Battlestar Galactica (4.11) – Sometimes a Great Notion

snapshot200901171447561Oh My Fraking God! Mas que regresso foi esse de Battlestar Galactica? Isso foi algo de inexplicável! Primeiro de tudo, vale avisar que este texto está com a resposta a um dos maiores mistérios da televisão americana: Quem é o quinto e último Cylon. Nunca pensei que a resposta nos fosse dada logo neste episódio de regresso. Será que a revelação é satisfatória ou nem por isso?

Mas é claro que é. Para mim, não seria satisfatória era se fosse o Bill, Roslin ou a Starbuck a serem o último Cylon. A Ellen é uma personagem que despoletou um dos momentos mais marcantes de sempre na série com a sua morte após trair o marido, também Cylon, Tigh. Pena que esses últimos cinco Cylons não podem ressuscitar, pois ter a óptima actriz Kate Vernon na série outra vez, nos últimos episódios, seria excelente.

snapshot20090117205332Mas como um episódio perfeita não vive só de um momento excelente, ainda temos direito a mais respostas que nos fazem teorizar sobre toda a mitologia de Battlestar Galactica. O que aconteceu com a Terra? Ainda não respondida completamente, já temos uma ideia do que se passou: há 2000 anos atrás houve uma guerra lá no planeta. Ainda na Terra, Kara descobre o seu corpo no Viper que saiu lá para o final da terceira temporada. O que é a Kara Thrace?

Para terminar, não podia deixar de mencionar as reacções da tripulação de Galactica face à decepção de a terra prometida estar completamente destruída. Dee, uma personagem que nos acompanha desde o início da série, despede-se num momento inesperado e muito forte. Apollo deixa-se cair outra vez. Bill tem um confronto verdadeiro com Saul. E a presidente está cada vez mais debilitada e sem fé. Juntando isso ao facto de os cinco Cylons estarem conectados no passado (essa foi mais uma revelação), temos um episódio mais que excelente.

Nota: 9,9

Anúncios

0 Responses to Battlestar Galactica (4.11) – Sometimes a Great Notion

  1. DMM diz:

    Esperava ansiosamente há 6 meses por este episódio e valeu cada dia de espera!
    Tanta informação de uma só vez? O que será que eles ainda terão ainda na manga?
    Mesmo perfeito, banda sonora, actuações maravilhosas, cenários perfeitos, histórias reveladas…
    Ficamos a saber que o sinal que os atraiu para a terra vinha do Viper despenhado da Starbuck, que ela morreu, que a 13º colónia é uma colónia cylon… aos 20 minutos sentia que já tinha visto mais revelações do que na série inteira…
    A Kara teve uma actuação verdadeiramente perfeita neste episódio e acredito que ela seja extremamente importante neste final, será ela um cylon? O que é ela? Na minha opinião é um cylon, aliás só pode ser, agora veremos se é um 13º cylon, um outro tipo ou ainda existe a possibilidade de ter sido recriada como cylon após a sua morte (é bem possível pois na série Caprica acho que vamos ter uma situação semelhante). Apenas tive pena que não ficassem mais tempo na Terra pois a cada 5 minutos que passava uma revelação era feita, mas paciência, talvez voltem =D

  2. Tiago Duarte diz:

    Este episódio foi de grande nivel. As perguntas respondidas trouxeram muitas perguntas novas. Como é que os Cylons eram donos da terra? Os cylons serão mais que criações dos humanos? O que se passou para os cylons aparecerem nas colonias? estaremos perante reencarnações mais do que simples maquinas como vinha sendo definido pelos humanos ate agora? What a frak is going on there? Nestes últimos episódios creio que teremos muita coisa para assimilar, acabaram os episódios que não contribuem para a saga principal. Todas as cartas vão ser postas na mesa e veremos até que ponto as respostas restastes são satisfatórias. Parece que a série para trás nada representou, parece que só agora começou a verdadeira série. Como é que é possivel depois de episodios tao bons antes? É possivel porque este foi o episodio mais importante da série. O proximo será ainda mais, e o outro a seguir mais ainda, e sucessivamente. Apetecia-me ver os episodios todos de seguida, agora mesmo…Fantástico

  3. Daniel diz:

    Eu nem acreditei quando terminei de assistir este episódio, foram tantas revelações e tantas cenas memoráveis que mal dá para acreditar que seja possível! Foi um dos melhores episódios de toda a série!

    E quanto a revelação do 5° Cylon? Foi uma surpresa total!! E o pior é que os produtores já tinham dito que a resposta estava naquela imagem da ‘Santa Ceia’ e estava mesma, se a reparar o Tigh está olhando para um espaço sem ninguém, e bem ali…..

  4. blasted diz:

    eu tb penso ke a Kara tenha algo de Cylon devido a estar viva e o corpo dela no vyper.

    isso ainda tem muito que explicar so sobre esse assunto. adorei o episodio tb.

  5. Achei esse episódio muito bom, manteve o nível que a temporada estava tendo antes do hiatus. Adorei os 4 Cylons tendo flashes sobre suas vidas naquele planeta, Kara descobrindo que já morreu (WTFRAK?), Bill e Laura totamente sem esperanças, a morte de Dee, o discurso finald e Bill… a única coisa de que não gostei foi eles terem partido tão rápido do planeta e a quinta Cylon ser a Ellen, faz sentido que seja ela, mas é absolutamente decepcionante. Quer dizer que um dos casais mais chatos da trama desde a primeira temporada (Tigh e Ellen) são Cylons? Afffffffff….

  6. O que que se há de pedir mais…revelações a dar com um pau, desde os cylons até a Kara, cenas excelentes, como o da morte da Dee e a discussão entre Tigh e Adama, e depois ficamos com um humor dos diabos para os próximos episódios(excelente a cena em que Bill Adama passa pela nave e vê-se a tripulação toda desanimada).
    BSG é uma série que retrata uma realidade dura e crua…e depois temos aqueles discursos magníficos de Adama…
    Simplesmente perfeito.
    PS:O que que se passará com a Kara…desde a sua ida a Terra, a sua morte, o seu destino ser a destruição da humanidade, e a sua reencarnação…WTF.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: