Lost (5.06) – 316

b8587cbf537d5f583eb01320d7bba1d2

Esta semana não foi só conturbada para os Oceanic 6. Como repararam, o site esteve offline desde quarta-feira à noite até hoje e pior do que ter estado esse tempo todo, foi perceber que o erro era algo fácil de identificar e ter sido achado anteriormente. Neste momento, sinto-me verdadeiramente estúpido pois, ainda por cima, estava num ficheiro (.htaccess) que já me tinha dado problemas anteriomente! O Portal voltou e cinco dos Oceanic 6 também regressaram… para a ilha!

Para me inspirar verdadeiramente para escrever o comentário desse magnífico episódio, estou a ouvir a música ‘Life and Death’ da primeira temporada. E isso porquê? Porque além de ser a minha preferida de toda a banda sonora, ‘316’ levou-nos às origens, ao acidente aéreo que deu que falar em 2004 quando a série estreou. Para mim, este foi um episódio épico, centrado no protagonista – Jack -, sempre a um ritmo excelentemente conseguido. É por isso que Lost é a melhor série de televisão.

Muitos fãs ficaram desiludidos com essa volta por duas simples razões: ritmo muito rápido como encontraram a ilha e a excessividade de Jack no mesmo. Eu sou do contra. Na questão das respostas, o pessoal tem de perceber que estamos a menos de trinta episódios do grande final. Os produtores têm apenas mais uma temporada para explicarem aquilo que nos foi mostrados nos primeiros quatro anos. Quanto ao Jack, eu considero ele o verdadeiro herói da história e acho que se deve muito ao facto de eu ter revisto a primeira temporada neste mês de Fevereiro. Gosto da personagem, logo gostei bastante do que foi mostrado.

Apesar desse ter sido os dois principais factores para o descontentamento, ainda houve outro que percorreu Orkut, fóruns e outros blogs quando diziam o que achavam de ‘316’: o facto de todos (ok, o Aaron não conta) terem ido na viagem sem nenhuma explicação. Conhecemos a de Jack mas não dos outros Oceanic 6. Eu prefiro que tudo seja mostrado mais à frente de forma coesa e clara do que em cinco minutos desse episódio, mas que soasse demasiado forçado.

273ecadf76d107eeb2f8f9e63c0c6a3cComeçando o início do episódio, temos o começo da série. Um Jack no meio da selva que abre o olho e só vê verde e azul à sua volta. Mas ao contrário da primeira temporada, ele agora sabia onde estava: na ilha. De todas as formas que os produtores tinham para abrir um episódio que levasse os Oceanic 6 de volta, esta foi a melhor! E mais à frente percebemos o porquê de tudo estar tão parecido ao primeiro acidente: o pedido de socorro, o morto no caixão, os sapatos não pertencentes ao morto, o prisioneiro, o instrumento de Charlie, a banda desenhada espanhola de Hurley, os pêsames na bilheteira, enfim… muitas coisas.

Será que o avô de Jack vai ter um papel mais importante na série do que este que nos foi mostrado. Como já percebemos, tudo está conectado e aposto que sim, pois estamos a falar de Lost, onde nada acontece por acaso. Por falar na histórias dos sapatos, será que aquilo que o Jack disse sobre dar uns sapatos brancos ao pai pois ele não merecia mais do que aquilo é a verdade por detrás desse mistério. Às vezes, a resolução está no mais simples e esta pode ser uma delas.

Não podia deixar de realçar o estado do Ben quando este telefona a Jack. O que será que aconteceu a ele para estar tudo ensanguentado? Será que a promessa que ele falou na igreja é matar a Penny? Será que ela morreu? Teremos um Desmond vingativo de volta à ilha? Será? Será? Será? Tanta pergunta à volta desta cena como só Lost sabe fazer. Esperemos que não demore muito uns flashbacks interessantes nesta quinta temporada, há tanta coisa a ser explorada!

8a9f06b0af48980f05e3aa80d40a5b8bOs dois novos personagens, aquele que diz os pêsames ao Jack no aeroporto e a que leva Sayid como prisioneiro, devem ser importantes no futuro. Desde o fracasso que foi Nikki e Paulo, os produtores nunca mais se arriscaram a trazer tão abruptamente novas caras. Se formos a ver pela lógica da série, a polícia deve trazer algum segredo de alguém como o polícia da primeira temporada revelou acerca da Kate. Quanto ao outro, não tenho a mínima ideia.

O próximo episódio será centrado no Locke (como podem ver pelo vídeo promocional abaixo) e revelações não vão faltar. Desde que eram conhecidos os títulos dos mesmos, ‘The Life and Death of Jeremy Benthan’ era o que me despertava mais curiosidade e quero logo que chegue quinta-feira. Descobrimos no episódio dessa semana que Locke suicidou-se. Resta saber o que o levou a tal decisão. Cheira-me a prémios para Terry O’Quinn.

Na ilha, não sabemos o que aconteceu a Sun, Ben, Sayid e ao caixão de Locke. Teorias dizem que enquanto que Jack, Kate e Hurley foram parar ao passado, na altura da Dharma (como vimos através da aparição de Jin), os outros poderiam ter ido parar ao futuro e terem sido aquele que perseguiram Juliet, Sawyer e companhia de canoa. Eu não sei o que pensar, mas que esta temporada está a agradar ainda mais que a anterior, lá isso está. Que venha o próximo!

Nota: 9,6

Advertisements

0 Responses to Lost (5.06) – 316

  1. telmo diz:

    concordo com a nota..grnade episodio!!

  2. Rui alvites diz:

    Eu tenho algo que me ficou atravessado ao ver o episódio. Andamos á meses com a informação de que todos os que abandonaram a ilha deveriam regressar. Pois bem, que eu tivesse reparado, tanto Desmond como Aaron saíram da ilha e não regressaram no avião. Em que ficamos afinal?

  3. Rui, o Desmond não é um Oceanic 6 por isso nao era obrigado a voltar. Quanto ao aaron, deve ter acontecido a ele para deixar a kate tao perturbada. alem disso, se for para recriar o acidente, talvez ele não faça assim tanta falta pois nao havia nenhuma criança de 3-4 anos no avião mas sim uma grávida.

    cumpz

  4. Vinicius Lopez diz:

    Gostei bastante desse episódio, mas não mais que os outros, lógico que foi bom mas os outros achei melhores.
    Agora o próximo episódio realmente promete! Mal posso esperar

  5. Paulinho usuário diz:

    AONDE PASSA AO VIVO? SÓ NA ABC? SOU DO BRASIL…TEM OUTRO JEITO DE ASSISTIR AO VIVO O 5X07 NA QUARTA?

  6. sim, só na ABC. Ao vivo tambem tem na internet mas a qualidade de video e audio é pior. mas mesmo assim dá para ver. no dudewearelost.blogspot.com costuma ter os links uma hora antes de começar 😀

  7. Manola diz:

    Um ótimo episódio mesmo. Lost sempre me impressiona, e eu gostei muito deste retorno rápido dos Oceanic a ilha. Agora o que me despertou muito interesse é saber o que Locke escreveu para Jack na carta, alguem conseguiu ver???

  8. rcaz diz:

    eu concordo que é preferível a razão do regresso do resto dos Oceanic ser desvendada mais tarde “do que em cinco minutos” mas normalmente Lost coloca um certo mistério e suspense, e Jack tomou basicamente a atitude: e o que importa? desde que estejam cá…, o que não desaprovo, mas poderiam ter achado uma maneira de suscitar o suspense…

    o inicio igual ao “inicio” foi brutal!

    Esta temporada está à altura da 4ª, agora fiquei com vontade de ver ou rever (uma vez que via as duas primeiras temporadas aos saltos) a primeira temporada!

  9. rcaz diz:

    Manola, a carta dizia:

    I wish you had believed me
    (Quem me dera que tivesses acreditado em mim)

    Pelo que li…

  10. É exactamente isso que o rcaz disse. No próximo episódio devemos saber a razão pela qual Locke escreveu isso. Eu acho que nunca tive tao resistente a spoiilers de lost como nesta temporada, o q é bom sinal 😀

    rcaz, eu revi a primeira temporada e é excelente mesmo. O final então, ouch! PERFEITO”!

  11. Sofia diz:

    Foi um episódio PERFEITO *.*

    Oh, e a cena Jate me apaixonou tantooooooooooooooooooooooooooo<3<3<3

  12. Gabri-El diz:

    Concordo quando fala do Jack , ele pode ter altos e baixos , mas o cara é firme !

    O Locke nessa temporada está realmente mais herói e agradou – me mais !

    Lost é a melhor série mesmo , sem dúvidas !

  13. alex diz:

    eram para eles colocarem parecido com o acidente nao pra ser tudo igual se nao eles tinham q botar os numeros no aviao 815 deducao ne gente a serie é de adulto ate quando eles explicam é complicado ou vcs queriam algo estilo house q os personagens sao psicologos e sabem tudo um do outro e isso sim é mal feito os dialogos de house tem inteligencia forcada e tentativa de nos passar um drama forte q so o roteiro nao passa e tem q colocar os personagens falando estilo “as pessoas nao me respeitam por eu ser mulher e ser bonita ” é igual se os losties pegassem na ilha e falassem esse lugar é muito misterioso estamos vivendo nossos piores pesadelos vamos todos contar nossas teorias, essa é a tarefa do publico nossa interpretacao se os personagens ja se interpretao ou sabem de tudo como em house qual é a graça???
    RELUTEI RELUTEI MAS TIVE DE ACEITAR LOST È A MELHOR DE TODAS EU ACHAVA Q ERA MAIS UMA DROGA Q SO OS CRITICOS SERES “SUPERIORES” GOSTAM MAIS NAO, ELA È FODASTICA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: