Por que Supernatural é uma grande série?

Untitled-1Lost é a minha série favorita, como muitos de vocês já devem saber, mas não é por isso que deixo de apreciar outros grandes produtos televisivos. Antes de responder à pergunta do título, devo dizer que decidi fazer este artigo pelo baixo merecimento que esta série tem no seu país de origem: Estados Unidos da América. Estar num canal em que o público alvo são raparigas adolescentes não é a melhor forma desta criação de Eric Kripke ficar muito famosa, mas mesmo assim consegue ser a segunda série mais vista da emissora, ficando apenas atrás de Smallville (agora com a mudança de Clark Kent para as sextas-feiras, é provável que Supernatural consiga alcançar esse lugar).

Agora vamos então responder à pergunta que não quer calar: afinal de contas, o que é que Supernatural tem para ser uma série tão acarinhada pela crítica e pelo mundo fora? Primeiro que tudo, existe uma palavra que define a série e que, num geral, é isso que faz de Supernatural aquilo que é: evolução!

O episódio piloto: Séries com estreias excelentes têm tendência a cativar um certo público. Exemplos disso é Lost, 24 e Prison Break, mas Supernatural não fica nada atrás. Num flashback que remete a 2 de Novembro de 1983, conhecemos uma família feliz composta por John e Mary Winchester com os seus dois filhos: Sam e Dean. Mas é nessa fatídica noite que eles recebem a visita de um dos maiores vilões das séries de televisão: o Demónios dos Olhos Amarelos, que deita um pouco de sangue na boca de Sam. Assim que John apercebe-se que se passa algo estranho, chega tarde e encontra a sua mulher a arder no tecto. Como se isso não bastante, vinte anos depois a namorada de Sam morre da mesma forma e agora os irmãos, com um pai desaparecido, têm de acabar aquilo que o pai começou: matar tudo o que é demoníaco, principalmente o responsável pela extinção de dois membros da família.

Enquanto que essa história principal de vai desenrolando, outras secundárias também o vão: os típicos casos da semana. Esse é um dos pontos que me faz gostar tanto de Supernatural, pois ao contrário das outras séries (policiais e médicas por exemplo), esse caso é construído de uma forma em que não aborrece o telespectador.

A nível de temporadas, a minha preferida é a quarta, mas a segunda também é muito boa. Existe uma razão que me faz gostar tanto dessas duas: são aquelas que mais abordam o instinto de sobrevivência e coragem dos irmãos Winchester, além de terem os momentos mais emocionantes e as mortes mais dolorosas. É impossível não gostar das estreias de temporada, assim como os seus finais, que cumprem mais do que prometem, algo muito raro em séries de televisão. Eu nunca iria imaginar que os irmãos iriam ter aquele acidente no final da primeira temporada nem a despedida dolorosa no início da segunda. O final da terceira época então fez redimir a série depois de alguns episódios menos conseguidos, e se foi preciso passar por esses episódios para chegar ao ‘Lazarus Rising’, a estreia da quarta temporada, então tudo valeu a pena.

Os dois protagonistas, Jensen Ackles (Dean) e Jared Padalecki (Sam), além de alegrarem as meninas, também estão inseridos na ‘evolução’ que eu falei acima. Quando um bom guião é dado a eles, como aconteceu na maioria da quarta temporada, eles mostram o seu verdadeiro valor como actores e é gratificante ver que existe, também, uma grande amizade entre os dois (como podemos ver pelos erros de gravação, vídeos de bastidores e convenções internacionais). Por falar em personagens, outro ponto positivo da série é que até mesmo as secundárias conseguem ter um carinho especial pelo público, como a Ruby (da terceira temporada) e o Bobby. Para finalizar esse tópico do elenco, algo que aprecio bastante é quando regressam algumas personagens para uma participação especial, tal como aconteceu bastante em ‘Buffy’, um dos meus vícios actuais.

Por fim, é preciso deixar bem claro para aqueles que ainda não viram a série que isso não é uma história sobre demónios, vampiros, lobisomens, palhaços assassinos ou fantasmas. Antes disso tudo, é uma história de sobrevivência, luta e força de vontade, contada pela vida de dois irmãos que perderam a sua vida normal para se dedicarem a uma vida de caçadores. Mas apesar de todos os sacrifícios que eles fizeram um pelo outro, ainda existe tempo para a piadas sarcásticas do Dean e das picardias do Sam sobre o irmão. É essa a mensagem que quero deixar a todos aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de ver Supernatural, e aproveitem para começarem agora, pois estamos a entrar na quinta e possível última temporada da série. E pelo que sabemos até agora, promete não só superar as anteriores, como também ter um final épico para essas histórias que foram construídas nesses quatro anos.

32 respostas a Por que Supernatural é uma grande série?

  1. ruby diz:

    pq num é pequena..(brinks)..pq ..num existe palavras pra expressar

  2. Tiago Duarte diz:

    Acho que os planos para a série faziam dela mais uma série para raparigas adolescentes, mas tornou-se muito mais que isso porque o tema da série levou a uma constante evolução de personagens e a grandes episódios, o terror é um dos géneros menos em Foco nas séries o que contribui para o aumento do prazer em se assistir a supernatural. Como eu digo, supernatural era para ser uma série adolescente, no final acabou por ser muito mais que isso e tornou-se uma tremenda série em que lidamos com o sentido de perda, motivos para viver, o porquê de o fazermos, lidamos com os maiores demonios, não aqueles que vêm do portal do inferno, mas os demónios pessoais

  3. cristiano diz:

    Ámen! asertrhnb

  4. Tamires diz:

    Como o criador da série diz, Supernatural mais que tudo é uma série que trata da relação familiar, principalmente entre os irmãos, e também de questões como o bem e o mal, fé e destino, vida e morte , céu e inferno, anjos e demônios, e escolhas. Por isso eu acho que o publico alvo não são as garotas adolescentes e sim qualquer pessoa que se interesse por esses temas, é claro que a primeira coisa que chama atenção é a beleza dos atores, mas não adianta nada se for so por isso se não gostar dos temas tratados e se a série não fosse realmente boa o interesse por ela não duraria muito tempo.
    O eu seu é que essa é a minha série preferida, ela me faz sentir emoçoes que nunca senti em outra série . ela me faz rir, chorar, me agita e outros.
    e não aguento mais esperar a 5ª season.
    Eu amo SUPERNATURAL!!!

  5. sofia diz:

    simplesmente…. fantastico! n tenho palavras! (e nao é so para raparigas adolescentes…. conheço mts mulheres de meia idade, maes de amigas minhas k adoram a serie!)
    asertrhnb obrigada pelo artigo! sao estas pequenas coisas que fazem a serie ser tao grande!

    654sd6f9

  6. Sérgio diz:

    Epá eu até queria comentar alguma coisa, mas tu focaste tudo e muito bem! Boa review.
    Só não gostei muito desta ultima Ruby, preferia a anterior. Ah! parabens pelo 2º video, é qualquer coisa de fascinante.. =)

  7. Elizabeth diz:

    Parabéns!!!!! Parabéns e obrigada por escrever um texto tão inspirado como esse sobre Supernatural, que é a melhor série da atualidade!
    É impressionante como a série cresceu! Mas é ainda mais impressionante como a série foi costurada. Nada é por acaso. Diálogos ouvidos na 1ª temporada tiveram explicação apenas na 4ª temporada. Isso significa que tudo já estava no plano de Eric Kripke. Ele já sabia muito bem aonde queria chegar e de que maneira. O que me deixa ainda mais feliz é que ele teve a oportunidade (no canal CW) de levar seu projeto adiante. E nós, telespectadores, saímos ganhando! Ganhamos uma série rica, com uma mitologia sólida, personagens carismáticos e que transborda amor! Realmente, Supernatural não é uma série sobre o monstro da semana. É muito, muito mais. É sobre família, escolhas e o amor incondicional de dois irmãos. Cada capítulo é sempre uma agradável surpresa! Ou seja, é muito mais do que a gente normalmente anda vendo na TV. Supernatural fez uma excelente 1ª temporada nos idos de 2005. Com o passar do tempo tornou-se extraordinária. Agora, prestes a entrar em seu 5º ano, é totalmente indispensável!
    Quem ainda não viu, veja! Não vai se arrepender!

  8. Sofyzitahh diz:

    Irmãos Winchester sempre!

    Muito bom artigo! asertrhnb

  9. catarina diz:

    muito bom o teu texto… e só digo uma coisa: quem diz k a série só se sustenta por ter duas caras bonitas nunca viu a série

  10. barbara diz:

    asertrhnb parabens pelo artigo

    sobrenatural nao e uma grande serie apenas pelos protagonistas.. mas tb ajuda xDD

    se ate agora tem sido fantastico. veremos a qinta

  11. anonimo diz:

    s4d4f81 s1f51fd sa415sad as9848d

  12. anonimo diz:

    barbara !!!!hahahaha

  13. anonimo diz:

    652f6s25 a5d15 5as1d5 4asd848 41asd51 25df2 26sd26 21sa231a 654sd6f9 94df184f1 ADFVCSD4 a21s512s a5s4s5 a98d9aw a9w89w

  14. Sofia S diz:

    Nao tenho palavras! simplesmente fantastico! deveriam ser todos assim, e tds escreverem artigos assim!! parabens pelo teu trabalho! axo k nem eu, como fanatica k sou pela serie, faria melhor!!!! as26as

  15. Jmfpds diz:

    Wow! Estou de boca aberta pelo k escrevets e pelos videos, nunca tinha visto videos tao bons e tao giros! dfdfsd
    Tudo o k disseste é verdade, a série evoluiu imenso, realmente eu tambem acho k o alvo dessa série no inicio era pa meninas, mas eu como rapaz não deixei de ver, sinceramente foi a melhor koisa k me aconteceu nestes ultimos anos. Sem o Supernatural a minha vida era um tédio!
    Quem vê não quer outra coisa, seja mulher ou homem, não da pa resistir a uma série tao fantastica como esta!
    O Eric Kripke é o maximo, ele planeou td ao promenor. Espero k esta série nao acabe nunca, mas isso é impossivel. Nem kero imaginar a minha vidinha sem o SUPERNATURAL! 8ew78
    Escreveste muito bem o texto, nota 100 numa escala de 0 a 50, lol…. Muito bom mesmo! Parabéns!

  16. Matty diz:

    Parabens pelo seu artigo abortou tudo que nós fãs gostamos e achamos de Supernatural.

  17. Nossa, nem mesmo eu que sou fã incondicional de Supernatural escreveria tão bem… parabéns!!! Acho que a série merece sim mais reconhecimento, concordo que os meninos Jensen e Jared serem lindos de morrer contribui muito, mais se fosse somente pela beleza dos atores seria um sucesso passageiro, tipo, a garota liga a TV e fala ” Nossa q cara lindo, depois de uns minutos muda de canal” e sabemos que não é assim a série nos (prende, vicia) impossivel não se envolver com os Winchester.
    Quanto aos atores J2 possuem uma química incrivel… estão cada vez mais integrados aos personagens!!! Analizando Supernatural da 1º a 4º temporada percebemos uma maravilhosa evolução, o que já era bom foi ficando melhor e melhor e melhor…

  18. […] Por que Supernatural é uma grande série? […]

  19. Déh diz:

    Nossa, AMEI seu artigo. Ótimo, ótimo, ótimo! asertrhnb
    É muito bom quando vemos que as pessoas realmente reconhecem o que Supernatural tem para oferecer. E mais, nós fãs estamos muito felizes com o reconhecimento explosivo de SPN nessa 4ª temporada, que pra mim, também foi a melhor.

    “Por fim, é preciso deixar bem claro para aqueles que ainda não viram a série que isso não é uma história sobre demónios, vampiros, lobisomens, palhaços assassinos ou fantasmas. Antes disso tudo, é uma história de sobrevivência, luta e força de vontade, contada pela vida de dois irmãos que perderam a sua vida normal para se dedicarem a uma vida de caçadores.”

    Essas suas últimas poucas palavras resumem tudo em que Supernatural se baseia. Não apenas uma série de terror, com monstros e demônios, mas uma série sobre dignidade, coragem e acima de tudo, o amor de irmãos. Hoje posso dizer com certeza que Supernatural vai ficar na história das séries de TV.🙂

  20. Ana Rita diz:

    Do caraças! asertrhnb

  21. Sarah-chan! diz:

    Nossa amei demais esse seu artigo!Pois pra fora tudo o que eu acho de Supernatural!Eu mesma era uma pessoa que no inicio achava que a serie naum passava de apenas mais um programa de terror(odeio esse tipo de filme) mas depois de assistir o primeiro foi paixão a primeia vista!Naum ha como dizer que ela possui apena um genro porque ele eh muito mais, e eh isso que nos fascina tanto em Supernatural……….. ds25296sd

  22. Paulo Jr. diz:

    Eu queria saber. Vi só a 1 temporada (nem sei se inteira) no SBT. Amei o episódio piloto, mas não gostei tanto de nenhum outro. Achei muito “monstro do dia” e parecia ter um orçamento muito baixinho e eu achei irritante e repetitivo a regra de Dean pegar uma mulher por episódio. Quando o SBT havia parado de exibir/mudado pra horário inacessível, a história de fundo havia começado a andar. A série continua repetitiva até hoje? O orçamento aumentou?

  23. denis diz:

    se olha pro mundo e imagina , pensa e ve , que o que ser humano imagina é incrivel o universo sobrenatural começa com um drama a morte de mary winchester que muda a vida de uma familia feliz tornando o marido um caçador com sede vingança pela força maligna que matou a esposa e os filhos são ensinados pelo pai a ser guerreiros abraçando o negocio da familia num desfecho adiantamos aos dias de hoje se passaram 20 anos Dean como pai vive caçando Sam pelo contrario indo contra a familia vai pra faculdade depois de 4 anos Dean chega e pede ajuda a Sam em mais uma caçada ja que seu pai desaparesceu quando retorna Sam ve que sua namorada jessica foi morta da mesma forma que sua mãe e arreepende de não ter contado a sua mãe os negocios da familia e junto com o Dean eles com seu impala recebe as coordenadas do pai e vão atras de qualque tipo de criatura ou fenomeno paranormal ate encontrearem o pai que estava num cativeiro sequwstrado por demonios no fim da 1° ele resgata que ta possuido pelo ohos amarelos ambos feridos vão para o hospital Dean morre mas seu pai troca sua alma e a colt pela vida de seu filho e o deixa com uma missão de salvar ou ter que matar o irmão Sam ao retornar a vida sem sabe o que quer dizer sente frustrado ao ver que deveria estar mortoe que su lugar não é aqui no final da segunda os olhos amarelos revela certa parte do seu plano que incluia Sam e outras pessoa especiais no desafio entre os psiquicos pra quem lideraria o exercito do inferno se tornando assim o anti-cristo e abriria um portal que liberou duas centenas de capetas sobrou jake e Sam que acabou morto por ele Dean numa atitude desesperada de amor pelo irmão faz um pacto com demônio da encruzilhada pra ressuscitar o irmão so que o preço do pacto que apos um ano ele morrerria e iria direto la pra baixo mas por fim graças a o espirito de jonh seu filho Dean coloca as mãos sobre a colt que foi a chave daquele portal e mata o olhos amarelos vingando a familia acaba a 2° temporada , com um novo problema Dean tem apenas um ano de vida e uma pancada de demônios soltos estando a beira do que eles achavam uma guerra de humanos contra demônios se tornaria o apocalipse Sam luta de todas as formas pra salvar o irmão e descobrir qual são as verdadeiras dos demas nessa trama a mais doida tem uma caçadora chamada ruby que uma especie de demônio femininino manipulador que acaba ate com os da propria raça se tornarem obstaculos para seu objetivo o trickster tenta dar uma lição de moral no Sam Deam salva um suposto filho de changellings os sete demonios dos sete pecados a solta lilith uma demônia que quer a cabeça de Sam a todo custo ja que ve ele uma ameaça a sua liderança demoniaca Dean apela a ter prum doutor frakeestein que tem a formula da imortalidade pra salvar o Dean do futuro certo no inferno mas ele recusa no fim da terceira Dean acaba morrendo tipo nadou muito pra morrer na praia lilith que estava no corpo de uma inocente menina passa pro corpo de Ruby quer dizer o corpo que Ruby estava possuindo e abre a porta para o cão do inferno dilacera Dean enquanto pretende matar Sam mas antes o beija , e desdenha de Dean depois que o Dean MORRE e Sam esta imobilizado na parede pela telicinese de lilith ela energiza a mão pra matar Sam incinerado mas algo da errado e seu poder não suti efeito e ela é incapaz de mantr-lo na parede ele anda na direção dela pega a faca que é capaz de matar demonios ms logo ela deixa corpo e sai vazado , deixando percebe o potencial de SAM LOGO APOS BATE O SENTIMENTO DE PERDA EM SAM DEAM ESTAR NO INFERNO ACORRETANDO AGONIZANDO PEDINDO QUE SAM O AJUDE ! E AI ACABA A TERCEIRA E EU TO ESPERANDO PASSAR A QUARTA E A QUINTA que EU sei que incluel anjos ja tava na hora os irmãos winchestes por mais inteligentes treinados e espertos são humanos são extremamente vulneraveis por mais bela tecnicas e força de vontade os demonios mais cedo mais tarde liquadariam com eles agora aliando aos anjos Dean que éra ateu tem uma ligeira quase improvavel chance de impedir o apocalipse que eles não puderam evitar ja que os anjos fizeram jogo mole e SAM ESTAVA SENDO MANIPULADO quebrando todos os 66 selos qu preendiam lucifer primeiro com o anjo castiel libertando Dean do inferno e por ultimo Sam matando Lilith a separação dos irmão foi evidente nessa temporada num jogo de traição os planos de azazel totalmente revelados os flashbacks do passado os avos Dean volta no tempo quando seus pais são jovens Sam se alimentando do sangue de demonio pra aumentar e ghanhar mais poderes contra lilith acaba por quase muda sua genetica como a de um demonio quando ele fica com os olhos totalmente negros ai eu lembrei quando faltava poucas pra Dean morre ele podia ver nos rostos das pessoas possuidas as faces dos proprio demas ja que ele ja estava desligando desse mundo e vislumbrando o mundo sobrenatural viu de relance o rosto de Sam como se ele tivesse ficando possesso o que poderia ser uma alucinação poderia ser um pressagio do futuro ! Agora vamos aguardar !!!

  24. Yasmim diz:

    Belissímo comentário. Explicou de forma clara e sincera está série maravilhosa. Concordo com tudo que está escrito nesse artigo. Assim como vc, gosto de lost, mas Sobrenatural é 1º lugar. Quando comecei a ver série, logo me apaxionei pelos atores principais( que são um show) mas, támbem me apaxionei pela história deles. A série é muito bem elabora pelo diretor. Não é cansativa e nem chata. Resumindo: Ela é demais!!

  25. luke diz:

    uMA GRANDE SÉRIE?
    Quando for cancelada ninguem se vai lembrar, e está cada vez pior!

    Só espero que com a nova escritora aumente a qualidade!

    Queres uma grande série de monstros e talz vê a Buffy! Isso sim é grande série!

  26. filipa diz:

    simplesmente adoro Supernatural. Não se resume a carinhas lindas mas a muito mais tal como no comentário disse e muito bem, adoro o humor do Dean mas também gosto muito da perspicácia e inteligência do Sam. Acho que ambos têm uma boa ligação e isso sente-se quando se assiste à serie.
    Fã desde do inicio e nunca me arrependi…………

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: