Burn Notice (2.10) – Do No Harm

burn-notice-210“Look who’s back”. Burn Notice regressou e regressou em grande, não sem antes fazer umas mudanças. Após um homem estar próximo da morte, este muda a sua personalidade. Descobre-se um novo modo de viver a vida, descobrem-se os verdadeiros amigos, aqueles com quem poderás contar quando estejas em perigo ou numa maré de sorte. Descobres uma nova paixão pela vida. Tudo isto aconteceu a Michael após sofrer uma tentativa de assassinato, sendo este episódio não mais uma apresentação a um Michael mais sentimentalista, mas que consegue fazer o seu trabalho, um homem mais preocupado com os seus e não consigo mesmo. Um homem diferente.

Mas isso deveu-se a última cena do episódio anterior, onde fica a dúvida no ar se Michael estava morto ou não. Para aqueles que ainda tinham dúvidas, a primeira cena é a confirmação de que Michael está vivo, mas ainda com algumas mazelas. Mas os espiões não têm descanso, e para que isso não acontece-se começamos logo com uma perseguição automóvel. Mas, mesmo despistando os carros, Michael continua paranóico, procurando em todo o sítio gente que o quer matar. E é num momento desses que descobre o seu próximo cliente, Kenny, quando este ia suicidar-se.

Aqui começa-se a notar a diferença de personalidade, pois como ele diz “Quase ser assassinado mexe contigo, não importa quanta experiência tenhas. Ter a morte por perto é como um floco de neve. Cada um é único e gelado.” São frases como estas, sempre muito bem escritas, onde se nota a mudança de mentalidade de Michael que, como ele diz, cada vez que tem a morte por perto é ter um sentimento novo. E se Michael tivesse visto um caso como este quando saiu da vida de espião, não ligaria, era menos uma pessoa no mundo. Mas Michael evoluiu como personagem, o que o torna mais humano. O problema de Kenny é ter sofrido um golpe, pois foi-lhe prometido que o seu filho, com 6 anos de idade e com problema de coração, recuperaria com um dado medicamento. Kenny, como qualquer pai preocupado, entrega o dinheiro necessário para o salvar, mas este desaparece e o seu filho continua a piorar.

E Michael entra em cena para tentar recuperar esse dinheiro. A primeira coisa que faz é montar um negócio paralelo como fachada para tentar descobrir quem está por trás do negócio real. E foi deste modo que consegue encontrar Todd, o guarda-costas da operação. Com este conseguem descobrir a cabeça, mas não o cabecilha, do grupo, Philip. Philip já tinha participado em vários golpes, mas nunca tinha sido apanhado. Quando se exerce alguma pressão neste, como por exemplo simular a morte de Todd, este canta como um passarinho, dizendo que o cabecilha se chama Rachel.

Mas com Rachel a conversa já é em outro nível. Rachel é uma mulher sem escrúpulos, uma mulher que não se importa com quem engana. Essa personalidade faz com que Fi expluda e estrague o disfarce, o que ainda torna o trabalho mais difícil para Michael. Mas a vida de um espião tem algumas vantagens, como saber algumas artimanhas. E, unicamente com uma ambulância e um telefonema, Michael consegue descobrir onde Rachel mora. É também nesta cena que temos o corte de relações entre Fiona e Campbell, namorada que passa a ex-namorada de Fi.

Mas continuando com o filão do episódio, Michael vai a casa de Rachel e obriga-a a entregar o dinheiro e a se entregar a polícia. Isto é uma das coisas onde Burn Notice podia ficar mais real, ou seja, os casos nem sempre acabarem na perfeição. Mas também Burn Notice tem este sentido de moralidade, onde os vilões são presos, com, pelo menos, uma excepção, quando Larry Sizemore consegue fugir; e os problemas ficam resolvidos.

Mas Burn Notice tem uma base do episódio e poucas vezes foge dela. E se o caso foi interessante, a retorno de Michael ao trabalho de espião está cada vez mais próximo. Parece que o ataque a Michael não foi feito por Carla, e esta contrata Michael para descobrir quem o atacou. Vamos lá ver o que Michael faz com esta informação, pois quem é inimigo do teu inimigo teu amigo é.

Como o review já vai muito longo fico por aqui, sem antes referir que temos filão para os próximos episódios, com a descoberta de quem está por trás da tentativa de assassinato de Michael e a nova vida de Fiona. Esperemos que Burn Notice mantenha o nível, continuando com os aqueles momentos de humor que nos consegue proporcionar.

Nota: 9,0

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: