Casos da Vida – Longe Demais (Comentários)

A única coisa que eu sou agora é Mãe!

Se em “O Casal do Ano“, o episódio não me surpreendeu, não me cativou, não foi relevante, em “Longe Demais” o episódio surpreendeu, foi relevante, mas não me cativou.

Sobre o episódio:

Apenas do episódio não me ter cativado, acho que a TVI e toda a produção merecem os parabéns por escolherem o tema da violação para este episódio. Acho que foi o único canal que até agora ousou mostrar a violação como tema quer em séries, quer em telenovelas.

Todo o drama em volta de Mónica, menina violada, ficou muito explícito. O facto de pintar o quarto de castanho, mau comportamento nas aulas de Educação Visual, afastamento dos colegas, o corte do seu próprio cabelo e principalmente a tentativa de suicídio tornou com que o episódio ficasse mais rico e credível. Afinal de contas, a credibilidade tem de ser levada muito a conta nesta série, pois retrata casos da vida real.

O drama não foi só passado pela menina violada, mas também pela mãe desta. Paula sofreu durante todo o episódio pela culpa que a filha lhe colocava de não saber guardar um segredo. Contudo, achei que em partes do episódio, houve uma certa incompreensão por parte dessa mãe perante a sua filha. Não sei… mas tive essa impressão.

Também gostei da coragem do miúdo que Mónica gostava. O facto de ele próprio ter telefonado à polícia é de realçar.

O fim era mais que esperado. A mãe da menina a preparar-se para matar o violador, quando a polícia chega e o prende. Um final vulgar.

Outra coisa que não gostei foi como foram filmadas as cenas. Durante todo o episódio, aparecia uma cena que durava menos de 30 segundos. Sinceramente, odeio esse tipo de filmagens, além de não dar um drama máximo que uma história como essa precisa.

Sobre as interpretações:

Comecemos por Carolina Lino, como Mónica. A interpretação, para nova na área da representação, foi muito boa. Conseguiu viver o essencial no episódio para que fosse no mínimo, tocante. É a segunda vez que a TVI recorre aos “alunos” do programa da RTP “Sabes mais que um miúdo de 10 anos?” e faz muito bem. Talvez se esses miúdos entrassem para programas como os “Morangos com Açúcar”, esses programas subissem um bocado de nível. (Eu não podia deixar de fazer essa crítica à mal interpretação de certos actores dos Morangos com Açúcar).

Maria João Luís esteve excelente. Quem não tinha saudades de ver ela na televisão?

São José Correia como a melhor amiga dela podia ter sido melhor aproveitada. Acho que o guião não deu muita oportunidade à sua personagem. Isso não é uma crítica à interpretação da lindíssima São José Correio, mas sim ao guionista por não ter sabido aproveitar a sua personagem.

Dou nota negativa para a amiga de Mónica, em que se nota as falas um bocado forçadas.

Quanto ao restante elenco, esteve bem.

Classificação do episódio 1-10:

starcompleta.jpg starcompleta.jpgstarcompleta.jpgstarcompleta.jpgstarcompleta.jpgstarcompleta.jpgstarcompleta.jpgstarcompleta.jpg

Classificações dos demais episódios aqui.

Anúncios

20 Responses to Casos da Vida – Longe Demais (Comentários)

  1. Eu bem me parecia que conhecia a miúda de algum lado.. Obrigado pela informação, Marco. Já agora, qual foi a primeira vez?

  2. Marco diz:

    a primeira vez foi um dos alunos se nao me engano aquele mais extrovertido q nao me lembro do nome. ele participou no segundo episodio, um dos filhos biologicos da médica q queria adoptar mariana.
    Cumpz

  3. vitoscano diz:

    Achei este épisodio razoável prolongou-se por demasiado tempo chegando eu a perguntar-me quando é que o apanham. Gostei das interpretações, a muida violada esteve bastante bem e concordo que existiu pouco aproveitamento de São José Correia como amiga da mãe, em relação á mãe Maria João Luis gostei mas já vi melhor dela recordo sempre o filme Camarate ou até em algumas Novelas. No geral bem melhor que o da semana passada, mas falta sempre algo a estes Tele-filmes ás vezes parece que o enredo se estende demais só para caber em 90m.

  4. andre diz:

    Alguem tem o mail da carolina lino e que eu fiquei fa dela

  5. laurinda silva diz:

    foi o melhor episodio!parabens tvi

  6. Luís Veiga diz:

    O melhor episódio! A protagonista mostrou um talento precoce para a representação. Maria João Luís, mais uma vez irrépreensível. São José Correia há muito que merece mais protagonismo, a melhor actriz da sua geração. Lindíssima, uma voz de cortar a respiração, segura… Para quando mais destaque?

  7. telmo diz:

    mais ou menos vá o final foi um bocado mau e obvio continuo a preferir o aki nao há kem viva e o conta-me como foi como séries portuguesas

  8. maria diz:

    KEm era akele policia ruivo que surge ao lado do Victor norte?

    lindo!

  9. Ricardo diz:

    Quero dar os parabens a tvi e a todo o elenco deste episodio “Longe Demais “. As interpretações da Maria João Luis, São Jose Correia e Vitor Norte ja conhecemos de outras tantas aparições. A que chamou a atenção foi a miuda Carolina Lino, muito talento, entregou-se ao personagem de tal forma que nem poupou de cortar o cabelo, fantastica e de um profissionalismo incrivel. Se continuar assim vai ser uma grande estrela. Parabens Carolina!!!

  10. Catarina diz:

    Olá! Eu gostei muito de ver casos da vida longe de mais eu nao gostei nada daquela parte que Mónica foi violada. A tvi esta de parabens e o diogo era muito bonito…!

  11. linda diz:

    Longe de mais, 90mim talvez com profissionalismo máximo do elenco envolvido, mas a menina Carolina Lino foi simplesmente fantastica fez cenas tão reais emtermos da emoção dramática que chorei porque no nosso pais em cada esquina estara´neste momento uma “monica Mendes” a ser violada sem qualquer pudor deste predadores e também muitas “mãe Paula” sem saber oque fazer mas enfim o caso mostrou o essencial a força que tem uma tragedia destas em algumas familias que já passaram por isso,Parabens a todos em especial a Carolina lino espero ve-la brevemente noutros projectos foste fabulosa!!!

  12. Helena diz:

    Adorei este episódio a Carolina Lino esteve excelente e a Maria João Luís também como sempre……
    Pareceu tudo tudo tão real, os sentimentos da menina, a preocupação da mãe, tudo……
    Os casos da vida são das melhores séries que eu já vi…..
    Força TVI
    Beijinhos
    Helena

  13. Márcia diz:

    De todos os casos mostrados o que a mim diz ser o mais real é o “longe demais” porque realmente, temos mesmo que fazer nossos governantes verem que é imprecindivel alterar as leis de violações a menores, muitos dos casos não tem a conclusão ou seja o tão desejado final como o de Monica Mendes todos os actores envolvidos foram fabulosos nas suas interpretações, mas quero lembrar neste comentario que a pequena actriz Carolina lino foi fántastica parabéns!!! espero ve-la em outros projectos não a deixem pra traz ela é de uma autenticidade de interpretação muito convicente na minha opinião como espectadora assidua dos casos da vida, parabéns ao projecto, parabens TVI por mais este sucesso.

  14. katarina diz:

    olaa eu so a melhor amiga da carolina e ela fez um papel lindo teve curagem e n tenho mais nda a dizer ela foi fabulosa adorei .adorote carol

  15. Não assisti pq moro no Brasil,Carolina é minha sobrinha,quero agradecer atodos que prestigiam seu trabalho e que torcem por ela,com certeza ela merece,que Deus abençoe a todos em Portugal e que novos trabalhos surgam para minha sobrinha,Robson mano Márcia cunhadinha PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Direto do Brasil,Florianópolis,Santa Catarina.

  16. jose diz:

    eu vi o episodio, e as interpretaçoes de todos foram muito boas! eu ja tinha reparado que a miuda era desse programa, parabens!

  17. ana diz:

    gostei bue deste episodio

  18. Eva Almeida diz:

    Olá,

    Existe algum sitio onde possa fazer download deste caso?

    Obrigada

  19. raquel diz:

    percebo o que dizes…. mas nao sabes fazer uma critica, nem uma sipnose a um filme/serie/episodio etc
    da uma ideia um bocado errada do que é esse episodio, e eu também o vi
    a questão é que tens de pensar que esse episódio nao foi bem uma historia mas uma reflexão para que tomasses atenção a cada promenor do personagem e a sua reacção perante uma situação traumatica

    tens de ver a sucessão dos comportamentos,por exemplo, ela nao começou logo por pintar a parede de castanho, ela começou por um simples desenho preto.

  20. ruben diz:

    Foi um dos episodios mais tocantes de todos *.* a rapariga foi espetacular

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: