Lost (5.11) – Whatever Happened, Happened

573f5f72efe4670ffc58007950c65b82

Finalmente consegui arranjar tempo para escrever o comentário a esse décimo primeiro episódio da quinta e melhor temporada de Lost até agora. Whatever Happened, Happened é centrado na Kate e, como tal, as expectativas não eram as maiores. Apesar de gostar minimamente da personagem, concordo com a maioria dos fãs e também acho os episódios dela um pouco menos bons que dos restantes personagens. Será esse mais um exemplo ou a excepção à regra? Eu opto por uma opção intermédia.

Lost nunca é aborrecido para mim. Um episódio fraco da série equivale a um mesmo bom de outra e isso já diz tudo. Se em ‘Eggtown’, da temporada passada, tivemos pouca acção, mas sim um conjunto de cenas que encerram algumas storylines, neste 5.11 também temos algo do género. Várias questões deixadas na temporada passada e actual foram respondidas, como o porquê da volta da Kate, o que aconteceu com Aaron e o que Sawyer disse a Kate no helicóptero.

A Kate voltou para a ilha com uma difícil missão: encontrar a Claire. Este será um tema a ser explorada, de certeza absoluta, em 2010, quando começar a sexta e última temporada da série. A grande questão é se ela vai mesmo conseguir cumprir tudo isso. Admito que tenho muitas saudades da Claire e episódio após episódio espero uma aparição surpresa, mas parece que isso não vai acontecer. Quer dizer, talvez na season finale possa haver uma surpresa e eu espero ansiosamente que isso aconteça. De referir que estou totalmente fora de spoilers e quero ser surpreendido ao máximo.

Adorei a despedida dela com o Aaron. Foi uma cena muito emocionante e que revela muito o incompreendido talento da Evangeline Lilly. Aaron ficou com a avó biológica, a mãe de Claire, para que a Kate possa fazer aquilo que prometeu. Parece que ele já sabe da avó e aceitou tudo normalmente. Mas com o Aaron deixado para trás, no mundo exterior, fica a interrogação se será ele a ir para a ilha ou a Kate (e a Claire) a saírem dela. Ainda existe a menos provável hipótese de todos ficarem separados no final da série.

79684d3e2459860465a9d307079462b4Também descobrimos através dos flashbacks que o Sawyer pediu para a Kate visitar a sua filha, Clementine, cuja a mãe (Cassidy) era uma conhecida dela. Cassidy avisa a Kate o tipo de homem que Sawyer é, mas esta acredita que ele tenha mudado. Foi um bom encontro e é interessante ver o quão confidentes elas ficaram. Mais um mistério resolvido de forma satisfatória para alguns e para outros nem por isso. Mas isso é Lost e é impossível agradar a todos.

Na ilha, os eventos ocorreram em torno da situação de Ben em criança. Depois de Miles o levar para a vila Dharma e de Jack recusar a salvar o homem que tentou arruinar a sua vida, Kate e Juliet não têm outra opção senão levá-lo, com a ajuda de Sawyer, ao acampamento dos Outros. Existem dois pontos de superior interesse nessa história toda: o primeiro é o excelente confronto entre Kate e Jack e o segundo é o facto de Sawyer ter ajudado Ben pela Juliet, ou seja, parece que o triângulo amoroso Jack-Kate-Sawyer é coisa do passado. Ainda bem!

E aquela conversa entre o Miles e o Hurley? Muito divertida e filosófica, não? Gostei da interacção entre os dois personagens e acho que deviam haver mais cenas como essa, principalmente porque responde a várias perguntas dos fãs, algumas delas bem pertinentes. Já vi o episódio 12, Dead is Dead e foi mesmo excelente, mesmo muito bom. O review sai muito em breve e vai ser um prazer escrevê-lo pois foi um dos meus episódios favoritos de toda a série.

Nota: 9,0

0 respostas a Lost (5.11) – Whatever Happened, Happened

  1. Tiago diz:

    Bom epi. Tbem vi o epi 12, é excelente por sinal.
    Fiquei pensando mto na discussão do Hurley e do Miles. Algumas coisas parece me q fazem sentido.

  2. Eu gostei desse ep. Marco, achei que como era um ep. focado em kate iria ser beeem chato, mas me enganei… adorei as conversas de Hurley e Miles. 😄 (porém, assim como o Tiago, achei o ep. 12 muito melhor, perfeito, aliás!)

  3. Tiago diz:

    Ah, vou discordar um pouco do marco em relação Jack-Kate-Sawyer. Acho que ainda vai ter história para ser contada….
    É márcia, pra mim faltou alguns detalhezinhos pro epi 12 ser perfeito, mas foi um dos meus preferidos dessa temporada… :mrgreen:

Deixe uma Resposta

