Comentário à temporada 2008/09

topo_portaldeseries-copy2

Agora que a temporada 2008/09 terminou, nada melhor que fazer um comentário sobre o que mais e menos gostei. Começando a falar sobre a originalidade de novas série, devo dizer que esse ano foi uma autêntica desilusão nesse aspecto. Se formos a olhar para os anos anteriores, principalmente a temporada 2004/05, a televisão já não é o que era. Aliás, as emissoras distinguem-se pelas suas séries e acho que é evidente que a CBS continua apenas a apostar em policiais e sitcoms, a CW em dramas adolescentes e a NBC em fracassos. Felizmente a FOX  e a ABC, assim como a televisão por cabo (HBO, Showtime, FX, entre outros), ainda conseguem trazer algumas séries com criatividade, como o caso de Fringe e True Blood.

Foi também este ano que tivemos alguns finais de séries que vão fazer falta. Battlestar Galactica, essa grande série protagonizada por Edward James Olmos, é aquela que sentirei mais saudades, mas fico feliz pela forma como terminou. Pushing Daisies também disse adeus este ano, mas à semelhança de BSG, o final foi bastante satisfatório. Contudo, é com muita, mas mesmo muita, pena que vejo a série do Bryan Fuller não ganhar uma terceira temporada. ER, o drama médico mais longo da televisão americana, também se despediu quinze anos após a sua estreia em 1994.

Gostei da decisão da NBC em 2008 de ter renovada a série para uma última temporada e não terminá-la naquele ano. Por fim, temos o cancelamento de Terminator: TSCC. Ainda não consegui entender a decisão dos argumentistas em terem deixado um final aberto quando o cancelamento era quase certo. Eu sei que poderia colocar alguma pressão na FOX, mas onde está o respeito pelos fãs no meio disso? Ainda outras séries que eu não acompanho terminaram depois de anos de exibição, como The Unit, Without a Trace e Kyle XY.

Mas falando de coisas mais felizes, houve séries que voltaram em grande para novas temporada muito boas. A que mais se destacou para mim, a nível de crescimento, foi Supernatural. A quarta época da série criada por Eric Kripke foi simplesmente fenomenal, e se tirarmos um episódio ou outro, diria até perfeita. Lost também teve mais um ano excepcional, mas isso já vendo sendo habitual ao longo da série. Grey’s Anatomy e Fringe são séries que começaram mornas, mas acabaram por se tornarem, também, uma das mais esperadas semana após semana.

Contudo, houve séries que desiludiram um bocado, talvez pela alta expectativa que eu tinha em relação às mesmas. O salto de cinco anos de Desperate Housewives não fez nada bem à série. A quinta temporada das donas de casa teve muitos baixos e além disso ainda teve um final pouco satisfatório. Damages também não cumpriu aquilo que prometeu no final da primeira época (a guerra entre a Ellen e a Patty), tendo alguns episódios um pouco aborrecidos. A desilusão de Nip/Tuck já vinha desde a primeira parte da quinta temporada, mas a segunda, que estreou em 2009, foi intragável. Como é possível que uma série desça tanto de qualidade?! Mas quem fica no topo das desilusões é Heroes, foi depois da fraca época passada, consegue criar algo muito mau num volume que tinha um enorme potencial.

Falta apenas falar das melhores e piores novas séries e dos reality shows. Nas novas séries, em termos de comédia, quem ganha é, sem dúvida, Worst Week. É com muita pena que vejo a série ter o mesmo triste destino que Aliens in America. Mas que sorte danada que eu tenho! Já na categoria drama, True Blood foi a que mais impressionou. Tendo um piloto claramente estranho, a verdade é que a série conseguiu crescer imenso e é com grande entusiasmo que aguardo a segunda temporada. Já a pior estreia fica por conta de Do Not Disturb (ainda se lembram disso?). Southland também não me agradou muito, mas daí a ser uma má série vai um grande passo.

Este ano comecei a ver três reality shows: Survivor, Amazing Race e Wipeout. Gostei muito de Survivor e Wipeout, mas Amazing Race, que no início até era divertido, acabou por ficar chato. Entretanto já vi três temporadas de Survivor e pretendo ver, este Verão, o Survivor: China. Já Wipeout, como é uma série de Verão, é algo que vou ver semanalmente, pois é absurdamente divertido. E é esse o meu comentário à temporada 2008/09, que conseguiu estar mais ou menos no mesmo patamar que a passada. Agora quero ler as vossas opiniões: quais as séries que mais vos surpreenderam, desiludiram, novas apostas, surpresas, etc. Sintam-se livres para comentar!

0 Responses to Comentário à temporada 2008/09

  1. Otemo texto, BTW!
    Realmente a temporada 2008/2009 ainda tem mais reflexos negativos do que positivos. As emissoras americanas, mais do que nunca tornaram-se caricatas em sua programação e banalizando talvez a capacidade do telespectador em digerir coisas diferentes. Sem duvida a grande surpresa pra mim desta temporada foi Fringe, digo que até mais que True Blood. Fringe me deixou encucada pelo nome por trás dela: J.J Abrams. Confesso que pensei se ele teria criatividade suficiente para gerir uma série puramente de Sci-fi/policial sem soar como um Arquivo X maquiado e confesso novamente que ele me ganhou.
    True Blood mexeu com um dos generos que mais gosto e tento entender: Vampiros e o fez de maneira MAGESTRAL. Agora pensar que teremos um PATETICO “Vampire Diares”, mas vindo da CW oq podemos esperar. O maior dos fracassos talvez tenha sido DOLLHOUSE, que provou que o nome de Joss Whedon não faz milagres. Lie to Me trouxe uma ideia diferente tb!

    Das séries que acompanho o desenvolvimento e crescimento vai para Greys e sem duvida pelo que escuto, Supernatural, uma série que tenho que ver corretamente.

    Diferentes dos outros finales anteriores, essa temporada deixou bem a desejar, ao ver de Smallville e OTH.

    Mas creio que o que veem por aeh em 2009/2010, pelo menos as novas premissas ao meu olhar são piores que a ultima saga. Assuntos manjados, desgastados, Dramas medicos, grupos policiais, modelos em começo/fim de carreira. Remakes de filmes e livros e sem falar na BANALIZAÇÂO DOS DRAMAS TEENS, novamente! E ODE A CW claro por fazer o remake de MELROSE PLACE. Será q eles não cansam de ser motivo de piada.

    • Por acaso acho que a proxima temporada tem óptimos pilotos, como V, Flash foward, algumas comedias, etc. sempre está melhor que a passada. contudo, a cw, nbc e cbs não trazem nada de novo, sendo a primeira os dramas teen, a segunda os médicos e a terceira os policiais. enfim…

      • Como não sou ligada mto nas comédias não sei mto bem, uma que me interessou pelo tema claro, foi Eastwick , mas tenho um pouco como eles irão transformar em série. Mas sempre acho que a melhor aposta dos canais e a ABC.

      • Eastwick parece uma mistura de donas de cada com Charmed (dessa eu só vi um pouco no axn). Mas pode ser que tenha sucesso, principalmente por ser algo já conhecido.

  2. Rodolfo diz:

    Essa foi a minha primeira fall season e por isso não posso comparar com anteriores já que acompanhava meus seriados preferidos pela TV a cabo

    surpreenderam, desiludiram, novas apostas, manteram a estabiliadade

    SURPRESAS

    True Blood
    Kings
    United States of Tara
    The Secret life of the american teenager
    Merlin
    Damages
    Samurai Girl

    DESILUÇÕES

    Fringe
    Harper´s Island
    Skins
    Crusoe
    90210

    MANTERAM A QUALIDADE

    Lost
    House
    Robin Hood
    Burn Notice
    Everybody hates Chris

    MELHORARAM

    One Tree Hill
    Burn Notice
    Supernatural

    PIORARAM

    Heroes
    Heroes
    Heroes (até hoje tenho raiva pela ansiedade que tinha pela 3 temporada)

    NEM CHEiROU (pelo menos para mim)

    Dollhouse
    The Mentalist
    Privileged
    Reaper
    Kyle XY
    Party Down

    ESTA NA MINHA FILA DE ESPERA

    Battlestar Gallactica
    Rome
    30 Rock
    Worst Week
    Terminator
    Prison Break

    Quem quiser me conhecer melhor visita meu blog,

    Abraço pessoal do Portal de Séries

  3. DMM diz:

    SURPRESAS:
    TRUE BLOOD
    MERLIN
    HARPERS ISLAND

    DESILUSÕES:
    FRINGE (já vi até ao 15 e continua a não me cativar)
    DOLLHOUSE (ridícula)

    MANTIVERAM:
    LOST
    PRISON BREAK
    BATTLESTAR GALACTICA

    MELHORARAM:
    24
    FRIDAY NIGHT LIGHTS
    SMALLVILLE
    SUPERNATURAL

    PIORARAM:
    DEXTER
    HEROES
    HOUSE
    TERMINATOR: TSCC

    ESTA NA MINHA FILA DE ESPERA:
    SOPRANOS
    LEGEND OF THE SEEKER
    DAMAGES

    SERIES PARA VER NO PRÓXIMO ANO:
    THE PACIFIC
    FLASH FOWARD
    V
    DAY ONE

    • Finalmente encontro alguém que também se diverte muito com harper’s island. eu acho que a série está a cumprir aquilo para que veio. Realmente a quinta temporada de house piorou muito, levando-me mesmo a desistir da série. Qt a The Pacific, faz-me lembrar um pouco band of brothers, por isso acho que vou ver. Day One também parece ser interessante é um dos projectos da nbc que me desperta alguma curiosidade.

  4. Maurício diz:

    esqueceu de chuck só! uma baita surpresa na 2ªtemporada,melhoro muito a série! Supernatural(que você falou),foi impecavél….alguns episódios enrolação,mais que são precisos,mais o resto..sem comentários,muito bom!e Prison Break,gostei muito da 4ªtemporada,apesar de muitas críticas,deve ser por que amo Prison Break demais,a mesma coisa,a 3ªde Dexter! The Big Bang Theory melhoro muito na 2ªtemporada(ja era bom),How I Met Your Mother(pioro,mais ainda continua bom,pq antes era ótimo),Two and a half men(melhoro no fim e foi bom no começo,la no meio da temporada,tava muito chato,mais é isso) House,24hs,Lost e Fringe eu não vejo!então não sei!

  5. cristiano diz:

    Fringe e Dollhouse desilusões?
    Não devem andar a ver o mesmo que eu 57852752

    • Fringe acabou mesmo por surpreender bastante na recta final. Claro que teve um episódio ou outro q desiludiu, mas também acho que a fasquia tava mt elevada por ser do JJ Abrams. Qt a dollhouse, como só vi os 3 primeiros, ainda n tenho uma opiniao formada. Por agora, no que toca ao whedon, fico-me por Buffy S3.

  6. carlos eduardo diz:

    Não posso dizer muita coisa, pq ainda não tive a chance de assistir muitas séries devido a ainda estarem acompanhando-as. Mas com o pouco q assistir posso dizer q me decpcionei muito com TSCC, estou triste pelo final da série Prison break, tbm com muita raiva de Heroes, não estou muito empolgado com Fringe, mas com expectativas para supernatural, smallville e o final de Prison break.Enfim, embora não tenha assistido tudo até o fim, já tenho noção pelos comentários nos blogs e sites.

Deixe uma Resposta

