Emmys 2009: Nomeados e Apreciação

emmy-statuetteAntes de tudo quero apenas dizer que este artigo só foi publicado agora porque passei a tarde no cinema a ver o Harry Potter e o Príncipe Misterioso. Não é que me sinta na obrigação de dar explicações, apenas disse isso para mostrar o meu total agrado e surpresa pela mais recente adaptação da saga, que é, sem dúvida nenhuma, a melhor até agora. Os vencedores desta edição do Emmys serão anunciados na cerimónia que realizar-se-à no dia 20 de Setembro. E agora vamos lá aos nomeados e comentários.

Melhor Série (Drama):

Big Love
Breaking Bad
Damages
Dexter
House
Lost
Mad Men

Não houve grandes surpresas nesta categoria. Pelo que ouvi dizer, a terceira temporada de Big Love foi excelente e a nomeação é mais que justa. Fico muito feliz pelo grande reconhecimento que Breaking Bad está a ter, principalmente porque considero a segunda temporada uma das melhores coisas que apareceram este ano na televisão. Já Damages e House são duas que talvez não merecem a nomeação que lhes foi dada, mais a segunda do que a primeira. A quinta temporada de House foi má, pelo menos a primeira metade (que foi a que vi) e fico frustrado ao ver que roubou o lugar a uma série que tenha feito um trabalho melhor. Mad Men era mais que esperado e quanto a isso não há nada a fazer. Dexter também teve um terceiro ano inferior aos interiores e este lugar podia ser aproveitado por outras bem melhores. Por último, temos a nomeação de Lost pela terceira vez em cinco anos. Apesar de ter sido uma quinta temporada criticada, a verdade é os argumentistas cumpriram aquilo que prometeram: construir a ponte necessária para o grande ano final!

Melhor Série (Comédia):

Entourage
Family Guy
Flight of the Conchords
How I Met Your Mother
The Office
30 Rock
Weeds

Das sete nomeadas apenas posso falar sobre três: Family Guy, The Office e 30 Rock. Eu ainda tentei ver toda a sétima temporada desta animação da FOX, mas o que antes era pura comédia agora tornou-se no mais estúpido que existe. Eu sei que é uma série com muita crítica aos americanos, mas existem melhores por aí, tais como Pushing Daisies e The Middleman. The Office é uma boa série, mas ainda não vi a quinta temporada. Contudo, estou por dentro da competência do guião e dos actores. Já 30 Rock é o Mad Men da comédia, portanto nada a dizer a não ser que quero que a série seja cancelada de uma vez para dar oportunidade a outras.

Melhor Minissérie:

Generation Kill
Little Dorrit

Melhor Filme feito para Televisão:

Coco Chanel
Grey Gardens
Into the Storm
Prayers For Bobby
Taking Chance

Melhor Actor (Drama):

Bryan Cranston (Breaking Bad)
Michael C. Hall (Dexter)
Jon Hamm (Mad Men)
Simon Baker (The Mentalist)
Hugh Laurie (House)
Gabriel Byrne (In Treatment)

Esta é uma das listas de nomeados que mais deve dar trabalho a escolher. O Bryan Cranston criou um Walter White fantástico e não me importava nada que fosse ele a ganhar este ano. A segunda temporada de Breaking Bad deu, mais uma vez, a oportunidade de Cranston mostrar o seu grande talento e a diferença entre esta personagem e a de Malcolm in the Middle. Dexter teve uma temporada fraca, mas o Michael C. Hall não tem culpa do guião que lhe foi dado, portanto ele merece essa nomeação. Simon Baker está nomeado mesmo no seu ano de estreia e é claro que ele é a alma de The Mentalist, logo também concordo com a nomeação. Hugh Laurie sofre o mesmo que Michael C. Hall. Já o trabalho de Jon Hamm e Gabriel Byrne não conheço.

Melhor Actriz (Drama):

Elizabeth Moss (Mad Men)
Glenn Close (Damages)
Sally Field (Brothers and Sisters)
Kyra Sedgwick (The Closer)
Mariska Hargitay (Law & Order: Special Victims Unit)
Holly Hunter (Saving Grace)

Se existe actriz que eu admiro completamente é Glenn Close. Ela é “a” actriz das série de televisão e nem o segundo ano de Damages mais fraco que o primeiro a deitou abaixo. Aliás, gostei mais da Glenn Close deste ano, afinal quem não se passou com as cenas de raiva que ela teve que enfrentar na recta final? Sally Field é novamente nomeada pela seu papel de patriarca em Brothers and Sisters e pelo que oiço falar, ela é mesmo muito boa! A Kyra Sedgwick é outra actriz que admiro e tenho pena de nunca ter acompanhado The Closer desde o início. As restantes não conheço o trabalho.

Melhor Actor (Comédia):

Jemaine Clement (Flight of the Conchords)
Steve Carell (The Office)
Jim Parsons (The Big Bang Theory)
Alec Baldwin (30 Rock)
Tony Shalhoub (Monk)
Charlie Sheen (Two and a Half Men)

Flight of the Conchords deve ser alguma coisa de jeito, pois em termos de comédia saiu-se muito bem. Steve Carell, Baldwin, Shalhoub e Sheen não são nenhumas surpresas, mas nunca achei o Alec assim tão bom a ponto de ser nomeado. Se ele tivesse noutra série nem seria nomeado, se é que me faço entender. Eu posso não gostar muito de The Big Bang Theory (Marcia e Gerson, podem comemorar, eu vou dar uma segunda oportunidade), mas estou consciente do trabalho fabuloso do Jim Parsons e é com agrado que vejo a sua interpretação reconhecida.

Melhor Actriz (Comédia):

Toni Collette (United States of Tara)
Tina Fey (30 Rock)
Mary-Louise Parker (Weeds)
Sarah Silverman (The Sarah Silverman Program)
Christina Applegate (Samantha Who?)
Julia Louis-Dreyfus (The New Adventures Of Old Christine)

Destas seis mulheres apenas não conheço o trabalho de Mary-Louise Parker e Sarah Silverman. Se fosse para escolher uma para ganhar, Christina Applegate seria a minha decisão. Ela passou por muito este ano a nível de saúde, mas conseguiu superar mas a ABC acabou por cancelar a série, uma das poucas comédias que já deu boas audiências na emissora (quando era exibida às segundas). A Tina Fey também é divertida, mas espero que não ganhe este ano. Já a Toni Collette também são duas grandes comediantes e não ficaria triste se fosse alguma delas a vencer, apesar de continua a preferir a Christina Applegate.

Melhor Actor (Minissérie ou Filme feito para Televisão):

Kevin Kline (Cyrano de Bergerac – Great Performances)
Brendan Gleeson (Into the Storm)
Sir Ian McKellen (King Lear – Great Performances)
Kevin Bacon (Taking Chance)
Kiefer Sutherland (24: Redemption)
Kenneth Branagh (Wallander: One Step Behind)

Não sou grande apreciador nem conhecedor desse tipo de categorias e apenas vi a prestação de Kiefer Sutherland em 24:Redemption e já que não foi nomeado para melhor actor drama pela sétima (e excelente) temporada de 24, ao menos que seja pelo telefilme.

Melhor Actriz (Minissérie ou Filme feito para Televisão):

Chandra Wilson (Accidental Friendship)
Shirley MacLaine (Coco Chanel)
Drew Barrymore (Grey Gardens)
Jessica Lange (Grey Gardens)
Sigourney Weaver (Prayers for Bobby)

Melhor Actor Secundário (Drama):

William Shatner (Boston Legal)
Christian Clemenson (Boston Legal)
Aaron Paul (Breaking Bad)
William Hurt (Damages)
Michael Emerson (Lost)
John Slattery (Mad Men)

Com o término da série, era normal que Boston Legal tivesse uma espécie de ‘homenagem’, tal como aconteceu com The Sopranos após a última temporada. Surpreende-me o facto da dramédia não ter sido nomeada para melhor drama, mas ainda assim dois actores conseguiram uma nomeação. Depois temos o Aaron Paul, a nomeação mais justa de todo esse Emmys 2009. O Jesse é uma personagem dramaticamente forte e muito vulnerável, perfeitamente interpretado por esse jovem actor. O William Hurt é o típico actor que se gosta ou que se odeia mas, como é o meu caso, às vezes pode-se odiar e gostar. Ele é um bom actor, mas há cenas em que ele me irrita um bocado. O que seria desta lista se não tivesse alguém de Lost? Já tivemos o Terry O’Quinn como vencedor e o Michael Emerson já tinha sido nomeado, mas foi em ‘Dead is Dead’ (na cena do julgamento do monstro) que Emerson brilhou de uma forma arrebatadora. Se o Emmy Não for para o Aaron Paul, espero que vá para ele.

Melhor Actriz Secundária (Drama):

Cherry Jones (24)
Hope Davis (In Treatment)
Dianne Wiest (In Treatment)
Chandra Wilson (Grey’s Anatomy)
Sandra Oh (Grey’s Anatomy)
Rose Byrne (Damages)

A Cherry Jones esteve muito bem neste papel importantíssimo que foi a Presidente de 24. As suas emoções e desespero no dia mais longo da sua vida são brutais e não consigo ver outra actriz como esse papel. Sobre In Treatment não posso comentar, mas sei que esta é uma série muito rica em interpretações e diálogo. Já as nomeações de Grey’s Anatomy seriam justas se fossem aplicadas noutras temporadas. A Sandra Oh e a Chandra Wilson são duas actrizes maravilhosas, mas foi a Katherine Heigl que brilhou e merecia levar essa nomeação. Será que isso foi um ‘castigo’ pelas declarações polémicas do ano passado por parte da estrela? Só pode ser, ou então esse ‘júri’ está cada vez com mais mau gosto. Por fim, devo dizer que é tão bom ver a Rose Byrne nomeada. As suas cenas com a Glenn Close são mais que excelentes e isso o mérito não é só da actriz nomeada a principal.

Melhor Actor Secundário (Comédia):

Tracy Morgan (30 Rock)
Jack McBrayer (30 Rock)
Jon Cryer (Two and a Half Men)
Kevin Dillon (Entourage)
Neil Patrick Harris (How I Met Your Mother)
Rainn Wilson (The Office)

Não há muito por dizer, mas fico contente pelo Neil Patrick Harris e o Rainn Wilson. São dois excelentes actores (vi muito pouco de How I Met Your Mother ainda, mas deu para perceber que o protagonista ali é ele) e espero que seja um deles a vencer.

Melhor Actriz Secundária (Comédia):

Kristin Chenoweth (Pushing Daisies)
Amy Poehler (Saturday Night Live)
Kristin Wiig (Saturday Night Live)
Vanessa Williams (Ugly Betty)
Jane Krakowski (30 Rock)
Elizabeth Perkins (Weeds)

Só tenho uma coisa a dizer: GO KRISTIN CHENOWETH!

Melhor Actor Secundário (Minissérie ou Filme feito para Televisão):

Ken Howard (Grey Gardens)
Len Cariou (Into the Storm)
Bob Newhart (The Librarian: Curse of the Judas Chalice)
Tom Courtenay (Little Dorrit)
Andy Serkis (Little Dorrit)

Melhor Actriz Secundária (Minissérie ou Filme feito para Televisão):

Marcia Gay Harden (The Courageous Heart Of Irena Sendler – Hallmark Hall Of Fame Presentation)
Jeanne Tripplehorn (Grey Gardens)
Shohreh Aghdashloo (House Of Saddam)
Janet McTeer (Into the Storm)
Cicely Tyson (Relative Stranger)

Melhor Actor Convidado (Comédia):

Beau Bridges (Desperate Housewives)
Justin Timberlake (Saturday Night Live)
Steve Martin (30 Rock)
Jon Hamm (30 Rock)
Alan Alda (30 Rock)

Melhor Actriz Convidada (Comédia):

Christine Baranski (The Big Bang Theory)
Gena Rowlands (Monk), Betty White (My Name is Earl)
Tina Fey (Saturday Night Live)
Jennifer Aniston (30 Rock)
Elaine Stritch (30 Rock)

Melhor Actor Convidado (Drama):

Edward Asner (CSI:NY)
Ted Danson (Damages)
Jimmy Smits (Dexter)
Ernest Borgnine (ER)
Michael J. Fox (Rescue Me)

Prefiro ver o Ted Danson no ramo da comédia que seja no drama, mas mesmo assim gosto da personagem Arthur Frobisher e tenho pena que tenha sido tão mal desenvolvido no segundo ano de Damages. Jimmy Smits foi a escolha perfeita para interpretar o falso amigo de Dexter e Ernest Borgnine também esteve excelente nos últimos episódios de ER.

Melhor Actriz Convidada (Drama):

Sharon Lawrence (Grey’s Anatomy)
Ellen Burstyn (Law & Order: Special Victims Unit)
Brenda Blethyn (Law & Order: Special Victims Unit)
Carol Burnett (Law & Order: Special Victims Unit)
CCH Pounder (The No. 1 Ladies’ Detective Agency)

Melhor Argumento (Drama):

The Incident (Lost)
A Night To Remember (Mad Men)
Six Month Leave (Mad Men)
The Jet Set (Mad Men)
Meditations In An Emergency (Mad Men)

Mas isso é uma piada ou quê? Ter quatro nomeações para Mad Men é quase um insulto às outras séries de drama. Felizmente tem o The Incident de Lost a ser reconhecido e era mesmo bom que a série da ABC humilhasse a da AMC.

Melhor Argumento (Comédia):

Prime Minister (Flight of the Conchords)
Reunion (30 Rock)
Apollo, Apollo (30 Rock)
Mamma Mia (30 Rock)
Kidney Now! (30 Rock)

Faço a minhas palavras acima sobre Mad Men, mas agora com 30 Rock. O episódio ‘Reunion’ foi horrível, nem sei como foi nomeado!

Melhor Argumento (Minissérie ou Filme feito para Televisão):

Generation Kill
Grey Gardens
Into the Storm
Little Dorrit
Taking Chance

Melhor Realização (Drama):

Daybreak – Part 2 (Battlestar Galactica)
Made In China/Last Call (Boston Legal)
Trust Me (Damages)
And In The End (ER)
The Jet Set (Mad Men)

Finalmente Battlestar Galactica tem uma nomeação, embora seja apenas na categoria de realização. Pensei que como foi o último ano da série fossem dar mais algum mérito, mas mesmo assim esqueceram-se dela. Como é possível não se gostar do ‘Blood on the Scales’ ou ‘Sometimes a Great Notion’? Enfim, nem na banda sonora a série foi reconhecida, uma autêntico falha! ‘Trust Me’ e ‘And In The End’ são dois episódio também bem realizado, apesar de ter ficado desiludido com a season finale de Damages.

Melhor Realização (Comédia):

Tree Trippers (Entourage)
The Tough Brets (Flight Of The Conchords)
Stress Relief (The Office)
Apollo, Apollo (30 Rock)
Reunion (30 Rock)
Generalissimo (30 Rock)

Melhor Realização (Minissérie ou Filme feito para Televisão):

Generation Kill
Grey Gardens
Into the Storm
Little Dorrit
Taking Chance
Wallander: One Step Behind

Melhor Programa Animado (duração inferior a meia hora):

American Dad
The Simpsons
Robot Chicken
South Park

Melhor Programa Animado (duração superior a meia hora):

Afro Samurai: Resurrection
Destination Imagination (Foster’s Home For Imaginary Friends)

Melhor Programa de Variedades, Musical ou de Comédia:

The Colbert Report
The Daily Show With Jon Stewart
Late Show With David Letterman
Real Time With Bill Maher
Saturday Night Live

Melhor Programa Real:

Antiques Roadshow
Dirty Jobs
Dog Whisperer
Intervention

Melhor Programa de Competição Real:

The Amazing Race
American Idol
Dancing With The Stars
Project Runway
Top Chef

Entendo a não entrada de Survivor: T0cantins, pois não foi uma das melhores da série. Contudo, é necessário não esquecer que na temporada 2008-09 também tivemos o Survivor: Gabon, que para mim foi muito bom.

Melhor Apresentador de Programa Real ou Programa de Competição Real:

Phil Keoghan (The Amazing Race)
Ryan Seacrest (American Idol)
Tom Bergeron (Dancing With The Stars)
Heidi Klum (Project Runway)
Jeff Probst (Survivor)
Padma Lakshmi e Tom Colicchio (Top Chef)

Melhor Casting em Comédia:

Californication
The Office
30 Rock
United States of Tara
Weeds

Melhor Casting em Drama:

Damages
Friday Night Lights
Mad Men
True Blood

Parece que não se esqueceram completamente de True Blood, apesar de não ingerir a não nomeação da Anna Paquin para actriz de drama!

Melhores Efeitos Visuais:

Daybreak – Part 2 (Battlestar Galactica)
Pilot (Fringe)
Ghost In The Machine (Ghost Whisperer)
The Second Coming/The Butterfly Effect (Heroes)
Sanctuary For All (Sanctuary)

Heroes só mesmo nas categorias técnicas para ver o seu nome na lista de nomeados!

Programa curto de entreterimento:

Battlestar Galactica: The Face Of The Enemy
Bruce Springsteen Super Bowl Halftime Show
The Daily Show: The Daily Show Correspondents On Jon Stewart
Dr. Horrible’s Sing-Along Blog
30 Rock’s Kenneth the Web Page

Banda Sonora original para televisão:

Robert Duncan (Flowers From Your Grave, Castle)
Mark Snow (Leap Of Faith, Ghost Whisperer)
Joe LoDuca (Prophecy, Legend of the Seeker)
Gabriel Yared (Pilot, The No. 1 Ladies’ Detective Agency)
Alf H. Clausen (Gone Maggie Gone, The Simpsons)
Sean P. Callery (7:00AM – 8:00AM, 24)

E AGORA VOCÊS, QUAIS SÃO AS VOSSAS OPINIÕES?

0 respostas a Emmys 2009: Nomeados e Apreciação

  1. Filipa C diz:

    Se por um lado, daquilo que se ia lendo pela net, estas nomeações já eram um pouco previstas, por outro fiquei desapontada por não ver outras séries e respectivos actores nomeados.

    Concordo inteiramente contigo em relação a House. Vi a série por completo e, apesar de ter melhorado um pouco no final, não acho que merecesse a nomeação. Tal como não entendo a atribuição de 22 nomeações a 30 Rock. Há tanta coisa bem melhor! Acho que True Blood, Boston Legal, Grey’s Anatomy (algumas das que assisto) eram muito mais merecedoras de nomeação.

    De resto pouco mais há a dizer: não se entende a nomeação de Simon Baker (The Mentalist). No seu lugar nomearia Tim Roth (Lie To Me) – esse sim deu um espectáculo de interpretação! Uma inhjustiça a Katherine Heigl não ter sido nomeada este ano quando teve uma das melhores prestações na série., bem como a Anna Paquin.

    Isto é sempre tudo muito subjectivo e nunca se consegue satisfazer toda a gente, é um facto! Mas que há certas nomeações/não nomeações que beiram o ridículo… acho que ninguém pode negar!

    • Isto é sempre tudo muito subjectivo e nunca se consegue satisfazer toda a gente, é um facto! Mas que há certas nomeações/não nomeações que beiram o ridículo… acho que ninguém pode negar!

      Exactamente o que eu penso. Existem os favoritos e os menos favoritos, mas também existe os maus nomeados e os nomeados justos.

  2. Esqueci-me ainda de dizer a falta que o Edward James Olmos e Mary McDonell fazem nesta lista!!!!!

  3. Didi diz:

    Minhas apostas:

    Melhor Série Drama: Breaking Bad
    Melhor Ator Drama: Breaking Bad – Bryan Cranston
    Melhor atriz Drama: Damages – Glenn Close
    Melhor Ator Coadjuvante Drama: Lost – Michael Emerson
    Melhor Atriz Coadjuvante Drama: Grey´s Anatomy – Chandra Wilson
    Melhor Ator Convidado Drama: Damages – eps.: They Had to Tweeze that Out of My Kidney – Ted Danson
    Melhor Atriz Convidada Dram: Grey´s Anatomy – eps.: No Good at Saying Sorry (One More Chance) – Sharon Lawrence
    Melhor Elenco Série Drama: Mad Men – AMC
    Melhor Série Comédia: 30 Rock – NBC
    Melhor Ator Série Comédia: The Big Bang Theory – Jim Parsons
    Melhor Atriz Série Comédia: 30 Rock – Tina Fey
    Melhor Ator Coadjuvante Comédia: Entourage – Kevin Dillon
    Melhor Atriz Coadjuvante Comédia: Pushing Daisies – Kristin Chenoweth
    Melhor Ator Convidado Comédia: 30 Rock – eps.: Gavin Volure – Steve Martin
    Melhor Atriz Convidada Comédia: Saturday Night Live – esquete : Presidential Bash 2008 – Tina Fey
    Melhor Elenco Série Comédia: 30 Rock – NBC
    Melhor Minissérie: Generation Kill – HBO
    Melhor Ator Minissérie ou Telefilme: King Lear – Sir. Ian McKellen
    Melhor Atriz Minissérie ou Telefilme: Accidental Friedship – Chandra Wilson
    Melhor Ator Coad. Minissérie ou telefilme: Little Dorrit – Andy Serkis
    Melhor Elenco de Minissérie ou Telefilme: House of Saddam – HBO
    Melhor Direção Série comédia: 30 Rock – eps.: Apollo, Apollo – Milicent Shelton
    Melhor Direção Série Drama: Battlestar Galactica – eps.: Daybreak – parte 2 – Michael Rymer
    Melhor Direção Minissérie ou Telefilme: Little Dorrit – eps. 1 – Dearbhla Walsh
    Melhor Roteiro Série Drama: Mad Men – eps.: Six Month Leave – Matthew Weiner, Andre e Maria Jacquemetton
    Melhor Roteiro Série Comédia: 30 Rock – eps.: Apollo, Apollo – Robert Carlock
    Melhor Roteiro Minissérie ou telefilme: Little Dorrit – Andrew Davies
    Melhor Desenho Animado: American Dad – eps.: Sixteen-Hundred Candles
    Logotipo: United States of Tara
    Tema de Abertura: United States of Tara
    Melhor Trilha SOnora: Legend of the Seeker – eps.: Prophecy
    Efeitos Visuais: Battlestar Galactica – eps.: Daybreak – parte 2
    Documentário: The Alzheimer´s Project

  4. Anónimo diz:

    Não entendo a ausencia de True Blood, mas aceita-se a lista

  5. Irvy K. diz:

    NUNCA que Simon Baker deveria ter sido nomeado. Td bem q ele carrega a série nas costas, mas não é um ator tão bom assim.
    Conheço o trabalho de todos da lista de melhor ator em comédia. SEM DUVIDA Jim Parsons é o melhor.

    Tb tinha pensado no lance de “vingança” na nomeação da Katherine Heigl por conta do ano passado ainda mais com esse plot que ganhou.

    =)

  6. lau diz:

    Não sei que coisa é essa contra o Simon Baker eu ja vi algum do seu trabalho e acho um bom actor, o que podia ^nao estar na lista era o Hughe Laurie que ja venceu, nao precisa de outro.

  7. […] decorrer (01h00 em Portugal e 21h00 em Brasília), e nada melhor que relembrar os nomeados. A par do post que o Marco fez, por altura da saída das nomeações, falarei das minhas apostas e das minhas preferências. Vamos lá às […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: