Dexter – Terceira Temporada (2008)

dexter-season3

No final de 2008 comecei a escrever sobre as temporadas que já terminaram na televisão americana. Já escrevi das primeiras temporadas de Merlin e True Blood e o terceiro volume de Heroes. A Marcia, como viu a segunda temporada de Californication, escreveu sobre ela e a Filipa sobre a primeira de Survivors. Podem ler os nossos textos clicando aqui. Hoje regresso a essa fórmula e Dexter, que terminou em Dezembro, é a escolhida de hoje, com a sua terceira e polémica temporada.

Eu nunca fui muito fã de Dexter, aliás, nunca foi das minhas séries favoritos. O que eu gostava mais era apenas os últimos dois episódios de cada temporada porque, na minha modesta opinião, era onde se desenrolava tudo. Vejo a história de cada temporada andar muito devagar e cada episódio de quase uma hora de duração era quase como uma obrigação ver. Se eu não soubesse que no final somos recompensados, já tinha desistido há muito tempo.

A terceira temporada não foi excepção e conseguiu ser pior que as duas anteriores. Eu não consigo imaginar Dexter como uma série de 22 episódios por temporada. O tema principal desta época era se Dexter realmente podia ter uma amigo. Esse suposto amigo chama-se Miguel Prado e é irmão de Oscar, um homem que Dexter acidentalmente matou. A relação entre os dois foi bem construída ao longo dos primeiros oito episódios, e maravilhosamente destruída nos últimos quatro.

Além disso, uma surpresa chegou à família Morgan: Dexter e Rita vão ser pais! Esse também foi um tema explorado nesta temporada, só que não tão bem como foi a relação dele com Miguel. Acho que o facto de Dexter se estar a tornar mais humano estraga um pouco a sua personagem e isso nota-se muito nesses doze episódios. O antigo Dexter não perdoava a Rita por esta lhe ter ocultado coisa tão importante como aquela que descobrimos no último episódio (ao menos acho que ele teria adiado o casamento).

Os personagens secundários foram praticamente deixados de fora. Embora eu não goste desses personagens (quem leu os reviews das temporadas anteriores sabe que eu detesto as histórias de Angel, Masuka, LaGuerta, entre outros), sei ver que foram mal explorados. Outra coisa que não me agradou é a banda sonora. Eu sei que ela é excelente, mas é muito repetitiva. Desde a primeira temporada que são os mesmos instrumentais, já cansa um pouco.

Enfim, uma temporada mediana que conseguiu ser excelente no final. Infelizmente, foi preciso ver episódios realmente aborrecidos para chegar a este ponto. Esperemos que a quarta temporada tenha uma história excelente e que eu não me arrependa de começar a vê-la. Esperemos que a minha força de vontade dure os doze episódios. Dexter regressa em Setembro deste ano à Showtime.

Média dos Episódios: 8,7

A avaliação que é dada por estrelas é o geral da temporada e a média dos episódio é a média da nota que eu dei em cada um dos episódios quando fiz o review. Todas as séries desta fall season que eu farei um comentário geral, terão este tipo de avaliação.
0 Responses to Dexter – Terceira Temporada (2008)

  1. telmo diz:

    gostos xD dexter dexter dexter xD ver o michael c. hall a interpetar dexter vale sempre a pena xD

  2. é telmo, tens razão no q toca ao C. Hall. Ele é um excelente actor e a série merece ser vista só por causa dele. Não consigo ver outro actor na pele de Dexter neste momento!

  3. Gabriel diz:

    Que saco…Parei na primeira temporada…
    Começei a ver a segunda, mas nem deu pra continuar…
    Espero que nas próximas férias, eu termine tudo, pra entrar de cabeça na quarta temporada…
    Abraçoss…

  4. Marcia diz:

    Realmente, essa temporada foi bem inferior as duas primeiras, mas mesmo assim gostei do que vi. Lógico que tivemos muitos problemas de muitos personagens para poucos episódios (o que aconteceu com aquela japinha que sempre estava atrás da Debra, por exemplo?)… mas Dexter, por mais que seja ruim, ainda é muito bom do que muita série no ar na tv aberta (Heroes é só um exemplo). Pra mim Dexter é mais ou menos como House… vc n assiste bem pela série em si, mas para ver um único personagem: Dexter (ou House, no caso de House). Os dois atores dessas séries são fantásticos e vale a pena gastar 50 minutos por semana para ver eles atuando… =D Mesmo assim, espero que a quarta e a quinta temporada de Dexter não acabem com a série, pois o que eu vejo é que não há muito mais a ser contado, principalmente para mais duas, já confirmadas, temporadas… =/ é esperar para ver…

  5. Engraçado como as opiniões divergem, Marco. Para mim, Dexter é um dos melhores seriados em exibição atualmente. E Michael C. Hall é o ator perfeito para o personagem. Com raras exceções, todo episódio é bem construído e a história costuma empolgar e me deixar na expectativa para o próximo episódio. O humor negro é outro ponto marcante, e há tiradas sensacionais!
    Nesta temporada, foi interessante ver a amizade improvável entre Dexter e Miguel, e as coisas não poderiam ter terminado de forma diferente.
    Estou ansioso pela quarta temporada, porque a nova situação de Dexter deve trazer mais complicações para o seu “hobby”. Como disse a Marcia, é esperar para ver.

  6. Eu sou fã incondicional de Dexter. Por isso adorei esta temporada. Não a acho pior que a primeira, por exemplo. E adoro a forma dos episódios…e depois os últimos ainda são melhores…longa vida para o melhor assassino da televisão. E longa vida para a excelente carreira de Michael C. Hall.

  7. Matheus diz:

    Eu adoro Dexter! 😛 E concordo com o António, a 3ª temporada não foi pior do que a 1ª. Mas eu também entendo o ponto de vista do Marco, a trama ocorreu de forma lenta, e os últimos episódios foram muito melhores do que os primeiros.

    Espero que a 4ª temporada tenha ótimos episódios do início ao fim.

  8. Fernando Morais diz:

    Discordo veemente do Marco, Dexter é uma excelente serie, uma das melhores esta na minha lista de Top Five sem sombra de duvida, acho que a historia jamais é cansativa tem ritmo e um enredo de encher os olhos, obvio que nao é uma serie de açao como 24 e outras, é uma serie de drama tem q ser levado por esse lado, pra mim é uma grande diversao assistir Dexter e discordando novamente, nao consigo ver em nenhum dos episodios nem da 1 , 2 3 e 4 episodios ruim , obviamente que na reta final vai se intensificando como em qualquer serie, pra terminar tiro o chapeu para o Dexter´´Michael c.Hall. Morgan´´ sem palavras

Deixe uma Resposta

