication e Gossip Girl.

Todas estréias que deram o que falar e têm tudo para ter várias temporadas.

Infelizmente, outras como Bionic Woman e Journey Man tinham tudo para dar certo mas acabaram caindo em desgraça e foram canceladas.

 

 

 

 

4.Sendo um bem entendido no mundo das séries, acha que a demora entre as temporadas, como é o caso de Lost, pode prejudicar a audiência da série?

Sem sombra alguma de dúvida. Já é fato comprovado, principalmente por Lost, de que a paralisação gera inúmeros fatores negativos para a produção.

Quando você desenvolve uma história, deve levá-la do início ao fim durante aquela temporada. Ao dar um pause, gera uma quebra de interesse do fã. Além disso, muitos deles esquecem fatores cruciais do enredo e muitos ainda acabam nem voltando a ver.

Lost já havia sofrido com isso no meio da terceira temporada, quando decidiu fazer uma paralisação de 3 meses e teve uma queda absurda de audiência (de 25 milhões por episódio, passou para 12).

Agora eles decidiram por uma opção alternativa. Temporadas de somente 16 episódios, porém contínuas.

Acho que vai dar tão errado quanto a paralisação. Pois teremos somente 3 meses de Lost e 9 sem ela.

 

 

 

 

5. Em Setembro a IsFree decidiu renovar completamente o portal. Decididamente, o portal ficou excelente e muito mais apelativo e criativo. Com isso podemos ver a sua e dos seus colaboradores real preocupação em satisfazer os usuários. Como se sente em relação a isso? Vê assim o seu trabalho recompensado?

 

Na verdade tudo aconteceu muito rápido. A IsFree anteriormente era um portal de downloads de séries, mas quando recebemos uma notificação para remover todo este tipo de material, muitos pensaram que fecharíamos as portas.

Porém, o meu objetivo nunca foi simplesmente PROPAGAR DOWNLOADS, mas sim PROPAGAR AS SÉRIES. Se não fosse pelos downloads, que fosse então pela informação.

Isso nos trouxe boas e más conseqüências, mas é sempre bom você analisar pelo lado positivo da questão.

Agora, por exemplo, sentimo-nos livres para publicarmos nossos nomes, o que foi um reconhecimento muito grande, principalmente para minha profissão, que é de fato focada nessa questão de produção WEB.

Mas o que me faz feliz de verdade é saber que a IsFree agora é uma central informativa, uma referência para os fãs poderem ficar sabendo de tudo relacionado a esse universo maravilhoso e cativante dos seriados.

E muita coisa nova ainda vem por aí. A inovação é o ponto forte da IsFree.

 

 

 

 

6. Por falar em inovação, a mais recente aposta foi o blog IsFree.tv, que se chama Controle Remoto! Pelo que consegui apurar, o blog foca muito o humor. Como está a ser a aderência ao blog? E porquê “Controle Remoto”?

Hehehehehe.

Eu começo com uma risada essa resposta por que é isso que o blog significa pra mim, uma risada.

O Controle Remoto é um blog de humor relacionado a Séries, Filmes e Celebridades. Como eu sou o criador dele e também da IsFree, nada mais lógico que associar os dois.

Ele pra mim é meu centro de desabafo. É o local onde eu posso deixar de ser o Felipe Neto, capitão da IsFree, cara sério e ocupado. E posso ser Felipe Neto, brincalhão e diverto que só quer fazer graça com um blog que fala de tudo um pouco.

Está sendo uma grande experiência e satisfação incrível poder ler comentários rindo das postagens.

Já sobre o nome, foi feito um concurso onde os usuários poderiam dar sugestões de nomes para o blog.

Depois de 2 semanas, eu havia recebido mais de 1.500 sugestões, porém nenhuma delas realmente ENCAIXOU com o que eu tinha em mente.

Foi quando eu pensei no CONTROLE REMOTO e em um personagem que pudesse caracterizar o lado “cômico” do Blog, que hoje em dia é chamado de Te-Remoto.

 

 

 

 

7. Todos sabemos que Heroes teve, na segunda temporadas, alguns altos e baixos. Acha que a qualidade que se desenvolveu na primeira temporada não foi devolvida para a segunda?

Não só eu acho isso, como praticamente todos os fãs e o próprio criador da série.

Em entrevista recente, o próprio Tim Kring falou que a segunda temporada “começou lerda”. Não é novidade pra ninguém também que a greve dos roteiristas prejudicou E MUITO a série Heroes, que teve somente 11 episódios nesta temporada, uma lástima.

Agora, fica a grande questão, Heroes irá se superar em uma boa terceira temporada, ou será que chegará mal e será cancelada (grande aposta de muitos).

 

 

 

 

8. Um dos serviços IsFree são as contas VIP. O que nos pode dizer sobre as vantagens de ter uma conta VIP?

Hoje em dia muitas pessoas baixam arquivos por servidores como Megaupload, Rapidshare, Sendspace, Gigasize e Megarotic.

Porém, sabemos como é difícil utilizar estes sistemas e por isso desenvolvemos um serviço VIP que fornece downloads premium para estes 5 supra citados.

Além disso, o usuário VIP ainda navega melhor no portal, pois não vê os banners de propaganda e ainda ganha uma imagem especial de identificação VIP abaixo do avatar.

Nós ainda realizamos promoções internas somente para VIPs, como sorteios e temos um fórum especializado só para eles.

 

 

 

 

9. Visto que em Portugal a moeda é o Euro e no Brasil é o Real, como estão a pensar fazer as contas VIP para usuários portugueses?

Os usuários VIPs portugueses podem pagar utilizando o PAYPAL, que é um banco de internet mundial com tráfego em dólar ou euro.

Ou podem também fazer os pagamentos pelo BANCO DO BRASIL (preferências dos portugueses). A conversão financeira é automática.

 

 

 

 

10. Agora falemos um pouco das séries criadas no Brasil. O que acha de melhor nestas e o que acha que podia melhorar?

O que acho de melhor? Quase nada.

O que acho que poderia melhorar? TUDO!

As séries brasileiras são focadas para o público brasileiro. E o que o público brasileiro gosta? Big Brother (já estamos na oitava versão), novelas, programas de auditório, mulher pelada e muita, mas MUITA bobagem, como Faustão e Gugu Liberato.

Por isso, as produções brasileiras beiram alguns cúmluos do ridículo. Não há um investimento significativo para as séries, então tudo fica meia boca, nada maravilhoso.

Poucas séries podem exemplificar como grandes sucessos. São elas: Mandrake, Os Normais e Sai de Baixo.

Pode ter havido mais uma ou duas, mas de fato é um número incrivelmente baixo para um país que tem um traço televisivo tão presente.

 

 

 

 

11. Um grande dilema é a tradução que o Brasil e Portugal dão aos nomes das séries. O que tem a dizer sobre isso? Sente-se revoltado?

Eu não me sinto revoltado por que não assisto a essas produções dubladas da rede de canal aberta.

O que eu me sinto é envergonhado. Ver séries traduzidas porcamente como “What I Like About You” para “Coisas que Eu Odeio em Você”. Ou então “Smallville” para “Smallville: As Aventuras do Superboy” realmente me envergonham. Infantilizam as produções e muitas vezes restringem o público.

Aí em Portugal o problema é ainda mais acentuado, pois aparentemente há uma recusa em relação a utilização de nomes em inglês na produção.

Peço desculpas aos portugueses, mas ver Lost ser chamada de Perdidos e Friends ser chamada de Amigos é algo que eu não aceito e acho estupidamente desnecessário, uma vez que descaracteriza completamente a produção e ainda desliga as associações com o resto do mundo.

 

 

 

 

12. Achou justas as nomeações dos Globos de Ouro 2008 em relação às séries? Para si, qual a maior injustiça?

Não houveram grandes injustiças neste Globo de Ouro 2008. Os grandes merecedores foram indicados, porém alguns que não mereciam também o foram e deixaram de lado produções que poderiam figurar por lá.

Não concordo com a ausência de Lost e entrada de Mad Men, Big Love e The Tudors.

A grata surpresa foi Damages, com 4 indicações (maior indicada), sendo sua primeira temporada somente.

A grande disputa deste Globo de Ouro está entre Hugh Laurie (O Dr. House) e Michael C. Hall (O Dexter), ambos indicados a Melhor Ator… E ambos igualmente fantásticos.

O Emmy, em contra-partida, foi absolutamente hipócrita, com indicações puramente intencionais para homenagear as séries.

Basta ver, por exemplo, que The Sopranos (em sua última temporada) foi indicada a inúmeras premiações no Emmy (a maioria descabida) e foi indicada a somente 1 único Globo de Ouro. Os fãs ficaram enfurecidos e os entendedores do assunto, aliviados.

 

 

 

 

13. “A Central da Discussão” é um dos pontos fortes do site IsFree.tv. Lá criam-se centenas de tópicos, alguns mais merecedores da nossa atenção que outros. Qual o tópico que, assim de rompante, nos incentiva a ver?

Tem muita coisa interessante na Central de Discussão da IsFree, pois é o ponto de encontro dos fãs. Onde eles podem conversar com outras pessoas dos mesmos gostos e interesses.

Eu recomendo tópicos como o Chat Oficial, na parte de ASSUNTOS EM GERAL. Por sinal, nesta seção ocorrem muitas discussões interessantes, como “Pena de morte, contra ou a favor?” criado pelo Lecorrea e “Legalização da maconha: você é a favor ou contra”, criado pela lbeatriz.

Dentro das seções de séries e filmes, são muitos tópicos criados todos os dias, sobre os melhores assuntos e temas relacionados a esse universo fantástico.

 

 

 

 

14. Um especialista em séries é sempre um especialista, e você é um deles. De uma maneira directa, pode responder a essas perguntas sobre o ano que está quase a acabar: melhor série drama, melhor série comédia, melhor actor numa série e melhor actriz numa série.

Difícil hein, hehehehehehehe, principalmente a parte de atuação.

Para melhor série de drama, eu voto em Prison Break. Para mim foi o grande destaque do ano. Uma explosão aqui pelo Brasil. Fabulosa, imperdível. Mas também acho que Grey´s Anatomy, Lost e Rome não ficaram muito atrás.

Melhor série de comédia, eu fico com How I Met Your Mother, com Californication quase no mesmo nível.

Na parte de atuação é muito complicado. Eu fico com a Chandra Wilsom (Dra. Bailey de Grey’s Anatomy) para drama, mas o Hugh Laurie e o Michael C. Hall, é claro, são grandes destaques também… E o Neil Patrick Harrys em comédia de forma DISPARADA, ele é o Barney de How I Met Your Mother.

 

 

 

 

15. Em continuação à pergunta anterior, e por último, qual a sua série favorita de sempre? Aquela que recomenda da maior forma possível.

Friends.

Para você ter uma idéia, eu já assisti a todos os episódios de Friends, de forma seguida (do primeiro da primeira temporada até o último da décima temporada) 6 vezes,

Estou agora assistindo pela sétima vez. E acredito que não irei parar nunca.

Além disso, tenho muitas outras favoritas, como Prison Break, Lost, Grey’s Anatomy, Battlestar Galactica, Californication, Heroes, How I Met Your Mother, Kyle XY, My Wife And Kids, Rome e Um Maluco no Pedaço.

E estou sempre conhecendo séries novas, o que significa que se você quiser me entrevistar novamente daqui a 6 meses, a lista estará bem maior.

 

 

 

 

Felipe Neto deixou ainda um recado aos portugueses:

Eu quero deixar um abraço para todo o povo português, que corresponde a 20% dos acessos da IsFree. Eu acho isso incrível, uma vez que, quando criei o portal, não fazia a mínima idéia de que haveria repercussão na Europa.

Minha família é em grande parte portuguesa, lá para os lados do Porto (Santo Tirso) e me orgulho muito deste fato. Digo a vocês que estarei sempre fazendo meu melhor para poder agradá-los e provê-los de informação sobre esse maravilhoso universo das séries.

 

Abraços a todos!

Felipe Neto

 

 

 

 

 

Não poderia de deixar de agradecer ao Felipe Neto pela simpatia e disponibilidade que demonstrou durante toda a entrevista.

 

 

 

 

 

Agora fica aqui alguns links para que possam conhecer melhor do que se falou:

Anúncios

9 Responses to O Portal Entrevista… Felipe Neto (Criador e administrador do Portal IsFree.tv)

  1. Anónimo diz:

    Entrevista muito fixe. Ja acompanhava o portal a algum tempo e é um bom lugar para se passar um bom bocado.

  2. Entrevista porreirinha…

    BTW, Santo “Tirço” escreve-se Santo “Tirso”, com S.

  3. Paulo diz:

    Sem duvida uma entrevista muito interessante!

    Espero que o blog continue a oferecer estas perolas de informacao.

    Obrigado

  4. Marco diz:

    Tiago, Desculpa a remoção do comentário, mas esse tipo de conversas só provoca discussões e mais discussões e isso eu não quero no meu blog. Provoca um mau ambiente.

    Cumpz

  5. betina diz:

    Gostei muito da entrevista,conheço a isfree a algum tempo,mas desconhecia alguns detalhes.As perguntas foram muito bem feitas e ao Felipe deixo os meus parabéns!
    Idem ao portal de séries!!!!!

  6. Digo-vos que já andei pelo isfree que há sites muito melhores para se estar informado. Uma desilusão tanto alarido e depois é só coisas pagas. enfim…

  7. NÃO FAZ SENTIDO TBM! (; diz:

    -todos os assuntos mais comentados do momento, são ignorantemente comentados por felipe neto.

    ele critica tudo o que está na midia, gosta de ganhar fama nas custas dos outros, o típico sem talento que para aparecer irá “ofender” o trabalho alheio.

    não acho felipe neto e nem pc ciqueira divertidos e criativos, qualquer pessoa pode decorar meia duzia de palavras “dificeis”, adotar um visual: foda-se a sociedade, sou um nerd virgem e gravar um video com um ar de pessimista depressivo.

    os dois criticam tudo e são modinha, tenho um amigo que assiste a todos os videos dos dois e repete exatamente TUDO que eles dizem. não considero-os inteligente e muito menos quem repete o que eles dizem. (:

    esses dias esse meu amigo estava falando das roupas coloridas. fui assistir os videos relacionados a este assusto que pc ciqueira gravou e felipe neto tbm. achei incrivel como ele conseguiu decorar toda a merda que ambos dizem. ahshashahshashahshashahsHh

    eu só lamento por eles.
    grave um video falando mal de tudo, seja popular no YouTube .! (: //.isso não faz sentido tbm. (Y)
    cansei de ver os mesmos discursos decorados, vou ver alguns videos dos teletubbies .! (; -q

    bjO

  8. Hi there outstanding blog! Does running a blog like this
    require a great deal of work? I’ve virtually no understanding of coding however I had been hoping to start my own blog soon. Anyhow, should you have any recommendations or tips for new blog owners please share. I know this is off subject nevertheless I simply wanted to ask. Many thanks!

  9. Anónimo diz:

    Vim por conta da peça do Felipe Neto ❤ amo ele é si inscreva no Canal Felipe Neto deixa seu like é com 15 milhoes de inscritos o cabelo dele vai ficar Neon

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: