Lost (5.01) – Because You Left

snapshot20090122162300

Antes de começar a tecer qualquer comentário a este grande episódio, quero agradecer às pessoas que acompanharam ontem, aqui no Portal de Séries, a transmissão em directo. Foi uma noite bem passada ao lado de portugueses e brasileiros que adoram Lost de uma forma tão grande que são capazes de ficarem acordados até às tantas da madrugada. Mas valeu a pena, não foi? Foi um chat descontraído e se tudo correr bem, quem sabe na season finale faremos isso outra vez…

Mas não há nada melhor que rever com legendas e por isso só escrevi essa review agora, porque a legenda do episódio 5.01, em função da demora do release, só saiu agora. E se ver em directo dos Estados Unidos é uma experiência única e interessante, rever com legendas é indispensável para compreender alguns pormenores que antes não haviam sido vistos. Para mim, a abertura desta temporada foi a melhor até agora da série inteira.

Pierre Chang teve a sua primeira cena sem ser nos vídeos das estações Dharma. E que cena! Logo de cara descobrimos mais da Estação Orquídea e ainda que Daniel Faraday (que está a ser extremamente bem interpretado por Jeremy Davies) estava, de alguma forma, na construção da Orquídea. Se na temporada passada eu já o considerava o personagem novo mais interessante, nesta ele está mesmo para provar isso ao prometer dar muitas respostas para os mistérios da ilha.

Três anos depois dos Oceanic 6 saírem da ilha, como todos nós já sabíamos, Ben diz que eles têm de voltar. Mas o que poderia ser uma simples tarefa ao juntá-los, torna-se muito difícil quando todos se odeiam e seguem caminhos diferentes. Jack recupera das drogas e, juntamente com o seu novo aliado – Ben -, começa o seu trabalho de reunir todos. Agora começo a dar mais valor ao personagem interpretado por Matthew Fox, personagem esse que está, agora, mais interessante que nas duas temporadas passadas.

snapshot20090122162315Sun está a ter conversas suspeitosas com Widmore, o principal rival da Benjamin Linus. Agora resta saber até onde essa aliança vai levar. Será que ela vai-se voltar contra os seus supostos amigos, mas mesmo assim voltar à ilha ou ainda ficar? Por outro lado, também existe a hipótese de ela fingir que continua amiga deles e voltar para a ilha de modo a concretizar o plano de Widmore (que é encontrar a ilha). Também existe o arrependimento e ela não fazer mal nenhum aos Oceanic 6, mas isso não é a melhor das teorias.

Hurley e Sayid passam uma fase conturbado quando estes são atacados por uns homens misteriosos.  Sayid fica em estado grave depois de ler com uma seringa paralisante, assunto esse que é bastante abordado no episódio seguinte, ‘The Lie’. Esses homens (outros, mas tudo farinha do mesmo saco) também começam a atormentar Kate e Aaron quando lhe pedem uma amostra de sangue de ambos de modo a fazer um teste sanguíneo. Claro que estes homens pertencem a Charles Widmore, que é o único, além dos Oceanic 6 e Cia., a saber que existem outros sobreviventes na ilha.

Continuando mais rapidamente que isso já vai um pouco longo, não posso deixar de falar dos acontecimentos da ilha. Acho que todos já suspeitavam que a ilha iria se mover no tempo, mas o que eu não sabia é que ela faria tantas vezes isso. E cada vez em que eles – sobreviventes – conseguiam explorar um pouco do que estava a acontecer, a minha cabeça ficava um pouco mais confusa e mais interessado com tudo o que estava a acontecer.

snapshot20090122162326Da primeira, ela foi parar numa altura em que a avioneta do irmão de Mr. Eko caiu, e é aí que vemos Ethan novamente, pois nessa altura ele ainda estava vivo. Numa segunda viagem temporal, a ilha vai parar mais à frente, pelo menos depois da escotilha ter explodido. Antes dessa viagem, Alpert diz a Locke que ele tem de morrer para salvar todos da ilha. Além disso, ele dá uma bússola a ele para quando ele o encontrar de novo, saber que pode contar com ele pois já o conheceu noutra altura. Especulação minha… mas tem as suas parecenças com a Eloise de Faraday (‘The Constant’).

Numa terceira e penúltima vez, eles voltam para a época em que o Desmond estava na escotilha, a Estação Cisne da Dharma. Lá, Faraday diz a ele que ele o deve procurar em Oxford e achar a mãe dele (lembram-se do ‘if anything goes wrong, Desmond Hume will be my constant‘?). Será que já conhecemos a mãe de Faraday na história? Eu acho que segundo o final do episódio ‘The Lie’, ela é… não vou dizer agora (só no próximo review para as pessoas que ainda não viram o 5.02, não apanharem spoilers).

E é isso. Um estreia em tanto, a provar que Lost é a melhor série da actualidade (pelo menos para mim). Está tudo lançado para uma temporada em grande que promete superar a quarta. Tem tudo o que é preciso lá: mistério, romance, acção, morte, boas interpretações e um guião excelente. Restam 33 episódios para o grande final e eu tenho a certeza que vai ser algo de grandioso. Eu coloco fé na dupla mais inteligente da televisão actual e, como tal, espero não me desiludir. Lost is back!

Nota: 9,1

Advertisements

0 respostas a Lost (5.01) – Because You Left

  1. DMM diz:

    Que bom que finalmente começamos a ver revelados todos os segredos da ilha =)
    Que azar! Demorou imenso para conseguir ver o 1º episódio de Lost e estava com uma ansiedade tremenda, se soube-se tinha visto em directo!

  2. fgaspar diz:

    nao ha mais nenhum chat, aquilo ontem foi mm bacano..aind n vi o episodio mas espero muito dele…ta dificil sacalo..lol

  3. Davi diz:

    Realmente, foi muuuuito legal ficar aqui ontem assistindo e conversando no chat!! E tomara q no season finale isso se repita, muito legal mesmo!!! 7754575

    Concordo cada palavra escrita nessa review, pra mim, a hora que mais me chocou foi ver o desmond saindo da escotilha e descobrir que o Faraday trabalhava na dharma!!!!!

    Nota 10 o episódio! e Nota 10 a review!!!

  4. gonca26 diz:

    Até me deu vontade de chorar! Foi fantástico!

  5. Felipe diz:

    Amigos, parabéns pelo site! Onde encontro o link para download dos episódios? Já tem legenda?
    Obrigado!

  6. DMM diz:

    Davi:
    Onde viste que o Faraday trabalhava na Dharma??
    Como a ilha estava constantemente a viajar no tempo, para mim ficou-me óbvio que a ilha voltou atrás no tempo e o Faraday foi lá ter nesse momento!

  7. DMM, agr tmb me conseguiste confundir. Iria jurar que aquilo foi o q aconteceu mesmo e nao o faraday dps da ilha ser movida. Mas a tua teoria tmb é boa 😀 e talvez seja a correcta 7754575

  8. Davi diz:

    DMM

    Foi no começo do episódio. ele está construindo a estação orquidea.

  9. É caso para dizer: welcome to the lost’s universe. QUESTIONSSSSS

  10. Simplesmente perfeito…não poderia haver episódio melhor para uma temporada que promete e muito. E depois de ler os comentários fiquei confuso como o Marco…Parabéns DMM pela excelente observação, que espero que seja comprovada nos próximos episódios.
    É caso para dizer:”Não percam os próximos episódios, que eu tb não…”

  11. Também gostei do episódio, só posso dizer a espera valeu a pena 😀

  12. fgaspar diz:

    eehehheh ja vi o 1 e o 2..para a semana metam outra x chat pa ouvir teorias…gosto gosto!xD, ja agr, o 2 é foi muito melhor q o 1

  13. Tb gostei muito da iniciativa do chat Marco, boa ideia 😀

  14. DMM diz:

    também achei o 2º bastante melhor do que o 1º

  15. fgaspar diz:

    va em vez de ter de tarmos a falar por comentarios o site podia criar todos os dias um chat de uma certa hora a outra hora para discutir series, episodios que gostamos e inventar teorias do lost!!!

  16. Isso caberá ao Marco decidir, quando ele voltar a tar online já nos deve dar a opinião dele sobre essa possibilidade

  17. fgaspar diz:

    digam me so uma coisa, isto e tudo brasileiro ou tem paqui mais alguns portugueses?

  18. O Marco, e eu tal com o Aguerra somos portugueses e tb há mts users portugueses. Ontem no chat estavama lá alguns

  19. DMM diz:

    Tem muitos portugueses, eu sou 1…
    Penso que nestes últimos tempos tem crescido muito o número de portugueses neste site, há 1/2 meses havia bastante menos
    mas nunca estive a ver este tipo de coisas com muita atenção

  20. Tem vindo a crescer mt a qtt de portugueses no Portal. Quanto ao chat, eu até podia criar, mas tenho primeiro de averiguar se existe algum plugin do wordpress q faça isso. por exemplo, um mini-chat na sidebar seria bom 😀 o q vcs acham?

    cumpz

  21. fgaspar diz:

    perfeito..seria um forum constante em que se pode falar de qq coisa q se qeira desde que n fuja mt a series e filmes

  22. fgaspar, por experiencia propria digo q o forum nao seria uma boa ideia. 😦

  23. Manola diz:

    Episódio muito bom… Uma ótima temporada pela frente…

    E um chat é uma ótima idéia….

  24. Matheus diz:

    Esse episódio foi incrível!!!!! 😛
    Eu tinha até me esquecido como Lost é bom.

    4566521

  25. fgaspar diz:

    não é forum, é um chat onde se tratam tds os temas que se querem sem ter de os tar a dividir por subtemas num forum…alem disso é constante e facilita bastante

  26. Ha ok. O q eu posso fazer é colocar um chat igual ao outro numa página separada (Tipo como tem ‘Donwload’ e ‘Vontactar o autor’). Coloquei um mini-chat la sidebar, mas ach q nao vai servir mt bem.

    cumpz

  27. Sofia diz:

    Lost está finalmente de volta!!!!!!!!!!!! Amei *.*

  28. Marcia diz:

    Esse episódio foi mesmo fantástico! E já começo observando que os roteiristas estão de parabéns não só pelo belo começo de temporada, mas também por conseguírem introduzir os novos personagens da quarta temporada (Faraday, Miles, Charlotte e o cara do helicópeto cujo nome esqueci) de uma maneira tão boa. O resultado nós vemos agora: todos adoram Faraday e o grupo. Quando que isso iria acontecer com Nick e Paulo? Nunca. Isso mostra que os roteiristas conseguem aprender com os próprios erros, e isso é ótimo para o desenvolvimento da série.

    Dito isso, a minha teoria quanto a cena inicial é a que ela ainda não aconteceu, seria, portanto, um “flashforward” do que irá acontecer na ilha em breve, pois acredito que quem ficou por lá irá se misturar com o pessoal da Dharma, como algumas fotos do elenco vestido com roupas Dharma dá a entender. Com isso Faraday estaria lá para arrumar alguma coisa e talvez fazer todos voltar para o presente novamente.

    Outra coisa que eu adorei no episódio foi a aparição do brothá, Desmond, eu gosto tanto desse personagem, foi uma ótima surpresa. Pensei que a história dele ficaria mais deixada de lado, já que ele conseguiu reencontrar Penny e sair da ilha, mas ao que parece ele também será ponto chave para salvar todos que lá ficaram.

    Já Locke, outro personagem que eu amo de paixão, protagonizou a cena mais intrigante do episódio, acho que mais intrigante que a de Faraday no início, com Richard lhe entregando aquela bússola e dizendo aquelas coisas estranhas sobre Locke já ter lhe falado sobre o ferimento na perna sem de fato ele ter feito isso… ainda.

    Comentário gigante para uma série que não perde o fôlego, ao contrário se mostra cada vez mais interessante e intrigante. Já vi que vou amar essa temporada, adoro histórias que envolvam viagens no tempo. =D

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: