Survivors – Primeira Temporada (2008)

survivors

Imagina que és o único sobrevivente de uma doença que mata todos os teus familiares, pessoas queridas, desconhecidos, amigos, quase todas as pessoas que alguma vez conhecestes. Agora tens que recomeçar num mundo estranho onde tudo o que foi outrora seguro e familiar, agora é estranho e perigoso. Survivors é sobre o que significa ser humano, é sobre aventura, medo, amor, lealdade e amizade. Mas acima de tudo é sobre uma nova esperança. Baseada na série de culto, Survivors dos anos 70, a série é escrita pelo mesmo autor de Primeval, Adrian Hodges para o canal BBC One e descreve o dia-a-dia de um grupo de indivíduos que encara os rigores da sobrevivência.

Logo no início é-nos demonstrado a preocupação que existe pela existência de um vírus da gripe extremamente agressivo que está a preocupar as autoridades de saúde inglesas. A gripe não se restringe ao Reino Unido e os primeiros casos de gripe europeia são reportados em Washington e Pequim. Ocorrem as primeiras falhas de energia e o metro encontra-se parado, é tarde demais para iniciar uma quarentena, virtualmente toda a população já foi exposta e o vírus parece ser mais potente do que inicialmente previsto, leva ao ataque do organismo pelo próprio sistema imunitário, levando à morte em poucas horas.

O governo tenta dar esperanças à população, tentando não admitir a verdadeira dimensão do problema que tem em mãos, mas cada vez mais nos deparamos com a tristeza realidade dos que ficam e vêem partir os seus entes queridos. Vê-se o medo e a impotência estampado na cara daqueles que por enquanto estão imunes ao vírus. As mortes sucedem-se umas a trás das outras. O rosto da ministra a quando da comunicação ao país diz todo acerca da gravidade do problema, energia e água poderão sofrer cortes, apela-se ao bom senso em situação de crise.

Ninguém escapa, muçulmanos, governo, prisioneiros, simples mortais, afinal todos diferentes, todos iguais. No meio de tantas mortes começam-se a descobrir os sobreviventes, que são naturalmente imunes ao vírus. Um polícia e um prisioneiro, mas a vida é irónica e quando parecia que o polícia ia abandonar o prisioneiro à sua sorte, este arrepende-se, e no final acaba morto não pelo vírus mas nas mãos de Tom. Hospitais, prisões, mesquitas, bairros inteiros em que impera a morte, e o desespero dos únicos sobreviventes, que pensam estar sós no mundo.

Seguimos então a história de Abby, que depois da perda do marido, inicia uma busca desesperada à procura do filho, Peter, na esperança de que este tal como ela tenha conseguido recuperar da gripe. Começam-se a formar mini grupos, afinal de contas encontrar alguém vivo na situação actual não se tem revelado tarefa fácil; começa a disputa pela gasolina, levando inclusive à explosão de um posto de abastecimento.

No final temos um grupo de 6 sobreviventes juntos, o prisioneiro Tom, Abby, a médica Anya, o garoto muçulmano Najid, Al, e Greg que ainda agora se acabaram de encontrar e já pensam cada um em seguir o seu caminho. No entanto após um discurso emotivo de Abby, todos concordam em continuar a viagem juntos: parece que temos líder. E é a partir daí que toda a história se desenvolve.

Anúncios

0 Responses to Survivors – Primeira Temporada (2008)

  1. DMM diz:

    sinceramente preferia as notas de 0 a 10, penso que dava para distinguir melhor…

  2. gonca26 diz:

    Deve ser porreiro.

  3. Marco diz:

    DMM, quando são reviews gerais da temporada 08/09 q tiveram reviews ep por ep, como o caso de merlin ou true blood, terá a média dos episódios e as estrelas. qd são reviews gerais q nao tiveram review ep. por ep. será apenas por estrelas porque é mais facil de decidir a nota. por exemplo, 4 estrelas, sendo uma avaliação exigente, é vista como uma série quase mt boa. já 1,5 – terceiro volume de heroes – é mau com alguns episódios bons e por aí adiante.

    cumpz

  4. Filipa diz:

    Para quem viu e gostou do ensaio sobre a cegueira, penso que esta será uma boa série para seguir. Este post foi mais para dar a conhecer a série.

  5. Matheus diz:

    Nunca vi essa série. Mas parece ser boa.

    Marco, onteontem você tinha postado uma notícia sobre Dead Like Me.
    Ai eu fiquei interessado e assisti o Piloto, é fantastico. Depois eu vi o
    segundo episódio e não gostei, e já desisti. Se alguem vê Dead Like Me,
    me digam se é legal.

  6. Ricardo de Oliveira diz:

    Excelente Blog. Virarei leitor assíduo (será que essa palavra ainda tem acento agudo….benditareforma ortográfica).

    Falando dessa série assisti apenas o Piloto. e para um Piloto deixou um pouco a desejar… Não foi ruim, longe disso, mas eu havia alimentado uma expectativa que não foi totalmente correspondida.

    Senti falta de uma série nova que tem me surpreendido “LEVERAGE”. Não sei se está no cronograma de vocês, mas… é uma série ASSAZ interessante.

    P.S: Sobre a reforma ortográfico, vocês continuaram a grafar “teCto” ou “contaCto” com esse C maravilhoso? hehe

    Até mais e Feliz 2009 para Todos

  7. DMM diz:

    Ricardo Oliveira, tb tou a seguir leverage

  8. Acompanhei ep por ep dessa magnifica série. É simplesmente fantastica. Recomendo muito!

  9. DMM diz:

    ja vi o 1º episódio, mas não tive tempo para ver mais, pareceu-me uma boa série, mas não viciante

    • paulo diz:

      Eu vi este seriado. ele retrata o que estamos vivendo hoje, milhoes de pessoas morrerão pela gripe A, o governo ainda não encontrou uma vacina eficaz, porque isso demora anos e anos.
      Ele perderam o controle dos aeroportos e agora a gripe já se espalha por entres traunsentes.

      Que Deus nos ajude…

  10. J. Cláudio diz:

    Quando será a nova temporada ?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: