Lost (5.05) – This Place is Death

e8cd0e40628e16c57b0700459512c01a

Incrível a capacidade que Lost tem de se superar a cada temporada, a cada episódio, a cada minuto e a cada segundo. Estou a rever a primeira temporada neste momento (vou no episódio 1×22) e temos muito essa sensação de crescimento. Há excepção do episódio “The Lie”, que foi mais fraco que o anterior, “Because You Left”, esta temporada também tem tido episódios sempre melhores que os seus antecessores. “Jughead” foi melhor que o “Because You Left”, o “The Little Prince” melhor que o “Jughead” e o “This Place is Death” melhor que o “The Little Prince”. Isso é algo que muitas séries não conseguem fazer, caindo numa monotonia que causa um certo aborrecimento no telespectador.

Com tanta coisa que aconteceu não sei onde começar. Mortes, revelações, acção e mais mistérios foram os ingrediente para esse episódio, uma receita de sucesso, onde quem prova vai gostar de certeza absoluta. Infelizmente o público americano não pensa da mesma forma e acabou de dar a audiência mais fraca da série até hoje em termos de milhões de telespectadores (9.8 milhões). Número normal até porque sabemos que americanos são “anti-sci-fi” e nesta quarta Lost estava a concorrer directamente com American Idol.

Apesar da história de Danielle não ter sido muito explicada, as cenas em que ela apareceu mais a sua equipa foram excelentes e já dá para especular e teorizar. Na primeira voltamos a ver o monstro da fumaça, o Smokey, de uma forma que já não o víamos há muito tempo. Confesso que já não me sentia arrepiado com a presença dele desde que ele matou o Mr. Eko. É bom ver que ele voltou e sabemos mais do seu ‘esconderijo’ quando Rousseau é obrigado a matar o pai da sua filha pois ele ficou diferente depois de voltar do Templo.

8f41a007356eaf3c828808c81f509849O Templo já foi mencionado na terceira temporada pelos Outros. E é lá que o Smokey leva um dos amigos da francesa e a força da luta entre ele e os humanos é tanta que o homem acabou por ficar com o braço separado do corpo! Por breves momentos voltei a situar-me naquele ambiente do “Guys? Where are we?”! O que será que aquele sistema de segurança faz para que as pessoas fiquem tão desnorteadas como ficou a equipa de Rousseau? Mais um mistério para ser resolvido.

Charlotte foi desta para melhor mas sem antes deixar explicada a maior parte da sua história. Segundo a mesma, ela nasceu e viveu na ilha até que ela e a mãe foram embora. Quando esta contava a várias pessoas sobre a mesma, a mãe desmentia tudo dizendo que era imaginação dela. Foi por isso que se tornou antropóloga e se deslumbrou ao ver o símbolo da Dharma no segundo episódio da quarta temporada. Assim nasce um novo mistério: quem é a mãe de Charlotte e porque mentiu sobre a ilha?

Ficamos a saber que o Faraday disse a ela que quando ela voltasse para a ilha (disse isso ainda quando ela era criança), morreria. Não vejo muito mistério nisso e a minha teoria (e de muitos outros) é que as viagens no tempo vão parar a uma época em que ela está na ilha, antes de a ter deixado, e o Faraday, mesmo sabendo que o futuro não pode ser alterado, alerta-a. Simples e eficaz, e nem é preciso muito esforço de neurónios para pensar nisso. Talvez esteja enganado, mas não vejo outra forma de isso ter acontecido.

920b5c813fbb8f50e6237e8bdae9464aAinda dentro da ilha, vemos também como John Locke sai da ilha. Como já disse acima, estou a rever a primeira temporada e hoje considero o Locke um dos melhores personagens da série. A sua devoção por salvar os outros, a fé na ilha e o sacrifício de morrer é algo que faz dele um personagem imprescindível. Mas antes de sair de lá girando a roda que Ben girou, Locke encontra nada mais, nada menos que Christian Shepard, o pai de Jack. Quando este diz que não o pode ajudar a levantar-se dá para perceber que ele (Christian) não é uma pessoa normal. Talvez um fantasma? Não sei…

Fora da ilha, os acontecimentos continuam incrivelmente interessantes. Sun descobre que o marido está vivo quando Ben lhe dá a aliança que Jin deu a Locke antes de este entrar no poço. Como toda a gente já suspeitava, Miss Hawking é mesmo a mãe de Faraday e foi dela que ele deu o nome à ratazana Eloise. Kate, Sayid, Hurley e Aaron ainda não se juntaram aos restantes na sua volta à ilha, que ao que parece está cada vez mais próxima.

Nunca pensei que os acontecimentos dessa temporada fossem assim tão rápidos. Estamos no quinto episódio e já vimos a muita coisa que nem sonharíamos ver tão cedo. Agora só falta aparecer o Jacob e a estátua de quatro dedos para tudo ficar perfeito. Acredito que isso é o que nos reserva nos próximos episódios até à recta final da temporada que será marcada pelo episódio 100 (não sei de memória qual é, mas deve ser entre o 13 e o 15). Até lá, a melhor série alguma vez feita continua a ser exibida todas as quartas-feiras na ABC.

Nota: 9,6

Vídeo promocional do próximo episódio, “316”:

Anúncios

0 Responses to Lost (5.05) – This Place is Death

  1. DMM diz:

    Qualquer coisa que diga vai ficar sempre abaixo do valor real da série por isso aconselho a quem não vê a ver pois não há palavras que consigam descrever esta série!

    Concordo plenamente, enquanto outras séries caem na monotonia Lost continua sempre a subir ao longo da temporada, mesmo quando tem alguns episódios que descem um pouco não me preocupo pois sei que no próximo a série se vai superar novamente.

    a impressão que tinha desde o 1º episódio de que uma das cargas emocionais desta temporada seria a separação Sun da filha parece que se vai mesmo realizar.

    Alguém sabe quando é o próximo episódio?
    Na ABC diz para a semana, no tv.com tb, mas no imdb diz “Original Air Date—4 March 2009” 😦 (embora depois em baixo diga “Next US airings: Wed. Feb. 18 9:00 PM ABC “)

    ps. eu acho o Locke a melhor personagem da série desde a 1ª temporada, embora na 3ª e 4ª não o fosse!

  2. DMM, é na proxima semana sim. Lost só vai sofrer uma pausa ao longo da temporada e só vai ser uma semana sem episódio (q é entre o 5×07 e o 5×08).

    cumpz

  3. Matheus diz:

    Que episódio PERFEITO!!!
    Com certeza absoluta, esta é a melhor temporada da série!!
    E esse promo então!?!? OMFG 4566521 Semana que vem será melhor ainda;

    Eu só acho que as emissoras deveriam colocar reprises de suas séries no horário em que passa American Idol, não adianta nem tentar competir… é a preferência.

  4. Sim os americanos têm um gosto muito característico. Muito bom episódio de Lost. E o próximo parece ainda melhor, assim esperamos.

  5. DMM diz:

    eu gosto de ficção cientifica quando envolve física, de resto não gosto!
    já gostava de Lost e agora ainda melhor!

    já de Fringe não posso dizer o mesmo, acho que foi a série que mais detestei até hoje!

  6. Matheus diz:

    Não que eu não goste de American Idol, mas… concerteza eu iría ver Lost, e depois baixaria AI por torrent.

  7. Duas palavras para descrever o episódio:Simplesmente Perfeito. Desde o começo até ao final, temos a melhor série da TV (para qual os Americanos não dão o devido valor(não sabem a sorte que têm em ter o estilo de programação que têm:dá Deus nozes a quem não tem dentes)) a surpreender e a fazer das suas. E o promo promete muito, fazendo antever um episódio ainda melhor a próxima semana.

    PS:Marco, se os episódios continuarem a aumentar tens duas hipóteses:
    1- Começas a dar muitos dez…
    2- Arranjas mais valores numéricos para Lost.

  8. Uau, que episódio espetacular! Tantas revelações, tanto suspense. Tudo bem que teve muita violência (braço arrancado, fratura exposta, tiro na testa), mas isso não tira o valor do episódio.
    Esta quinta temporada está mesmo sendo sensacional e tem tudo para ser a melhor temporada de Lost. Quero logo ver os “6” voltando para a ilha! Aí sim é que tudo se complicará ainda mais.
    Mal posso esperar pela próxima semana!

  9. melhor série diz:

    sabe qq é foda?

    esperar uma semana…..

    se tivesse lost todo dia por 2 anos seguidos…eu iria assistir todos hehehe

    lost é foda.

    não tem pra ninguém!!!

    eu nunca assisti nada 2 x…

    as temporadas de lost…eu assisti umas 3 x já desde 2005….

  10. melhor série diz:

    pq ao invés das porcarias de novelas da globo que passam aqui no brasil…nao passam lost todo dia né…….

    isso sim é conteúdo…

  11. gfj diz:

    e aqui em portugal é a mesma merda. novelas, pogramas de musica, pogramas de dinheiro, com tanta qualidade que anda por ai

  12. DMM diz:

    por isso é k já nem vejo tv, então à tarde é um atentado!!!!

  13. gonca26 diz:

    Fantástico!

  14. kaka diz:

    É a primeira vez que comento uma review mas tenho mesmo de o fazer agora.
    Este foi o episódio que mais gostei desde o inicio da temporada. Muito fixe desde o inicio em que Ben consegue convencer Sun a nao o matar ali, até ao fim com a espectativa se é desta que alguns deles vao voltar à ilha.
    Fiquei mesmo xatiado por ter terminado naquele momento. Estou ansiosamente à espra do próximo episodio!!!!!
    O que também espero é ver o regresso dos “six” á ilha.
    Estava mesmo a pensar em não ver esta temporada, mas ainda bem que mudei de ideias.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: