Castle (1.10) – A Death in the Family

castle-1102Sendo a season finale da série, A Death in the Family, para além de fazer (duplamente) jus ao título, trata-se de um resumo do que é Castle. Fogem alguns pormenores, mas o essencial está presente. E por isso temos, se não o melhor, dos melhores episódios da temporada.

Eu já falei das entradas de Castle, e está, apesar de ficar atrás de algumas da temporada, também foi muito boa. Focada nos pormenores, nas pecinhas pequenas que não terão importância para o caso, mas que dão outra perspectiva a ele. Num carro estacionado durante dias na cidade jaz morto um cirurgião plástico de renome

Após um exame, é notório que sofreu tortura e o caso ganha outra dimensão. Aquilo era algo pessoal. Percebemos que o cirurgião andou a trabalhar para o FBI, numa tarefa um pouco perigosa. Mudar a cara de testemunhas chaves em casos contra a máfia é um trabalho bem pago, mas com os seus riscos.

Depois foi a procura da testemunha chave, numa procura um pouco ortodoxa, com a utilização de alguns meios um pouco ilícitos, mas que demonstram que Castle investiga bem para os seus livros. E só assim é possível descobrir o assassino, uma mulher que andava a procura de silenciar a testemunha, a pedido da família da máfia.

Mas para além do caso, Castle não descuida as outras facetas da série. Começando pela familiar, temos a filha a ir ao seu primeiro encontro, e o pai, como qualquer pai preocupado, procurar os antecedentes do par. Mas, como a sua mãe diz, existe tempo para tudo, e que está na altura de dar um pouco de liberdade a sua menina.

Depois temos a faceta humorística. Castle não é daquelas séries que se preocupam com a o caso. Temos várias situações hilariantes, mas ficam para o registo duas. A primeira é a surpresa que o escritor tem programada para o par da sua filha, visível na imagem. A segunda é a parte da metáfora entre os seios e a figura mística do Pai Natal, que deixa corada de vergonha várias séries de humor que por ai andam. Consegue-se manter o espectador divertido, mas nunca distanciando do objectivo principal, o caso.

E depois que dizer do final. Castle decide investigar pelos seus próprios meios o caso da morte da mãe de Kate, e, com a ajuda do melhor patologista forense da cidade, descobre algo que tinha escapado a todos. A Beckett sénior não sofreu uma morte qualquer, mas sim foi assassinada por um serial killer. O terreno está preparado para a segunda temporada, para além de ficar no ar qual será a reacção de Kate.

E assim se conta a história da Season Finale de Castle. A série já faz parte do menu para a próxima temporada, e, claro, já se tornou parte da rotina. Também não é difícil para uma série muito leve, fácil de ver, e nada maçadora. E que venha a segunda temporada.

Nota: 9,3

SEASON FINALE

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: