Lost – Ji Yeon (Comentários)

111514_234_pre.jpg

Ji Yeon foi um dos episódios mais geniais, criativos e inteligentes que eu já vi em toda a minha vida.

Lost conseguiu ser mais uma vez surpreendente e enganador. Uma pessoa que não lê spoilers em lado nenhum fica sempre com aquela sensação de WTF ao ver um episódio de Lost, mas mesmo uma pessoa que lê spoilers, consegue ficar com essa mesma sensação.

LOST – JI YEON (4.07):

ATENÇÃO: SPOILERS

 newpicture8.png

Lost in Portugal

Como já disse, Lost conseguiu ser enganador… Quem é que pensou (não vale quem leu spoilers) que esse episódio tinha duas facetas: flashbacks e flashfowards? Aposto que até quase o fim do episódio, ninguém! A ideia de “colocar” Jin no passado e a Sun no presente foi simplesmente genial e inovadora. Pela primeira vez vemos isso em Lost. Às vezes penso e digo “como é que a criatividade de toda a produção de guionistas é tão grande?”. Isso é realmente surpreendente e uma coisa que me chateia profundamente é compararem Lost a Heroes. Heroes não tem 1/3 da qualidade e inteligência de Lost (os fãs de Heroes vão-me dar uma coça, mas atenção que eu também gosto de Heroes).

Voltando ao assunto desse episódio. Como muitos “blogueiros” já disseram, esse episódio é maravilhoso para aqueles que são fãs do casal de coreanos, o episódio foi grande parte deles. Temos de admitir que nesta quarta temporada, eles raramente falavam, e neste até houve falas em inglês de Jin (uau, como a ilha ensina tão depressa inglês e eu também quero aprender inglês assim).

Uma cena sensacional, pelo menos para mim, foi o facto da Juliet ter contado a verdade sobre a traição de Sun a Jin. Já era tempo de Jin ser confrontado com a verdade e fechar esse assunto na série, pois tem assuntos muito mais intrigantes e surpreendentes que merecem melhor destaque.

Um desses assuntos, foi toda a história do capitão do cargueiro (eu gosto de chamar cargueiro como os meus amigos brasucas). Torna-se cada vez mais óbvio que Benjamin Linus é o homem de Lost, é o homem dos mistérios e da sua solução. Gostei muito da teoria da conspiração de que foram encontrados 300 e tal mortos que se pensam ser os passageiros da Oceanic, mas na verdade são outras pessoas. Quando penso que Ben já é suficiente poderoso, fico cada vez mais surpreendido, mas isso apenas se justifica se o capitão estiver dizendo a verdade, pois Desmond e Sayid receberam um bilhete do espião de Ben a dizer para não confiarem no capitação. Mas claro que se a história de que Ben está por detrás desse aparecimento dos supostos passageiros, é óbvio que ele já se está prevenindo, a dizer ao seu espião para tomar acções para que os sobreviventes não acreditem no capitão. Mas afinal quem são os “good guys”? Eu já tenho as minhas dúvidas.

Agora vai um desabafo: Mas porque é que eu li spoilers sobre a volta de Michael? Isso estragou completamente a surpresa e eu só tenho a dizer para não lerem spoilers de Lost; é absurdamente frustrante. Saber que Michael é o espião de Ben é uma surpresa e tanto para aquelas pessoas anti-spoilers, mas para mim não trouxe nenhuma surpresa. Mas acho que as circunstâncias em que o conhecemos podiam ser outras e com mais suspense, não sei… E não vou ler nada sobre o próximo episódio. Apenas sei em quem é centrado (SPOILER: Michael) e isso já é suficiente para estragar a minha expectativa.

A última cena desse episódio é muito emotiva. Jin morre e Sun chora a sua morte nos braços de Hurley, mas o mais irónico de tudo, é que a data da morte de Jin é a mesma do acidente da Oceanic (22/Set/2004). Também gostei muito da conversa abaladora de Jin e Bernard. Uma lição de vida…

 newpicture9.png

Lost in Portugal

Para terminar, apenas quero dar destaque a algumas cenas desse episódio:

  • O suicídio de Regina, interpretada pela Zoe Bell. Essa cena foi demasiado fatalista e só aumenta a curiosidade de que no cargueiro existe algo envolto numa pressão, num assustador mundo;
  • O quarto cheio de baratas em que Sayid e Desmond vão ficar. Na parede tinha uma mancha de sangue… de quem será?

E agora só nos resta um episódio inédito pré-greve, e após esse episódio vamos ter um mês sem Lost…

VEJA A CLASSIFICAÇÃO QUE DEI AO EPISÓDIO AQUI.

3 Responses to Lost – Ji Yeon (Comentários)

  1. missfacas diz:

    um mês sem lost já me está a fazer doer o coração…
    Eu nao li spoiler da volta do michael, aliás já deixei de ler pq corta metade da emoção. Gostei mt do episódio e ficam muitas perguntas jin morre na ilha? Será então a próxima personagem a morrer?

  2. missfacas diz:

    p.s- eu também curto heroes mas sao cenas completamente diferentes nem dá para comparar os dois mundos. E prefiro lost sem dúvida.

  3. Karla diz:

    Infelizmente sou viciada em spoilers. e ainda não vi o episodio mas já “sei ” o que se vai passar.
    Será que o Jin morreu mesmo? Se bem se lembram, já ouvimos falar de “The Oceanic 6” Isso quer dizer que só sobreviveram 6 pessoas?
    Tambem sabemos que a Sun se ficasse na ilha podia morrer como as outras mulheres. E se o helicopetro só levasse 6 pessoas? Podia o Jin “sacrificar-se” para o bem da mulher e do bebe? Assim sendo e pelos flashforwards que já vimos, temos os seguintes sobreviventes: Kate, Jack, Hugo, Aaron, Sayid.
    estarei delirando????

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: