Grey's Anatomy (5.13) – Stairway to Heaven

grey-13Um bom episódio de Grey’s Anatomy cheio de pequenas jóias que enriqueceram o episódio e tornaram-no no melhor da temporada para mim. Comecemos pelos casos deixados por resolver, William tenta por fim à vida com alguma dignidade e algum propósito ao invés de morrer na prisão com uma injecção letal. No entanto o plano não corre como previsto, e William apesar do sangramento continua vivo mas em sofrimento. Meredith insiste em não chamar Derek e em vez disso chama Bailey. Que inicialmente se demonstra redondamente contra a ideia. O estado de William continua a degradar-se e este amedronta-se e desiste de morrer. Derek é chamado e William levado de imediato para o bloco operatório. Onde vemos uma Bailey desesperada com a possibilidade de perder Jackson, implorando a Derek que pare a operação deixando morrer William. Um momento bastante emotivo, onde os olhares e as frases dizem tudo.

Derek deixa a vida de William nas mãos de Bailey que depois de muita indecisão dá ordem para a cirurgia continuar, afinal de contas como ela própria afirmou eles são médicos e não executores. “It’s your call, Dr. Bailey. It’s up to you. Am in executioner or am I a surgeon?” A vida de William é salva, pelo menos por mais uns dias, já a de Jackson parece ter chegado perto do fim. O transplante efectuado apenas lhe conseguiu dar mais 24 horas de vida, e o seu estado continua a degradar-se, até ao ponto em que todos perdem a esperança e se despedem do menino. No entanto tal como Denny disse milagres acontecem e mesmo no último minuto novos órgãos chegam para salvar a vida do menino, que ainda tem muito que apreender e viver. Bailey sempre se mostrou muito empenhada e envolvida com este caso, e não consegue conter as suas lágrimas na conversa com o chefe afirmando que pisou a linha, o chefe apoia-a.

Ele próprio pisou a linha ao tentar persuadir a mulher de um paciente a doar os órgãos. No início as tentativas parecem infrutíferas mas no fim a razão leva a melhor e os órgãos são doados. A vida de Jackson consegue ser salva, o esforço valeu a pena. Todas as linhas atravessadas, todas as lágrimas derramadas podem agora ser substituídas por sorrisos de felicidade, a vida voltou a sorrir para Jackson. Apesar de todo este drama este episódio também teve os seus momentos cómicos, Lexie e Sloan são os protagonistas. O romance escaldante entre ambos traz as suas consequências. E Sloan terá de ser operado. Rapidamente os boatos se espalham e vemos uma Lexie que não consegue disfarçar o seu embaraço sempre que alguém toca no assunto. No final quem acaba por assumir as culpas do sucedido é Sadie. Lexie apesar dos pedidos de Sloan para o deixar, insiste e fica com ele no quarto, afinal de contas o romance entre os dois não é só sexo e quem sabe se não terá mesmo um futuro risonho.

Denny ao contrário do que indicava no episódio passado, regressou. Finalmente descobriu-se a razão das suas aparições. Izzie está doente, será que ainda tem salvação? Só iremos saber nos próximos episódios. Apesar de Denny não passar de uma visão, para mim a sua despedida foi dos melhores momentos desta história toda. Meredith não é uma personagem muito fácil de compreender e muitas vezes fica mesmo impossível de compreender as suas incertezas e seguranças, mas neste episódio ela demonstrou aquilo que disse à mãe de Derek, ela é daquelas pessoas que tem compaixão por serial killers, alguém a pode culpar? Afinal de contas é um ser humano por muitos erros que tenha cometido é isso que Meredith vê em William, um ser humano.

E quando este lhe pede para ir assistir à sua execução, Meredith não consegue dizer que não. Acaba por ir e sair de lágrimas nos olhos, Derek é quem a ampara. Mas melhor que Derek, Cristina sabe como anima-la. E Derek não hesita em pedir auxílio a Cristina apesar do momento conturbado que a amizade das duas vive. Mas afinal de contas é nos maus momentos que os verdadeiros amigos se revelam e Cristina não hesita em ceder o seu ombro amigo. Owen depois do desastre do encontro com Cristina tenta-se desculpar com esta e pede-lhe uma nova oportunidade. Cristina diz-lhe que este tem sérios problemas mas aceita sair novamente com ele. Esperemos que Grey’s Anatomy mantenha o nível, pois se assim for está no bom caminho.

Nota: 9,6

Advertisements

0 Responses to Grey's Anatomy (5.13) – Stairway to Heaven

  1. Eu adorei esse episódio. O final então… nem se fala. Excelente! Tinha saudades de Greys assim: tocante e dramática. Nota justissima!

  2. Marcia diz:

    Eu gostei desse episódio… tivemos cenas muito emocionantes como a de Bailey implorando para Derek, a execução do serial killer, Cristina e Meredith, Cristina e Hunt… MAS… hehe, houve duas coisas de que eu n gostei:

    1) Surgiu um segundo doador de órgãos do nada. Ok, ótimo, a vida do menino foi salva, mas achei uma solução para o conflito da história um pouco simplória demais. É meio que, para não comprometer os médicos e fazer o seriall killer doar os õrgãos ou para não matar o menino pq ele n iria receber órgão algum, colocou-se um terceiro doador. Eu lembro que uma coisa parecida foi feita em Dexter no final da segunda temporada, quando Lila resolve o problema de Dexter com Doakes, estragando um pouco a série pois evitou a resolução do verdadeiro conflito, buscando uma solução mais fácil, que n fosse comprometer Dexter.

    Então quer dizer que eu queria ver o menino morrendo? Obviamente não, mas a questão é, para que colocar uma história dessas, que ocupa 3 episódios, se no fim a solução para o problema de todos surgirá do nada aos 45 minutos do segundo tempo? Pelo menos valeu a pena por causa das emocionantes cenas que citei no começo…

    2) Denny Duquette. Seriously? Toda essa enrolação para no fim ele revelar o óbvio? Muita gente já desconfiava que Izzie estava doente, e eu era uma delas, não gostei mesmo. Para mim a morte do Denny já foi uma despedida a altura de Grey’s, não era necessário ele voltar… ou voltar por tanto tempo. Sua participação pode ter rendido momentos engraçados, mas não se justifica uma enrolação dessas só para nos fazer rir.

    Quanto a Sloan, foi divertido, para variar ele e Torres que estão dando vida ao Seattle Grace, que anda muito sem sal ultimamente.

  3. Matheus diz:

    ALELUIA!!!
    Isso sim é Grey’s Anatomy!
    Ainda bem que o Danny foi embora, mas eu tenho que confessar que as cenas em que a Izzie brigou com ele foram inpressionantes. Eu garanto que se ela concorrer ao Emmy, este ano, ela não irá se retirar, porque nesta temporada ela está merecendo.
    A morte do serial killer foi incrível. Que bom que a Meredith e a Christina finalmente se entenderam.
    E o melhor do episódio: Bailey. Nooooossa… Que interpretação. Deu pra sentir o desespero dela. Este caso do menino que precisava de orgãos foi muito bom.

  4. Mateus diz:

    Eu adorei! Simplesmente!

    A despedida do Denny não achei tãaaaaao simplória assim. Resta a dúvida: ele voltou mesmo? Do além? Ou tudo era fruto da doença de Izzy? Será que depois que ela se curar, ele poderá voltar? Lembram-se do episódio em que a Izzy não conseguia lembrar o ingrediente secreto do muffim de sua mãe, e um “adivinho” surgiu no hospital para se curar de um aneurisma (se não me engano), ao qual foram atribuidas suas visões?

    Ele teve medo de perder sua “mediunidade” após a retirada do aneurisma. Tipo: será que minha condição biológica é que me mantém conectado com o plano futuro?

    Ou o caso daquela mulher tratada por Derek e Meredith, quando estavam testando seu experimento científico (o vírus que atacava o câncer do cérebro): ela tinha ilusões realistas, e a irmã JURAVA que o homem da vida dela nada mais era do que mais uma história criada por sua mente doente. No fim, ele era real, mesmo a história dos dois sendo tão “fantástica”.

    Eis a minha dúvida: será que a doença aproxima Denny, ou ele é resultado dela?

    Afinal… tudo o que Denny fez e disse faz parte do repertório que Izzy conhecia. Ele não acrescentou nada à relação. Nenhuma informação nova que pudesse fazer Izzy ter a certeza de que ele realmente esteve lá. Se ele tivesse dito algo que ela não soubesse, ou agido de uma forma que ela não conhecia… aí sim! Mas não. Ele fez e agiu da mesma forma que fazia e agia quando vivo.

    Veremos.

  5. GrazÓka diz:

    Nossa eu adoorei esse epi..!
    Afiinal Grey’s eh Grey’s …

    Será que tera mais temporaadas?
    Alguém sabe de algum rumor ou etc ..?
    Se acabar na 5º eu LITERALMENTE moorro .. õ.Õ

    Comentem aê ..

  6. andrea diz:

    Assisto a série só pela tv aberta,mas vi pela net que Denny morre,fiquei muito triste já que torcia pelo casal.Gostaria, se possíve,l saber como faço pra adquirir to a série?

  7. GrazÓka diz:

    Andrea aki no site tem como baixaar ,,,
    só tu ir em downloads !!

    ;D

  8. DMM diz:

    Vi este episódio na RTP2, o primeiro episódio em 2 anos que vejo desta série (abandonei no fim da 4ª) e por causa dele já estou de volta a ver a 5ª temporada

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: