Lost – Meet Kevin Johnson (Comentários)

111645_180_pre.jpg

A volta fixa de Michael a Lost foi feita da melhor maneira. E de que maneira…

Nunca gostei de episódio de Lost em que os flashbacks têm uma longa duração, mas MKJ foi uma excepção. E claro que este episódio era indispensável para a compreensão da história e tinha de ser transmitido o quanto antes.

O episódio começa com uma estrondosa revelação de Ben aos do acampamento de Locke: Michael é o espião do cargueiro. Sawyer e companhia reagem mal, como era de esperar, afinal Michael matou duas amigas deles. Hurley deve se ter sentido o pior de todos pois lembrou-se de Libby, o seu amor da segunda temporada. Além disso temos mais uma prova de como Ben é altamente manipulador. Ele é o protagonista de Lost, ele é a chave de muitos mistérios, ele é a melhor personagem de Lost.

Depois temos Sayid usando a sua força em Michael para que este conte tudo sobre a sua chegada ao cargueiro. Mas ainda antes do flashback temos mais uma situação enigmática: mais suicídios no cargueiro. O que será que acontece a estas pessoas que fiquem numa situação de desespero tão grande que os levam a por termo à própria vida?

Enquanto que no cargueiro algo leva a cometer suicídios, fora da ilha algo leva a exactamente o contrário: a impedir suicídios. Esse último acontece com Michael que depois de sair da ilha conta a Walt que matou Ana Lucia e Libby e este não perdoa o pai. Mas também foi um bocado absurdo essa atitude de Michael contar ao filho. O rejeitamento de Walt leva Michael a várias tentativas de suicídio, que nunca acabam na morte. No hospital, depois da primeira tentativa, Michael começa a ter alucinações e vê Libby. Sinceramente, pensei que fosse nesse episódio que soubéssemos o que nos falta conhecer de Libby (sobre o manicómio), mas vendo pelo lado positivo, isso quer dizer que Libby vai ter ainda que voltar mais uma vez, por isso os fãs dela (como eu), podem comemorar. Porvavelmente será na quinta temporada, num flashback de Hurley.

Com um desenrolar de acontecimentos previsíveis, Michael encontra Tom e este pede-lhe ajuda. Reticente no início, foi preciso que Michael visse na televisão que os destroços do avião e os respectivos 324 corpos dos passageiros foram encontrados. Tendo toda essa ideia da conspiração na cabeça, Michael procura Tom no hotel, onde descobre que este é homossexual, e aceita saber pormenores do pedido de ajuda que Tom lhe pediu anteriormente. Ainda nessa cena temos mais referência a Charles Widmore e da sua envolvência no aparecimento misterioso do avião fictício. Percebos que foi ele quem conseguiu 324 mortos num cemitério na Tailândia, comprou um avião e conseguiu preparar tudo. Depois de vermos em The Constant o dinheiro que ele deu pelo diário de um navio e toda a história do avião e corpos fictícios, não há dúvidas que o pai de Penny é um homem absolutamente poderoso. Um rival à altura de Ben (mas eu torço pelo Ben).

Já no cargueiro, Michael recebe uma caixa em que pensa ter uma bomba, mas ao contrário disso, tem uma mensagem que diz que ainda não está na altura dele morrer. Confesso que fiquei de pé atrás com esta cena, mas com a banda sonora e um bocado de suspense criado pelo próprio actor, foi boa de se ver. Também gostei de ouvir outra vez a famosa expressão de Ben “We are the good guys”. E cada vez estou mais convencido disso.

Depois de terminado o flashback, temos uma cena que eu nunca pensei que fosse acontecer tão cedo: Michael a ser desmascarado por Sayid. Claro que Sayid não sabe que está a ser prejudicado pela sua atitude, mas convenhamos que a atitude pouco surpreendida do capitão também foi intrigante. Será que ele já sabia quem era na verdade Kevin Johnson? Afinal de contas, 80% das pessoas do barco mentem sobre algo, dito pelo próprio Miles, no início da viagem. Como Sayid condena todos os que alinham a Ben, sem imaginar que no futuro vai estar trabalhando para ele.

Por último, temos uma cena completamente ao estilo Lost Season 1. Karl, Rousseau e Alex estão a ir, a mando de Ben, para uma nova estação, o Templo até que são atacados por uns atiradores. Desse ataque morre Karl e Rousseau é ferida (sim, eu faço parte daquele grupo em que 99,9% das pessoas não acreditam que Rousseau morreu). Já Alex alega que é filha de Ben, de modo a que, lembrando o que Ben lhe disse antes de partiram, possa sobreviver e contar onde Ben está (é óbvio que ela não fará isso, mas ao menos ganha tempo de vida). Agora a questão é “Quem são os atiradores?” e há duas teorias. Ou os atiradores são pessoas do cargueiro que, como vimos no flashback de Michael, têm experiência em pontaria, treinando fazendo tiro ao prato (além disso, vimos que Lapidus saiu com pessoal do cargueiro de helicóptero rumo à ilha no último episódio antes de MKJ), ou então os atiradores são alguém sobrevivente da Dharma, o que pode explicar o possível regresso de Richard Alpert a Lost (ainda não se sabe se ele pertenceu à Dharma). Outra questão levantada por muitos fãs é “Quem é o responsável pelos mortos e avião fictícios? Ben ou Charles Widmores?” Eu aposto em Widmore!

Está completamente provado que não é preciso Jack, Kate e companhia num episódio para esse ser excelente, e também de que Michael veio dar um novo fôlego à trama.

VEJA A CLASSIFICAÇÃO QUE DEI AO EPISÓDIO AQUI.

2 Responses to Lost – Meet Kevin Johnson (Comentários)

  1. missfacas diz:

    michael nao poderia mesmo ter aparecido em melhores circunstâncias. mesmo fixe o episódio. Só de pensar que tenho q esperar até Abril…

  2. Sofia diz:

    A espera agora é longaaaaaaaaaaaaaaaaaaa! :S
    Mas foi um bom episódio! Deixou me pena a morte do Karl! Ele e a Alex faziam um par querido!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: