Lost (5.07) – The Life and Death of Jeremy Bentham

snapshot20090227230156

A vida é feita de conselhos. A minha vida é muito melhor com Lost. A tua, se és fã da série, talvez necessite de algumas recomendações…

Conselho n.º 1: Não criar expectativas pelo título

A vida e a morte de Jeremy Bentham foi pouco surpreendente e isso deveu tudo a culpa minha. Não, não li spoilers do episódio (apenas vi os vídeos promocionais), mas só o nome do mesmo já dava para criar uma certa expectativa. E esse foi exactamente o meu problema: a criação de um sentimento elevado que este seria, simplesmente, o melhor episódio da temporada. Infelizmente, não o foi, acabando por ser, para mim, um dos piores dos sete exibidos.

Conselho n.º 2: Saber que Lost tem os seus momentos aborrecidos

Sim, eu achei uma parte deste episódio chata. E essa parte é quando John Locke conversa com os Oceanic 6. A conversa com Sayid foi a pior de todas, assemelhando-se muito com a da Kate. Com o Jack, a conversa já foi mais interessante quando metemos o pai deste, Christian Shepard, ao barulho. Foi assim que começaram as suas viagens que vimos no final da terceira temporada. A conversa com o Hurley e com o Walt, bem… isso fica mais para a frente.

Conselho n.º 3: Os mortos não fazem mal, mas sim os vivos

Pelo menos é isso que pensa o Hurley quando Locke o visita. A situação foi engraçadíssima e muito paradoxal. Se todos os humanos se assustariam ao ver um morto conhecido à frente deles, o Hurley assustasse quando acontece o contrário. Ele continua a ser uma das personagens que faz Lost valer ainda mais a pena. Tenho saudades das cenas dele com o Charlie, que eram do mais divertido que existia na série. Infelizmente este morreu, mas ainda anda vagueando pelo centro de psiquiatria.

snapshot20090227230808Conselho n.º 4: Acreditar que Lost também tem erros de continuidade

Embora a série não tenha muitos erros de continuidade, e se tivermos em consideração a história que é desenvolvida, até me admiro como não tem mais, em ‘The Life and Death of Jeremy Bentham’ tivemos um a envolver o Walt. Se formos ao pormenor, no final da quarta temporada, quando Walt visita o Hurley, o Walt referiu-se do Locke como Jeremy Bentham, mas na sua visita com o Locke quando saia das aulas, este nunca disse que agora se chamava tal nome. Talvez isso ainda possa ser explicado mais a frente com novamente uma visita do Walt com alguém que conhecemos e tenha dito a ele para mentir, mas creio que não.

Conselho n.º 5: Não tires conclusões precipitadas

Apesar de estar a realçar mais os aspectos negativos que os positivos até agora, não podia deixar de falar daquilo que faz de Lost a minha série favorita: a narrativa enganadora. Eu estava mesmo convencido que Locke se ia suicidar, até porque esta informação foi-nos dada com tanta serenidade no episódio passado que tudo parecia tão certo. Felizmente enganei-me e a equipa de guionistas da série mostrou-se novamente competentes para nos fazer surpreender.

snapshot20090227230847Conselho n.º 6: Nunca confiar num tal de Benjamin Linus

Ora este salva-te, ora este te tenta matar, outra vez! Michael Emerson e Terry O’Quinn são os dois mestres da representação em Lost e neste episódio, quando houve a cena do homicídio de Locke, eles esmeraram-se. Se o rim o salvou da outra vez, desta ele não teve tanta sorte. Quer dizer, houve um certo grupo de conhecidos que levou o seu caixão para a ilha e ele acabou por ressuscitar, tal e qual como Christian Shepard. Será que vai vir alguma explicação científica para isso ou cabe na fé de cada um acreditar no que está a acontecer? Prefiro a primeira hipótese.

Conselho n.º 7: Não pensar que a guerra tem o lado bom e o mau

A conversa do John com o Widmore no início do episódio foi muito importante para o futuro da série. Já estou a pensar no cliffhanger do final desta temporada de modo a preparar para a última da série: depois de nos ser apresentadas mais cenas do passado do Widmore, teremos o mesmo a chegar à ilha! Isso seria simplesmente lindo de se ver, mas o pior, como sempre, seria esperar nove meses para continuar a acompanhar o resto da história.

snapshot20090227230818Conselho n.º 8: Não colocar mistério onde ele não existe

O Abaddon nasceu, cresceu, trabalhou para o Widmore, encaminhou pessoas para o seu destino, levou o Locke para os Oceanic 6 e foi morto pelo Ben. Fim da história! Não tem que haver perguntas como ‘porque ele começou a trabalhar para o Widmore’ só para arranjar ponta por onde lhe pegue. Acho que a história do sujeito está terminada, mas se quiserem contar mais umas coisas à frente sobre ele, também não me importo. Mas se não contarem, fico satisfeito da mesma forma. Não vai ser alguém que me vá fazer muita falta.

Conselho n.º 9: Pensa que todos os dias são sextas-feiras

Sim, porque isso significa fim-de-semana e custa menos pensar em Lost. Nada pior que estar na quinta-feira de manhã com três blocos de biologia e estar a pensar que podia desfrutar de um episódio de Lost naquele exacto momento. ‘LaFleur’ é o oitavo episódio da série e promete ser ‘apenas’ mais um espectáculo televisivo do mais brilhante que existe. Podem ver o vídeo promocional abaixo e começarem a ficar ansiosos pelo possível reencontro entre os dois grupos (Kate, Jack e Hurley com Sawyer, Juliet e companhia). É uma pena a Sun estar no futuro, não é? O Jin está na Dharma e ela, provavelmente, a disparar nos seus amigos na canoa que vimos em ‘The Little Prince’.

Nota: 8,9

Anúncios

0 Responses to Lost (5.07) – The Life and Death of Jeremy Bentham

  1. Primeira coisa. Não concordo com a nota. O episódio não valeu pelo inicio e pelo final, pois do meio é a quase tudo do que sabíamos. Mas o princípio e o final fazem chorar muitas das séries que andam por ai…
    Segunda coisa. Lost também tem erros de continuidade. A melhor série da actualidade não é perfeita e isto é um alivio. Os argumentistas são humanos.
    Terceira coisa. Que grande promo…o próximo episódio deixa água na boca.
    Quarta coisa. Que grande review. Tas de parabéns Marco…

  2. Vinicius Lopez diz:

    Cara realmente não foi tudo aquilo que esperava, mas eu não fiquei tão decepcionado como vc.. até achei ótimo o episódio! Agora o próximo tem o tão aguardado encontro deles! Esperar essa semana voar agora

  3. Eu não achei mt decepcionante, mas como disse a culpa é da expectativa elevado em torno do mesmo.Ainda assim, esse episódio dá 10-0 a mts de séries q eu ‘ainda’ vejo (como… é melhor não dizer, mas n é preciso pensar mt)

    cumpz

  4. DMM diz:

    Grande episódio, mas um, espero que as viagens no tempo tenham parado e tenho de realçar que no final não ficaram no mesmo ano que no inicio pelo que se pode ver no inicio do episódio em que eles estão a pesquisar algo numa estação da Dharma que acredito ser onde os que cairam no outro lado da ilha na 1ª season se estavam a esconder.

    Marco: em relação ao conselho número 4 não compreendo…
    não é necessariamente um erro! como podes saber as informações a que o Walt teve acesso entretanto?

  5. DMM, o Walt visitou o hurley dps de ter falado com o Locke e este diz ao hurley q o JEREMY BENTHAM o visitou. Contudo, o john qd o visitou anteriormente, nc falou em nada de jeremy bentham nem contou o plano ao walt de q todos têm de mentir. percebes agr?

    cumpz

  6. DMM diz:

    Marco: eu percebi… o problema é que entre falar com o Locke e o Hurley não se sabe a que informações o Walt teve acesso!
    Na minha opinião não temos informações suficientes para considerar um erro

  7. alex diz:

    💡 o walt é meio vidente e tambem isso pode ser explicado futuramente por exemplo primeiro mostra jack se casando depois mostra como eles se conheceram primeiro mostra kate sendo perseguida depois o q ela fez, lost nao pode ser com conclusoes precipitadas assim como os q nao sao fas diziam q a serie nao tem explicaçao, os misterios da cura do cancer e as gravidas doentes e a doenca de jack na 4 temporada ja foram explicadas marco nao vou falar para vc tirar a nota ou alguma coisa mas a serie q eu nao dou conselhos, porque percebi q o cara sempre esta a nossa frente em tudo ainda nao percebi um erro em lost tenho todas as temporadas vejo todas novamente para perceber erros e nunca percebo acho q o conselho 5 é o mais certo lost engana e muito enfim nao desmerecendo seus comentarios ate porque eu nao entendo tanto qnt vc mas ate um site onde eles implicam pra caramba com lost (por causa das viagen no tempo e eles nao entendem as referencias) deram 91 lost tem erros qnd eu disse q nao percebo, é furos de roteiro, erros de continuidade t o d a s tem mas d qualquer forma parabens e obrigado pelo review 7754575 7754575 7754575 7754575 7754575 e se quiser te digo minha teoria dos misterios explicados (tem fundamento)

  8. alex diz:

    vou falar de um erro q ninguem percebeu charlie fala q nao sabe nadar no episodio 1.05 e desce na escotilha q esta na agua misterio foi o jacob q fez isto ou ele estava mentindo pra jogar nas costas de jack? isso é um erro de continuidade q nem precisa ser levado em conta. Lost sobrevive se tirarmos pontos aos erros de continuidade, outras series nao do tanto q tem. Enfim deu pra perceber q de lost eu entendo né? 😛

  9. Marcia diz:

    Eu gostei desse episódio… ele foi um puco chato pois foi um episódio para preencher lacunas na história, mas já sabíamos que ele seria aborrecido pois desde o episódio passado tínhamos visto os oceanic 6 voltarem a ilha e o que menos queríamos saber naquele momento é o que Locke fez quando saiu da ilha. Portanto o problema desse episódio, ao meu ver, foi ter colocado ele depois dos Oceanic 6 voltarem para a ilha… no mais, eu adoro John Locke… então ver que o personagem ganhou um episódio focado só nele – quando ngm mais nessa temporada ganhou isso até o momento – foi muito bom. =D

  10. Rui alvites diz:

    Eu concordo que o episódio não foi tão bom como esperava… talvez porque depois do regresso dos aceanic à ilha todos estavam á espera do desenvolvimento dessa situação. De resto grandes expectativas para os próximos episódios. Contínuo é desiludido por continuarem a ignorar Desmond quando se trata das pessoas que abandonaram a ilha. Walt saiu da ilha á muito mais tempo que ele e foi contactado por Locke e o Desmond foi simplesmente ignorado.

  11. Matheus diz:

    Eu tenho que discordar com essa nota… tá certo que esse não foi um super episódio, mas Lost está tenho uma ótima temporada, eu não estou conseguindo me decepcionar com a série.

    A única coisa que gostaria de saber é, o que que eles tem que fazer agora que voltaram para ilha?

  12. Manola diz:

    Episódio legal, é claro que já tivemos melhores…. Mas agora novos personagens surgindo, espero que não enrolem muito com eles…

  13. Tiago diz:

    Não gostei mto do epi… foi mais para explicar algumas lacunas, como já citado por anteriormente. Talvez eu tenha esperado algo mais surpreendente no retorno à ilha. Mas a temporada promete…..

  14. DMM diz:

    Devo ser o único, mas
    Eu estou a achar a 4ª temporada bastante superior a esta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: