So You Think You Can Dance (5.04) – Vegas Callbacks #1

so_you_think_you_can_danceEste é o primeiro reality show que eu me aventuro a escrever reviews semanais. Já tinha pensado em fazer isso com Survivor, mas como no início de 2009 estava cheio de trabalho já para fazer, deixei de lado. A quinta temporada de So You Think You Can Dance é a primeira que eu vejo, por recomendação da Mary Barros, autora dos reviews de Brothers and Sisters, Kyle XY e Greek. Depois das audições em seis cidades diferentes, chegou altura dos melhores serem selecionados para chegarem ao tão ambicioso lugar no Top 20. O facto de ter adorado este episódio é a prova de que não me arrependo de ter seguido o conselho da Mary e começo já a entender a personalidade de cada concorrente. Como todos os reality shows do género, o programa começa a ficar verdadeiramente interessante e bom de se ver depois dessa fase de encontrar os concorrentes. Agora que eles já se conhecem e estão a conviver e lutar uns contra os outros por um lugar apropriado, a história já é diferente!

d11

Com o final das audições, chega a vez de todos se encontrarem em Las Vegas. O formato do programa agora está diferente, logo os meus comentários já não se vão reger apenas pelas performances dos concorrentes, mas sim por vários temas. Escolhi a emoção porque é algo que fica sempre bem nos programas de competição e caso não houvesse esse tipo de situações, a imagem que os dançarinos mostravam é que a dança era apenas um passatempo e não uma paixão. Esta primeira ronda de eliminações que vai gerar o Top 20 teve, sobretudo, grandes momentos de tensão, principalmente entre os irmãos e irmãs do programa. Contudo, o grande momento do episódio é para a reacção daquele concorrente que teve uma segunda oportunidade (o que está na imagem acima). Confesso que ainda não decorei nomes de ninguém por isso às vezes pode ser difícil expressar-me, mas espero que compreendam tudo aquilo que eu tento dizer. Eles, ao chorarem, abraçarem-se, apoiarem-se uns aos outros só demonstra o quão importante é este programa para a sua vida. É mais quer normal isso acontecer e sem essa vertente, a verdade é que ‘So You Think You Can Dance’ era apenas um concurso de competitividade fria e crua!

d21

E de onde vem grande parte dessas emoções? É quando alguém é eliminado e não passa para a próxima ronda! Infelizmente, de mais de uma centena de concorrentes, apenas os vinte melhores podem passar para a próxima fase do programa e, com algumas injustiças é verdade, são maioritariamente os melhores a passarem. Aqui já se começa a perceber que não basta ser bom na dança e é necessário muito mais que um bom momento de sapateado ou de acrobacias. É necessário impressionar, inovar e dançar MUITO bem. O quase acabou-se, as segundas oportunidades são escassas e o júri está mais implacável que nunca. Um exemplo disso é quando os concorrentes disseram ‘se ela [uma dançarina que era muito querida pelos colegas] foi eliminada, podemos ser todos’. E essa é mesmo a verdade nua e crua por detrás das eliminações, os nossos favoritos nunca estão a salvo. O objectivo do programa é bem claro: encontrar UMA pessoa que saiba dançar. E para encontrar essa pessoas, outras centenas tiveram que ser deixadas para trás!

d4

O terceiro tema que vou dar a minha opinião é a dança em si. Como disse anteriormente, essa é a primeira edição de ‘So You Think You Can Dance’ que eu vejo, logo não sei como é que as coisas se processavam. Achei muito interessante o facto de darem uma noite para um grupo de cinco ou seis pessoas ensaiarem uma coreografia. Sendo que algumas não foram tão boas, outras destacaram-se pela positiva. Essa que está na imagem acima foi uma delas, juntando originalidade a um grande momento de cumplicidade entre os seis que estavam lá presentes. Outra que eu gostei bastante foi uma em que estava aquele homem de cor que não conseguia surpreender a juri com aquela rapariga muito bonita (loira), que mesmo apoiada pelo pai, não conseguiu passar para o Top 20. A tarefa era difícil e alguns foram prejudicados por estarem num grupo onde as suas ideias não eram tão bem aceites, mas concordei na maioria dos comentários do júri. Acho até que eles foram muito justos nas decisões que tomaram durante os vários dias em Las Vegas, até chegar ao Top 32, que ficou conhecido no final deste episódio.

d31
Ao longo dos novento minutos deste quarto episódio, muitos foram eliminados. Chegar a este posição de estarem entre os trinte e dois melhores deve ser um motivo de orgulho para os competidores. Contudo, para seis rapazes e seis raparigas o sonho acaba hoje, quando for divulgado o Top 20 desta temporada. Estou muito ansioso para saber quem vão ser os integrantes desta lista e ainda bem que a FOX transmite dois episódios por semana, pois aguentar sete dias para saber essa decisão é muito tempo. Quem são os concorrentes que vocês mais torcem que ganhem? Já têm algum favorito? Ainda não tenho ninguém em especial a quem desejo que ganhe o programa, até porque pelo que me disseram, os verdadeiros desafios ainda estão por vir! Eu espero ansiosamente por eles…

0 respostas a So You Think You Can Dance (5.04) – Vegas Callbacks #1

  1. Acho que você pegou realmente o espirito de SYTYCD…Emoção, dedicação e viver aquele momento como se fosse algo realmente único, como ele é e parece ser.
    A ideia não é necessariamente manter aquele EXIMIO dançarino(a) por ele mostra realmetne ser excelente..O programa vai alem da dança….Nigel sempre disse e repeti novamente que o interessante do programa e o que o faz especial é uma pessoa que notoriamente não tem a melhor das habilidades ou talvez seja especialista num estilo somente mas que tenha capacidade de evolução e de crescer dia a dia..
    Tonny da imagem acima mostrou isto em cada um dos momentos!!!! E mostrou tb no próximo! Esse é o espirito de SYTYCD…E esse júri na minha opinião é um dos melhores que já vi…Não são imparciais, vão direto no ponto, criticam quando tem, elogiam quando devem…E incentivam para melhorar e voltar ao programa…E eu sempre senti que tudo que eles falam, sendo duros ou moles as vezes, ele falam com sinceridade.

  2. Wesley diz:

    Favoritoss…..
    Tem um monte….tem q esperar pra ver..
    Eu to assistindo, mas nao to entendendo o jeito que funciona…
    Entendo pouco o ingles….entao estou tendo essa dficuldade..

    Entndi q o objetivo da audicao era ir pra las vegas..
    Agora eh entrar pro top 20..
    Soh issoo……eh soh isso ??
    ou tem mais alguma coisa a ser entendido ??

    • Olá Wesley, antes de mais nada, bem vindo ao Portal de Séries. É sempre bom receber novos visitantes.

      Então quanto ao concorrentes, é assim: o primeiro objectivo deles é, nas suas cidades (naquelas primeiras audições), ir para Las Vegas. Em Las Vegas, eles competem com os outros concorrentes de outras cidades que também passaram para esta eliminatória. No episódio 5.04, o primeiro passado em Las Vegas, vemos a eliminação de dezenas de concorrentes até só restarem 32, mas apenas 20 (o famoso Top 20, que é decidido no 5.05) é que vão passar à próxima fase, onde já se faz aqueles espectáculos ao vivo. Depois de começarem esses espectáculos, o PÚBLICO vai eliminando 2 por episódio.

      Não sei se me fiz entender, mas caso tenha alguma dúvida, é só dizer🙂

      • Wesley diz:

        HuMmm…perfeitooo..
        Brigadao Marco, minhas duvidas ja foram esclarecidas….

        Assisti agora pra ver quem dança melhorr…
        Vlw

  3. PTGuy diz:

    Vi este episódio (Season 5, ep. 4) no passado fim-de-semana, na Fox Life Portugal. Não sei se os participantes desta discussão estão a acompanhar este programa em Portugal ou se no Brasil.

    A minha questão é a seguinte: a produção deste programa adapta as músicas conforme o país onde o programa é emitido? Digo isto porque as coreografias da Sonya e da Mia Michaels tiveram uma música completamente diferente na emissão em Portugal quando comparada com a emissão disponível para download na internet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: