Guionistas debatem acordo no sábado

Estamos mesmo perto do fim!

O sindicato dos guionistas (Writers Guild of America, WGA) planeia apresentar aos seus membros um acordo que pode pôr fim a três meses de greve, afirmaram os líderes do sindicato à agência Reuters.

Se os argumentistas reagirem favoravelmente à proposta nas reuniões que vão decorrer em Nova Iorque e Los Angeles, os responsáveis do WGA podem levantar ou suspender a greve enquanto o acordo é ratificado, disseram à Reuters duas fontes ligadas ao processo.

Estas pessoas, que estão a par das circunstâncias, mas não podem falar publicamente devido a um blackout imposto nas conversações, alertam que ainda não há nenhum acordo oficial com os estúdios. Estas fontes afirmam que ainda estão a ser afinados alguns pontos na versão final do contrato.

Alguns dos grevistas, no entanto, aconselham uma aproximação cuidada aos próximos passos. “Há muitos membros que apelam a que a greve continue até ao dia que o acordo esteja assinado e ratificado pelo sindicato”, afirmou uma fonte.

O último comunicado dos presidentes do WGA assinala que se está a progredir para um acordo que possa pôr fim ao pior confronto laboral a que Hollywood assistiu nos últimos anos. “Nós continuamos a negociar os termos de um acordo com os estúdios. Antecipamos que seremos capazes de apresentar os termos do contrato nos próximos dias”, afirmam os responsáveis, acrescentando que querem uma “total discussão” da proposta com os guionistas.

No mesmo comunicado, os presidentes do WGA prometem que nem eles nem o comité das negociações irão tomar alguma decisão ou assinar algum contrato antes de se realizarem as reuniões em que “as vozes dos argumentistas serão ouvidas”. Um rascunho do acordo foi aceite pelas duas partes durante uma “maratona” de conversações na sexta-feira passada.

Resta agora saber se os estúdios norte-americanos aceitaram as reivindicações dos argumentistas ou se serão estes que vão ceder. Em greve já há três meses, desde 5 de Novembro, os guionistas exigem uma parte dos lucros da venda de DVD de programas ou filmes escritos por eles, assim como da venda de programas na Internet.

In Diário de Notícias

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: