Lost (5.02) – The Lie

snapshot20090122185121

A mentira começou há três anos atrás e é lá que o episódio começa. No barco da Penny, os Oceanic 6, juntamente com o Lapidus e a própria Penny discutem a mentira que Jack arranjou quando estes avistaram uma luz no final da quarta temporada. É essa mentira que vai tornar Hurley num dos personagens mais frustrados (todos eles estão, mas nunca imaginei que o Hurley fosse estar assim tanto) e desapontado com os colegas. A promessa feita por ele aos restantes sobreviventes – quando eles precisarem de ajuda, ele não os vai auxiliar – irá dificultar o regresso dos Oceanic 6 à ilha. E isso já se comprova mais à frente!

De volta ao presente, continuamos a seguir as desventuras de Hurley e Sayid após saírem do esconderijo donde foram atacados. Sayid está gravemente ferido fisicamente e Hurley psicologicamente, não fosse o facto de ver pessoas mortas outra vez. Depois de Charlie, é a vez de Ana Lúcia dar de caras novamente. Que saudades que eu tenho dela! Quero mais um regresso, com a Libby de preferência a dar um ‘olá’ pessoalmente. Já que estão a trazer pessoas mortas ao de cima, que venha Mr. Eko e a Shannon. Não é pedir muito, pois não?

Embora o episódio seja mais centrado no Hurley e na tentativa falhada de Ben ‘recrutá-lo’, os outros Oceanic 6 também têm um certo destaque. Mas antes de falar dos outros, quero dizer mais uma coisa acerca do Hurley. Foi só eu que achei ele um autêntico banana na cena em que ele pega na arma (episódio passado) lá na varanda? Ainda por cima, não se mostrou muito atrapalhado a início. Se aquilo acontecesse comigo, acho que a primeira coisa que fazia era fugir a sete pés.

snapshot20090122185228A Kate aparenta ter uma conversa ao telefone com uma pessoa misteriosa, mas vem-se a revelar ser a Sun. Ela está em Los Angeles, mas a fazer o quê? Algum trabalho do Widmore aposto, de modo a cumprir a promessa que fez a si própria: matar o Benjamin Linus. A conversa entre as duas leva mais para o lado emocional ao focar o marido da coreana. Sun está muito melhor nesta temporada como sendo uma personagem magoada, fria, calculista e até misteriosa. Yunjim Kim estava a precisar de uma mudança dessas!

Quem está verdadeiramente sinistro é o Ben. Neste episódio temos quase que a confirmação daquilo que alguns suspeitam: Locke, quando voltar à ilha, vai ressuscitar. Ao menos foi essa a impressão que deu quando ele foi ao talho de uma conhecida do mesmo, para ela guardar o corpo dele. Algo que está bem explicito em ‘The Lie’ e que contribui para toda a história de Lost é que Ben não está sozinho na sua jornada. Já deu para perceber que ele tem altos aliados, alguns até inesperados como a Mrs. Hawking.

É essa a tal senhora que eu aposto que possa ser a mãe do Faraday, mencionada a Desmond no final do episódio passado. Afinal de contas, ela é inglesa, tem um alto conhecimento em física, tal como Daniel e possui altas relações com Ben. Além disso, já deu para perceber que todos em Lost estão conectados de qualquer forma. Seria um parentesco interessante a explorar de certeza. Espero que assim seja. Quero mais Mrs. Hawkings na história de Lost! O grupo de Ben está a aumentar e cada vez mais percebemos que os Oceanic 6 são só uma ponta do iceberg do que há para mostrar. E ainda dá a sensação que eles são apenas marionetas dessa guerra entre os dois defensores da ilha: Ben e Widmore.

snapshot20090122185200Na ilha, os restantes sobreviventes começam a acostumar-se ao que estão a viver e a grande pergunta é ‘Qual a época em que eles estão?’. Depois de vermos aquela luta entre um grupo ainda desconhecido e os restantes que agora lutam pelas suas vidas. A minha hipótese (e de muitos outros) é que esse grupo que atacou o ‘acampamento’ são os habitantes originais da ilha. Muitas surpresas estão por vir nos próximos episódios e a temporada está a me alegrar bastante.

O episódio foi mais comedido do que o outro, principalmente pelas cenas entre Hurley e Sayid, mas dá mais pistas do que está para vir. Como é que Hurley se vai safar da prisão? O que vai acontecer quando passar o prazo de 70 horas dado por Mrs. Hawkings a Ben? A quem é que este está a servir, ou seja, quem é o mentor de toda essa conspiração? Digo isso porque depois da conversa entre os dois veteranos, mesmo na última cena, dá quase a certeza que Ben não é o cabecilha de toda essa operação. Lost ainda agora começou e já está a dar voltas à cabeça!

Nota: 8,6

0 respostas a Lost (5.02) – The Lie

  1. Lost tem outro episódio muito bom, para não variar. Este foi mais um que nos deixa tantas questões no ar que não as podemos enumerar. Mas quanto ao grupo deixo qua atacou o acampamento deixo outra sugestão…Iniciativa Dharma.

  2. DMM diz:

    tenho gostado do que estou a ver…
    mas deixa-me um pouco preocupado o facto de Lost estar a seguir os mesmos passos que levaram Heroes ao fundo do poço!
    se der para o torto pode ser mau, mas estão a fazer-lo bem até ao momento!

  3. Uma parte que não gostei muito foi o aparecimento da ana lucia, odeio quando lost nos manda personagens antigos dar ordens do que fazer, uma coisa é na ilha, agora fora dela humm…. Mas gostei no geral do episódio. A dupla Juliet James promete

  4. Davi diz:

    Eu achei esse episódio mais fraco…

    hahahaha tomara q a mãe do Hurley não leve aquela histótoria a serio…
    Bendito lock, para aparecer bem naquela hora…ele é o cara, pena q no episódio 6 talvez ele morra ( eu acho, pelo nome do episódio)
    E depois de ver esse episódio, parece q o próximo será mil vezes melhor que o primeiro…
    Esperandooo, ainda faltam 6 dias….
    Valeu pelo review !!!

  5. Matheus diz:

    O episódio anterior foi um pouquinho melhor, mas este foi ótimo também. 🙂
    O final foi SENSACIONAL! Tomara que quarta-feira chegue rápido 😉

  6. Sofia diz:

    É Lost no seu melhor! 7754575 Quero mais e quero logo!! 4566521

  7. gonca26 diz:

    Sem dúvida a melhor série da actualidade, apesar de não ser reconhecida pela crítica.

  8. gonca, como assim nao ser reconhecida pela critica? Lost é bem reconhecida pela crítica (ausiello, kristin e afins – excepto nos emmys e globos, mas isso já é nomal), principalmente desde o inicio da season 4.

  9. rcaz diz:

    eu adorei a 4ª temporada. foi das melhores que eu já vi, de todas as séries.
    quanto a esta, pareceu-me menos interessante, mas porque já nos foram desvendados alguns mistérios talvez.
    achei os episódios bons, simplesmente não à altura.
    enfim, veremos.

  10. Ricardo de Oliveira diz:

    Bem, eu me decepcionei muito com a 4º Temporada, precisamente em “The Constant”. Essa idéia de “viagem no tempo randômica” é muito sem-sentido.
    Quase desisti de vez da série.
    Mas como às vezes é necessário “desligar o cérebro” ao assistir alguns filmes
    e séries, com Lost faço o mesmo.
    Só acho que Mr. Abrams criou um universo gigantesco e dissoante e que juntar
    as peças desse quebra-cabeça de fomra lógica, será impossível.

    Quanto a esse episódio, acredito que a maior dificuldade de Ben será levar a Sun de volta para a Ilha… E finalmente o Sawyer vai tirar o “atraso” e agora dá melhor forma com a delicinha da Juliet.

  11. Marcia diz:

    Nossa Ricardo, The Constant foi o melhor episódio pra mim da temporada passada. 😄

    Mas sobre o episódio: ele foi muito inferior ao primeiro e os motivos creio que são óbvios: Hurley. Não é a primeira vez que vemos Hurley estragando um episódio, o primeiro flashforward da temporada passada foi do Hurley e o episódio também não foi lá grandes coisas. Como pode um personagem que era tão divertido no começo da série se tornar um porre agora?

    Isso me leva a outra questão, o episódio foi ruim, ao meu ver, pois foi muito focado no que acontecia fora da ilha e no momento o que mais queremos ver é o que está acontecendo na ilha. O que não deixa de ser irônico pois na temporada passada estávamos loucos para saber o que acontecia fora da ilha com os flashforwards nos Oceanic Six e Ben Linus. Parece que a parte mais chata da quinta temporada, no entanto, serão as cenas dos que estão fora da ilha.

    Dentro da ilha não aconteceu muita coisa, aquele que estavamos loucos para ver, Locke, só apareceu no final e seu mistério com relação a Richard foi jogado para o próximo episódio. Além disso, Juliet, Sawyer, Miles e Charlotte só ficaram a andar para lá e para cá sem nenhum objetivo em mente que não fosse a de ser abordados por aquele grupo estranho de homens.

    Por fim tivemos aquelas coisas desnecessárias do tipo: Sr. Hawkings (mãe de Faraday, provavelmente) de capuz num laboratório “sinistro”…aff, me poupe, foi bem ridículo essa cena, como se não fossemos ver o rosto da mulher 10 segundos depois. Esse suspense forçado me irrita, tipo no final “quem salvou juliet e sawyer, quem?”… Locke. São suspenses bobos, Lost tem muito mais a dar do que esconder rostos e faces para nos intrigar.

    Infelizmente um episódio mediano e cheio de enrolação. =/

  12. Eu gosto do Hurley, acho ele bem divertido ainda. Realmente, esse episódio foi inferior ao anterior, mas ainda assim consegue estar acima de mtsssssss séries, daí o meu 9.0, pois tem de haver comparação com as demais.

    cumpz

  13. DMM diz:

    Também detesto o Hurley, quanto a mim é o pior actor da série, bem como toda a família dele, não estão ao nível de uma série destas!
    Teve uma altura muito fraca neste episódio que foi qd a mãe do Hurley encontra o Sayd no sofá e diz que está morto e o que se segue, OMG, mas que cena mal feita!

  14. Matheus diz:

    Eu concordo com o gonca26, Lost não é reconhecida pela crítica. Eles só querem saber de 30 Rock, Mad Man e as séries da HBO.

  15. gino diz:

    E os numeros???? To com saudades deles!!!!!!! E vcs??

  16. anonimo diz:

    lost ta cada vez mais fodaaaaaaaaaaa a gente termina um episodio e fica meio perdido 8465656 wsschnnj no bom sentido, das series q assiste é a unica q posso dizer q foi impecavel chegando na 5 temporada, ela é multi premiada e sempre ta no topo de listas de injustiçadas tanto ela como os atores, alguem duvida q é a melhor?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: