House (5.24) – Both Sides Now

both-sidesSurpreendente. É assim que classifico a Season Finale de House. Um episódio que valeu principalmente pelo final, mas que tem uma preparação progressiva durante o episódio. Both Sides Now é um reflexo do título. Um episódio com dois lados, a cara e a coroa, a realidade e a ficção.

Começando pelo caso da semana. Sendo um dos poucos da temporada que estabelece relação com o resto, temos um caso interessante, com algumas perguntas, mas pouco mais. Foi engraçado ver uma mão que tenha mudanças de humor, tenha vida própria. Depois foi mais uma questão de adivinhação, com House a descobrir até metade, e a namorada a fazer o resto do trabalho. Dois lados na mesma pessoa, um com a verdade, outro com a ficção. Um retrato do episódio, uma dualidade que o caso veio sobressair ainda mais.

Passando ao resto. E começando pelo princípio, ou seja, pelo que ficou do último episódio, que se resume a um simples objecto. Batom. É isso que resta da noite entre House e Cuddy. Mas as questões anteriormente levantadas começam a sobrepor-se ao momento tão especial para Huddy. Como House se tinha desintoxicado tão rapidamente? Como é que House conseguiu tão facilmente livrar-se do fantasma que persistia? Como House dormiu com a Cuddy, e logo num momento que teve muito de surreal? A chegada de um novo paciente (que, diga-se a verdade, foi muito mau finalizado. Não sabemos mais nada, e fia mal resolvido Ou seria uma nova alucinação?) a House começa por trazer um aviso.

O episódio vai desenrolando, com House a tentar irritar Cuddy (talvez outra imaginação de House) que antecede o grande final, que estava pronto para sair. Afinal House continua na mesma, com os mesmos fantasmas, com o mesmo vício. Afinal House não dormiu com Cuddy, mas isto sim foi uma invenção da sua mente. A cena é muito bem construída, com vários planos da cara de Hugh Laurie, mostrando que algo de mal está a acontecer (foram constantes, durante o episódio, os planos da cara do britânico), e com uma Cuddy sem perceber do que se está a falar.

E assim começa o relembrar de tudo, numa montagem soberba, que tem muito a ensinar a algumas que andam por ai. Flashback atrás de flashback vemos a verdadeira noite de amor com Cuddy, a verdadeira história, a face escondida da realidade. Vemos um House em sofrimento após ver que Cuddy o largou num momento importante, e que tudo o que resta é o Vicodin, disfarçado de Batom. Vemos House a realizar sozinho tudo que pensava ter feito em duo.

A aflição entra dentro de House, juntamente com a surpresa e o desgosto, que também vão passando pelo rosto do actor britânico, que tem outra vez uma excelente interpretação. Amber regressa, Kutner retorna, os dois vindos do mundo dos mortos, com a mensagem de que nada mudou, tudo continua na mesma. Um twist nada esperado, nada previsível, mas um dos melhores que já aconteceu em House.both-sides-22

E depois a montagem final. O contraste entre a luz e as trevas. A felicidade de Cameron e Chase, no seu casamento, e de House a tentar agora curar-se. Parece que é desta que House vai acabar com os fantasmas, chegou ao limite. Acabamos com ele a entrar para um hospital psiquiátrico, sempre com Wilson por perto. E ficamos a espera até Setembro.

E assim se contou a Season Finale de House. Fica um certo sabor a desilusão, pois o final foi como tirar um doce a uma criança. Mas a desilusão é ultrapassada pelo resto, com algumas surpresas. O que esperar para a próxima temporada. Um House igual, de novo viciado. Esperemos que (não) me engane. Pois tanto pode ser bom que me engane, como que não. Falta algumas mudanças, mas para mudar para pior não vale a pena.

Nota: 9,4

SEASON FINALE

0 respostas a House (5.24) – Both Sides Now

  1. João diz:

    Simplesmente um grande episódio 🙂

  2. Camila Oliveira diz:

    Só queria que o caso médico fosse mais desenvolvido, era muito interessante. De resto, muito bom. Fiquei boquiaberta com a reviravolta no final do episódio e o casamento, nossa, esperei cinco temporadas para ver o casório de Chase e Cameron. Que venha setembro!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: