Casos da Vida – A Nova Série Nacional (Comentários)

“Matar para não morrer”

Vamos lá ver o que achei da série…

Pelo primeiro episódio, intitulado “Noivas de Maio”, que foi transmitido ontem, deu para perceber que existe qualidade ali. O elenco foi brutal e gostei de ver Nicolau Breyner na TVI.

As histórias de vida real, tal como o título sugere, estão presentes na vida de qualquer um. Foi bom ver mesmo a realidade retratada numa série em que nem todos têm um final feliz.

Os temas do primeiro episódio, como o cancro da mama ou a violência doméstica devem ser retratados seja em cinema, ou em televisão, de uma forma realista. E a TVI conseguiu isso.

Agora sobre as interpretações…

Paula Neves esteve à altura do seu renome, a sua interpretação foi excelente… eu até tive pena da sua personagem, o que prova a sua capacidade de representação. Maria João Bastos, outra excelente actriz, também esteve no seu melhor. A sua carreira é inquestionável.

Rita Pereira, depois do seu papel como a “Doce Fugitiva” cresceu muito como actriz e viveu o drama de mulher com cancro da mama de forma perfeita. Gostei do final da sua personagem: não desistiu da sua carreira, apesar da doença, mesmo não sendo apoiada por ninguém.

Temos ainda a participação Marisa Cruz, que eu não achei grande coisa.

Além das acima referidas, temos ainda a partipação de Marco d’Almeida, Vera Alves (que volta a viver uma mulher traída) e José Wallenstein

E agora sobre a qualidade (ou não) da TVI…

Quando escrevi um post para a IsFree.tv sobre a série (podem vê-lo aqui) recebi muitos comentários porque acham que a TVI é uma emissora que só transmite lixo. Eu pessoalmente não concordo, mas opiniões são opiniões e quem sou eu para contestá-las. Apesar de achar a TVI com qualidade, para mim, a televisão com maior qualidade portuguesa é a RTP1. O canal não se preocupa em subir as audiências, mas sim em produzir algo de qualidade, o que é de louvar. Além disso, a RTP2 é o canal que tem maior decência em transmitir séries num bom horário; não as transmite para as tantas da manhã.

E por fim, a classificação do episódio…

yellow_star.jpegyellow_star.jpegyellow_star.jpegyellow_star.jpegem 5

A série, com um total de oito episódios, vai ser transmitida todos os domingo na TVI.

12 Responses to Casos da Vida – A Nova Série Nacional (Comentários)

  1. rita fernandes diz:

    EXCLENTE SERIE,TAL COMO A TVI É!

  2. telmo diz:

    concordo plenamene com a parte da rtp1 e da rtp2

  3. Missfacas diz:

    Eu deixei um tópico na is free tv para perguntar o que acharam da série. Para mim a melhor interpretaçao foi a Paula neves sem dúvida. Para mim ficou a faltar alguma coisa, ainda não me conveceu. A rtp tem séries boas tem a “Conta-me como foi” que também passa aos domingos e é boa.

  4. Pedro Barreira diz:

    .. a rtp1 é sem duvida a melhor tv, mas está longe daquilo que se poderia considerar uma verdadeira Tv de serviço publico. Melhorou mt… mas ainda falta… lol . . .qt à TVI é a grande responsavel pelo crescimento da ficcao nacional. Se olharmos para a programaçao da TVI … desconfiamos logo..mas nao podemos negar .. se nao fossem as novelas (algumas de qualidade mT MT MT duvidosa) a ficcao nacional nao estaria neste patamar, muito embora ainda tenha que melhora bastante…

  5. vitoscano diz:

    Gostei adorei a Paula Neves a Maria João Bastos e claro esta o Nicolau Breyner ele enche sempre o ecrã, não gostei do Joaquim Nicolau, não me convenceu como Marido Violento e a Marisa Cruz não sei o que lá estava a fazer.Boa historia algumas incongruências na caracterisação e relização,por exemplo alguem se convenceu que o Joaquim Nicolau estava a beber cerveja com a lata assim caracterizada não? Embora estejam ainda longe dos já clássicos e famosos Tele-filmes antes fazer do que estar parado e não fazer nada,

  6. vitoscano diz:

    No geral gostei, adorei a Paula Neves, a Maria João Bastos e claro está o Nicolau Breyner, ele enche sempre o ecrã, não gostei do Joaquim Nicolau, não me convenceu como marido violento e a Marisa Cruz não sei o que estava ali a fazer. Boa historia,adorei a ideia das noivas,algumas incongruências na caracterisação e realização,por exemplo alguêm se convenceu que o o actor Joaquim Nicolau estava a beber cerveja com a lata assim caracterisada?Eu não, são pequenos promenores que borram a pintura, mas acredito que vá melhorar. Embora estejam neste caso algo longe dos clássicos e famosos Tele-filmes da SIC é melhor fazer que estar parado e não fazer nada, por isso continuem que estão no bom caminho(que para mim é este e não o das novelas pastosas que nunca mais acabam), já estou á espera do próximo.

  7. anónimo diz:

    a serie e espectacular adorei

  8. nuno diz:

    adorei a parte em que a mulher que ia casar com o Nicolau Breyner morreu! Achom que foi engraçada!

  9. telmo diz:

    a melhor série portuguesa para mim é o aqui nao há kem viva dasic k passa aos domingos á noite damos umas boas gargalhadas a ver akilo recomendo

  10. vitoscano diz:

    Bem a qualidade em Portugal esta nas nossas tv´s ao Domingo Conta-me como foi RTP1, Aqui não há quem viva Sic e Casos da Vida TVI e noutro registo Britcom RTP2.

  11. rf486 diz:

    Adorei casos da vida espero voltar a ver todos os episodios pelos domingo afora adorei o papel que a Rita Pereira fez Beijocas e boa sorte para a toda a redaçao

  12. Ruy Pereyra diz:

    vai sair em dvd alguns episódios desta magnifica série com o correio da manha a partir desta sexta feira 😉 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: