Cinema: Slumdog Millionaire (2008)

slumdog-millionaire-poster-full5

Poderia ficar aqui horas a fio falando deste filme e o quanto ele me emocionou. Sem dúvida Slumdog Millionaire merece todas as dez indicações ao Oscar, além das críticas e outros prêmios que já havia recebido. Um belíssimo filme que utiliza constantemente as técnicas de “flashback” e “forward”, juntamente com uma trama bem construída, na qual retrata a miséria degradante e a luta na região de Mumbai, uma das maiores favelas da Índia e do mundo.

Conhecemos o jovem Jamal, morador de Mumbai que conseguiu participar do programa de televisão “Who wants to be a Millionaire?”, o famoso programa de perguntas e respostas. Paralelo ao programa, vemos Jamal ser sequestrado e questionado pela polícia local sob a acusação de trapacear durante o jogo. Magicamente bem amarrado, descobrimos através deste interrogatório, que Jamal não possui Q.I avançado ou habilidades intuitivas sobrenaturais, ele é nada mais, nada menos que um jovem comum que consegue relacionar as perguntas com suas duras e marcantes experiências de vida, além de carregar em seu coração desde sua infância, o amor pela bela e graciosa Latika, cujo destino e fatalidade a separou de Jamal quando estes ainda eram novos.

Uma bela e pura história de amor regada por uma excelente trilha sonora, num um local degradado e decadente ao olhos desatentos, misturado a hipocrisia, ambição e violência da sociedade, fazem de Slumdog Millionaire, na minha singela opinião um das melhores produções do ano de 2008. Dirigir um filme com crianças locais, provenientes daquele ambiente e transformá-las em astros mirins “Bollywodianos” é uma tarefa difícil e ousada. Controversias a parte, devido a ousadia de retratar o cotidiano daquele povo, Danny Boyle (diretor) consagrou-se num projeto inovador e verdadeiro, mesmo retratando de forma superficial a realidade daquela região, até por que imagino o quão difícil deve ter sido filmar naquelas condições, mesmo sendo mal visto por toda a Índia. Nenhum país aprecia que outros exponham suas mazelas. Tiramos lições com esses tipos de histórias, aonde podemos compreender ou repudiar no mesmo instante.

Advertisements

0 Responses to Cinema: Slumdog Millionaire (2008)

  1. Filipa diz:

    Tb adorei o filme, e sim merece tds as nomeações e críticas associadas. Um filme simples sem grandes efeitos e sem ser comparado às grandes produções de hollywod em termos financeiros, mas que em termos de história deixa muitos de hollywood para quinta plano.

  2. Tiago Duarte diz:

    Uma correcçao. São 10 indicações ao Oscar. 🙂 Na minha opinião é sem dúvida o melhor filme a concorrer ao oscar de melhor filme. Simplesmente fantastico… Tem o que um filme devia ter sempre, uma enorme alma, uma história apaixonante e uma capacidade de nos deixar sentados na cadeira bem firmes durante as duas horas de filme. Entra directamente na prateleira de reliquias. Uma incrivel banda sonora, uma fotografia marcante que mostra bem a decadencia da regiao. Aconselho a todos. É realmente um filme para todos o que tambem tem sido raro

  3. gonca26 diz:

    Este filme é dos melhores que se fizeram nos úlimos anos.

  4. Matheus diz:

    Eu ainda não vi esse filme, mas vou dar uma conferida.

  5. Marcia diz:

    Eu adorei esse filme, ele é bem montado, bem feito em todos os quesitos técnicos sem falar no elenco que é jovem mas competente e a história que é encantadora. Porém não acho o filme tão bom assim para ganhar Oscar de melhor filme ou direção, é claro que quando falamos em Oscar dizer que um filme vale ou não ganhar é muito relativo, pois se no ano passado tivemos ótimos filmes vencendo nas várias categorias, muitos também foram os anos em que pessoas/filmes que não mereciam ganharam o prêmio.

  6. Jafonso diz:

    Maravilhoso. O melhor filme de 2008, merece sem dúvida o Óscar 😀
    Entrou para o meu Top5 também

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: