Lost (5.12) – Dead is Dead

lost_5x12

Mas que fantástico episódio esse, concordam? Dead is Dead é, para mim, o melhor da temporada e um dos meus favoritos de toda a série. A base de tudo é o Ben, o personagem que, ao lado do Jack e do Locke, teve um crescimento excelente ano após ano. Benjamin Linus é a figura de Lost, é aquela que mais mistérios esconde e mais responde, onde aprendemos a temê-lo, a odiá-lo ou até mesmo sentir pena dele. Quando pensamos que ele está a dizer a verdade, é mentira, e vice-versa. Nunca sabemos qual o exacto momento no qual devemos acreditar nele!

Ao décimo segundo episódio temos o esperado confronto entre Ben e Locke, após o último ter sido vítima de assassinato pelo primeiro, duas vezes! A cara de Ben, maravilhosamente interpretado por Michael Emerson, é simplesmente magnífica e ver Emerson e O’Quinn a contracenarem juntos é mesmo gratificante. Lost é a minha série favorita, mas sei reconhecer que existem outras com melhor elenco, como por exemplo Damages, mas os dois anteriormente referidos merecem mesmo concorrer ao Emmy deste ano.

losts05e12hdtvxvid-notvavi_002263928É nessa primeira conversa que Ben diz que precisa ser julgado pelo que fez, pela culpa que sente ao sentir-se responsável pela morte da sua filha, Alex. E quem o vai julgar? Aquele que menos imaginaríamos: o monstro da fumaça. Mas para chegar até lá, ele tem de percorrer um longo caminho… O primeiro entrave que os dois encontram é Caeser, que acaba por ser morto por Ben. Será que a sua personagem vai ficar por aí? Claro que não! Sempre que um figurante ganha um diálogo que seja em Lost, o mais provável é que este figurante seja explorado mais à frente.

Após chegarem à vila dos Outros, deparam-se com uma sombra no quarto da Alex. Eu, nessa altura, só pensava: que seja a Claire, por favor! Infelizmente, não era ela, mas sim a Sun que fica perplexa ao ver Locke vivo. Lapidus decide abandonar o trio e acaba por ir embora, mas será que a ilha vai deixá-lo partir? Acho que não, embora a sua história já esteja contada e não existam mistério de roda da sua personagem. Miles e Faraday é que têm muito por dizer ainda, muito mesmo!

Na sua casa na vila, vemos o processo de libertar o mostro, algo que pensei que só veríamos na sexta temporada. Misteriosamente é Locke quem encontra o local onde o mostro está e onde Ben será julgado. Não foi surpresa quando percebemos que esse sítio é o mesmo que o mostro arrastou a equipa da francesa. Ao entrar lá sozinho, Ben é rodeado pelo fumo e tem visões das suas acções e acaba por ser absolvido com uma condição: seguir Locke. Está mais que claro que Lost tem uma mitologia egípcia, algo que me fascina bastante. Aquele julgamento faz-me lembrar um pouco o julgamento dos mortos, segundo a mitologia do Egipto.

Mas como se isso não fosse suficiente, tivemos ainda vários flashbacks interessantes que resolvem de uma vez só a história da saída do Widmore da ilha… e não só. Lembram-se das regras referidas no episódio 4.09, numa conversa entre o pai da Penny e Ben? Pois é, elas foram quebradas porque Widmore saía da ilha e voltava a seu belo prazer, sempre que lhe apetecesse, tendo mesmo uma filha. Contudo, o Ben descobriu tudo e mandou exilar o Widmore.

cusersthadpictureslostseason55x125x1200091Mas o feitiço virou-se contra o feiticeiro quando voltou com os Oceanic 6 para a ilha, acabando por quebrar as mesmas regras que Charles quebrou. Estão os dois agora em pé de igualdade? Será que o Jacob tem tanto desprezo por um como tem por outro? Isso não sabemos, mas que vamos descobrir, disso tenho a certeza. Mas toda essa história do Widmore está a gerar uma pequena polémica devido aos erros de continuidade. Ora se ele na conversa com Ben no episódio 4.09 disse que saiu da ilha há 20 anos atrás, estamos em 1987 quando o Widmore saiu. Mas se a Dharma só foi destruída em 1992, como é que ele usava o submarino nessa altura. Provavelmente exagerou quando disse 20 anos ou então é mais uma das consequências das viagens/diferenças temporais que envolvem a ilha e o mundo exterior.

Além da expulsão de Charles, ainda tivemos outras duas cenas bem curiosas de se ver. Primeiro visualizámos como é que o Ben raptou a pequena Alex e tornou-se o seu pai. Em segundo lugar, vemos o porquê de ele estar todo negro no episódio 316 (5.06). Pensava mesmo que ele ia matar o Charlie, mas o Desmond conseguiu impedir que tal acontecesse (e o tiro?!). Por um lado, gostei do facto da Penny não ter morrido, mas por outro preferia que ele tivesse mesmo cumprido a promessa que fez ao seu inimigo.

Agora resta esperar que os cinco episódio finais sejam tão bons ou melhores que esse, pois faltam pouco mais que 20 episódios para o final definitivo da série. Espero que na próxima quinta-feira ainda tenha tráfego (que saudades da minha SAPO ADSL) para fazer download do próximo episódio e fazer review o mais rápido possível. Lost merece uma atenção especial por este lado e não dispenso por nenhuma outra série. Depois de três episódios menos bons, a série redimiu-se e mostrou outra vez o porquê de ser a melhor da actualidade!

Nota: 9,8

Advertisements

0 Responses to Lost (5.12) – Dead is Dead

  1. Tiago diz:

    Tá aí o pq de lost ser a melhor série da atualidade.

  2. Matheus diz:

    O final do episódio foi incrível;

  3. DMM diz:

    foi genial poder ver o Ben a fazer os seus esquemas por ordem cronológica e não ver apenas o resultado…
    sem dúvida que é uma personagem muito complexa e acima de tudo um manipulador extremo…

  4. Rui diz:

    Tenho medo que o próximo episódio venha a ser uma desilusão para os espectadores, porque centrar um episódio em 1977, principalmente em Miles, depois do que vimos e “Dead is Dead” poderá ser frustrante para nós, fás. Mas veremos se os guionistas nos surpreendem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: