Burn Notice – Segunda Temporada (2008)

burn-notice-soundtrack4
Eu comecei a ver Burn Notice quando ainda via algumas séries pela TV. Lembro-me de ser quinta-feira a noite, e resolvi sentar-me a ver uma série intitulada “Espião Fora-de-Jogo”. Ao ver os primeiros momentos, fiquei aprisionado, e comecei a acompanhar a série. Chegada ao penúltimo episódio da primeira temporada, não aguentei e tive de começar a ver pelo PC. E bem-dita a hora em que decidi sentar-me quinta a noite em frente da Fox (dispensava-se a publicidade, eu sei).

Mas, se a primeira foi um estrondo, que se dirá da segunda? Perfeita, soberba, magnífica, astronómica e mais alguns adjectivos que deveriam ser prenunciados em graus superlativo. Desde o começo da temporada, ainda no ano passado, passando pela introdução de novas personagens, depois com a paragem no meio, que nos deixa uma interrogação no ar, e depois o regresso em grande, com os dois melhores episódios da temporada. E o que torna a série do espião Michael Westen fora do comum? A primeira razão é misturar 24 com um pouco de Worst Week, pois a série é de acção, com uma pitada de comédia.

Depois um conjunto explosivo, na essência da palavra. É que durante todos os episódios não faltam explosões, armas, e coisas que façam danos. Terceira razão é as bonitas praias de Miami, repletas de areias quentes e movediças. Quarta a forma de construção dos casos. Cada caso é construído de forma perfeita, sempre com a intervenção dos indispensáveis Sam e Fiona, para ajudarem à festa. A quinta é os truques de espião que se metem durante o episódio, que me deixa sempre de boca aberta. Eu não sei onde os argumentistas vão buscar tanta informação, daquela que não se deve fazer em casa, mas que nos deixa a pensar no tipo de perigo que temos em nossas casas. Eu já sei como hei-de safar de ladrões, quando eles decidirem visitar a minha casinha.

Voltando a segunda temporada. O começo foi delicioso, logo com a introdução, excelente interpretada por Tricia Helfer. E já que se fala nesta senhora canadiana, notou-se a sua falta na segunda parte de temporada. Na primeira parte foi importante, desempenhando o papel de Carla. Carla tornou-se uma peça muito importante para o puzzle do “despedimento” de Michael. Primeiro, porque ela é o único elo que Michael tem para descobrir as pessoas que o queriam fora da espionagem. Segundo, por causa de ela, no último episódio, ter referido que ela também sofreu uma paragem forçada na vida de espiã.

Passando para a segunda introdução de personagens, temos Victor. Após a sua introdução no episódio 2.06, e não aparecer mais, Victor vem a ganhar uma importância para o contar da história. É que é ele que anda atrás dos activos de Carla. E para quem ainda acreditava na inocência de Carla, temos a prova que todos os espiões não são santinhos. Carla é maquiavélica, e manda matar a família de Victor. Claro que Victor não fica muito satisfeito, e persegue os “ajudantes forçados” que Carla tem. E recebem os dois a paga, pois morrem.

Mas não só de novos personagens se falou nesta temporada. Falou-se de regressos. E começando pelo primeiro (e espero que ainda volte a aparecer), Seymour regressa a série, e com ele regressa a sua personalidade de pior vendedor de armas em Miami. E digo que espero, e acredito que volte a aparecer, pois no site oficial de Burn Notice, ele aparece muito focado. Passando para o segundo regresso. Temos a reentrada de Jason. Jason não trás nada de novo, mas ajuda a compor o puzzle e deixa uma narrativa secundária fechada.

Para acabar o tema desta segunda temporada e lançar-me nas previsões da terceira, não posso deixar de parte os grandes episódios que a série teve. Deste vou referir dois. O primeiro é o 2.13, pois foge ao padrão de Burn Notice. Primeiro há pouco desenvolvimento na acção do despedimento, e para além de termos o melhor caso da temporada, temos a melhor forma de ser contado. Foi um episódio há imagem de 24, e isso explica bastante a grandeza dele. O segundo foi a season finale. Foi dos melhores episódios que vi nos últimos tempos, pois só tratou da tentativa de Michael encontrar os responsáveis pela sua reforma antecipada. Merece a nota que teve.

Deixando agora a segunda temporada, vou tentar fazer algum futurologista. Com a morte da Carla e Victor, o que será da próxima temporada? Primeiro, temos Michael, brilhantemente interpretado por Jeffrey Donovan, mais sozinho que nunca. Com a saída da “companhia” que o protegia, Michael é largado à sua sorte, unicamente com a ajuda de Fi e Sam. Segundo, espero o regresso de algumas personagens que ficaram de fora desta parte final. Desta refiro o irmão de Michael e de Barry. E para as apostas ficarem completas, o regresso do também ex-espião que já foi visto na série, Larry.

Ficam aqui as minhas apostas, pois o destino de Michael é como os dos óculos que ficaram no helicóptero. Um destino imprevisível e desconhecido (não ponham o Michael sem óculos na próxima temporada, por favor). Foi uma temporada excelente, que deixa-me à espera da terceira. E para quem vai ficar sem séries nas férias, cá está uma dica. Burn Notice é uma grande série, e regressa já neste Verão, com episódios bombásticos.

45eMédia dos Episódios: 9,1

0 respostas a Burn Notice – Segunda Temporada (2008)

  1. Ora ai está uma série a ver. Infelizmente não tenho FOX (apenas FOX next). 😦

  2. Matheus diz:

    Eu já vi o Piloto de Burn Notice, mas nunca me deu voltade de continuar a ver a série. Eu estou acompanhando tantas séries no momento, então pra começar a ver outra, tem que ser muito boa.

  3. Matheus…uma coisa que Burn Notice tem de bom é ser transmitida maioritariamente no Verão. Por isso dá em tempos mais folgados. Do piloto, foi uma introdução, ainda sem grande desenvolvimento, mas depois a série cresce a passos grandes. Mas não gostastes do piloto??

  4. Matheus diz:

    Eu gostei do Piloto, mas também não achei grande coisa. O problema é que estou acompanhando muuuuuuitas séries. Fica difícil de assistir todas as séries que eu achar mais ou menos, aí eu não ía saí mais da frente do computador; Eu estou começando a ver 24 Horas, ainda to na 1ª temporada, e to achando a série perfeita.

Deixe uma Resposta

