Burn Notice (3.09) – Long Way Back

BNPodem dizer que eu me estou a tornar repetitivo, mas não há volta a dar. 7,6 Milhões é já um número que dava para que Heroes chora-se de felicidade ou Chuck de alívio, para não falar das séries da CW, o “primeiro” canal cabo, que davam as pernas e mais alguma coisa por números destes. Com estes números, a USA começa a se aproximar, se não já ultrapassou a emissora de Supernatural. É que 7,6 milhões de pessoas é “muita massa”, é um número extraordinário para o cabo, mesmo sendo a Summer Finale. Mas também isto só vem comprovar que Burn Notice é, pelo menos, a segunda melhor série deste verão, só sendo ultrapassada, por uma unha negra, pela vampírica True Blood. E isto diz quase tudo.

1aE este episódio vem confirma-lo. Apesar de não ser a perfeição em episódio, Long Way Back trata as Season Finale (eu sei que a Season Finale é só para Março, mas o tempo de espera faz-me pensar que esta também podia ser…) de um prisma diferente do que até aqui foi tratado. De memória não me lembro de nenhum caso que interferisse com o fechar do ciclo da série, mas desta vez houve mudanças. Podemos ter perdido um episódio diferente, mas ganhamos Michael McBride. E não ficamos a perder com a mudança.

Mas primeiro é interessante ver que a aposta final de Burn Notice, ou melhor, dos seus argumentistas, foi pegar em personagens já por nós conhecidas e torna-los clientes. Aconteceu com Barry e a agora com Fi. Mas se no primeiro não tivemos nenhuma ligação entre o caso e a narrativa continua, neste temos. E aí reside a novidade do episódio, que é muito bem aproveitado para fechar um ciclo, o do relacionamento tremido entre Michael e Fiona. E partir para outro.

“Confias em qualquer pessoa que ainda fale contigo. Uma ex-namorada atiradora…”. É isto que a introdução nos fala. E a introdução nunca foi tão consistente como neste episódio. Se Michael sempre confiou em Fi, que sempre estará para ajuda-la, o contrário é a mais pura das verdades. É isto que o episódio trata. Que nos momentos mais difíceis, quando tudo parece perdido, temos sempre um grupo de pessoas com quem contar. E elas farão tudo para que contem com elas.

Pois, no momento em que a relação “Wesfi” está tremida que nunca, chega a prova dos nove, o momento da verdade para os dois. E nada melhor que isto se torne a base da Summer Finale. Assim deu-nos uma perspectiva diferente do caso, da família de Fiona, e do seu jeito para atiradora. Deu para já trazermos bagagem da personagem, conhecer os seus hábitos e características, e adapta-la a condição de cliente. O passado encoberto da família Glenanne era um mistério até agora, em parte até para o próprio ex-espião, mas as nuvens vão desaparecendo durante este episódio. A bonita irlandesa tem um passado a condizer com o presente. E, se o presente é cheio com as sombras dos inimigos, o passado é a causa deles. E um deles atravessa-se agora no caminho. O rebelde, nos tempos em que eles estavam mais presentes na Irlanda, vêm a América visitar a sua “amiga”, que deixou um atentado fugir-lhe entre as mãos.BN2

Com as ameaças, ou seja, Thomas O’Neill, sobre Fiona a chegarem a América, o seu irmão vem em seu auxílio. Dá, primeiro, para ver a forte ligação entre a família Glenanne, que já perdeu uma menina, irmã de Fiona. E daí é que provêm os perigos. A vida de Fiona esteve tremida durante uns tempos, devido a morte da irmã, o que levou que ela se juntasse aos “bad boys”. A fase da rebeldia absoluta (pois Fiona é e será sempre rebelde). E tudo o que fez no passado vai se reflectir agora, com a chegada do seu inimigo, que pretende “extradita-la” de novo para a Irlanda.

Mas, se o episódio serviu para demonstrar que todos os membros têm um passado obscuro, cheio de mistérios, que sempre os perseguirá, também demonstrou que Michael faz tudo, até dificultar a entrada no mundo da espionagem, para salvar a sua amada. E para uma relação que estava tremida nada melhor que este tónico (morte do Tom Strickler) para aumentar.

E a relação do episódio residiu em Michael perceber que Strickler levaria tudo a frente para concretizar os seus planos, mesmo que seja entregar Fiona a forca, também serviu para demonstrar que os negócios obscuros do “empresário de espiões” não abonaram na vida do ex-espião. A morte de Diego é a primeira acha da fogueira, e não sabemos se Michael e a sua equipa conseguiram encontrar o fogo e apaga-lo, para depois descobrir o incendiário.

A única situação semelhante que Michael teve foi com Victor. Não sabia quem estava a persegui-lo, mas tinha algo por que procurar, uma pista a que se agarrar. Agora não tem a menor ideia. E nós só podemos fazer duas coisas, ou melhor, três. Primeiro apostar em nomes. Segundo desejar que o mundo não acabe até Janeiro. E terceiro que Michael Westen faça o tempo correr, para Janeiro chegar rapidamente. Esperanças, após este Summer Fi(o)nale.

Nota: 9,7

SUMMER FINALE

6 respostas a Burn Notice (3.09) – Long Way Back

  1. julie diz:

    Comecei só esta season a seguir Burn Notice mas gostei imenso,de tal maneira q já vi a season 1 e 2. Acho q é uma serie resfrescante no panorama televisivo da silly season. Mas agora dp do nono episodio existe uma paragem grande e se percebi bem teremos season finale só para Março? é habitual um gd hiatus nesta serie e não considerando q o ep 9 não terminou propriamente com um cliffhanger não corre o risco de perder audiência? Não sei se já esta confirmada uma 4 season mas espero bem q sim

    • julie. Concordo contigo quando dizes que Burn Notice é refrescante. Quanto ao resto: a série não costuma perder audiência com o regresso, até costuma crescer. E sim, a Season FInale só é em Março, mas os episódios começam em Janeiro. Para acabar, a 4 temporada ainda não tem confirmação, penso eu, mas deve ser renovada. Pelo menos com as audiencias. Algo duvida coloca.

  2. julie diz:

    Obrigado Antonio pela informação. Como só esta season é q comecei a seguir Burn Notice ainda não conheço bem a dinamica da serie. Espero bem q haja uma 4 temporada porque B.N faz a diferença nesta panorama de CSI, medicos e criaturas supernaturais.

  3. julie diz:

    Boa noticia Antonio. Agora não perco mais nenhuma temporada!!!! asertrhnb

  4. vinicius diz:

    ola auguem sabe o modelo ou marca do oculos que o “mike” usa ?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: