Supernatural (5.01) – Sympathy for the Devil

snapshot20090912114003‘Pilot’, ‘In My Time of Dying’, ‘The Magnificent Seven’ e ‘Lazarus Rising’. Estas são os episódios que abriram cada uma das quatro temporadas anteriores de ‘Supernatural’. Todos eles são grandes momentos de televisão (ok, o ‘The Magnificent Seven’ não é assim tão bom, mas foi um dos meus favoritos da terceira e irregular temporada) e esperava-se que este ‘Sympathy for the Devil’ não fosse a excepção à regra. Depois de uma quarta temporada de fazer inveja a muitas outras séries de televisão, é normal que a expectativas estivessem altas, o pior é quando há desilusão… Se isso já aconteceu com outras séries, por que não acontecer com ‘Supernatural’? Mas será que foi isso mesmo que aconteceu? Das duas uma: ou eu gostei realmente do episódio e do rumo que as coisas estão a tomar, ou então foi uma autêntica porcaria o que aconteceu!

Então pessoal, quem é que pensou realmente, depois desse primeiro parágrafo, que havia sequer a remota hipótese de ter desiludido? Quem viu o episódio sabe que isso é quase impossível, principalmente quem gostou da história principal da quarta temporada. Esta mesma temporada terminou com um grande cliffhanger que foi logo resolvido no primeiro minuto, com Lucifer a conseguir sair do Inferno. Os Winchester estavam ali, mesmo na ‘Boca do Inferno’, prestes a serem as primeiras vítimas do verdadeiro diabo, mas é então que alguém os salva. Ficou explícito no episódio que não foi nem os anjos nem os demónios a terem tal compaixão pelos irmãos, logo, na minha opinião, só resta um ser: Deus! A verdade é quem quer que seja, não quer que eles morram nem passem perto da morte, pois não foi só uma vez que isso aconteceu. Sãos e salvos, eles vão fazer uma visita a Chuck, o tal escritor que consegue sonhar o que vai acontecer no futuro da série. Com eles, uns convidados muito especiais, os melhores amigos de Dean: Zacarias e os seus companheiros. Lá se conseguem livrar deles com aquele truque que o Castiel ensinou ao Dean, mas não por muito tempo.

A primeira arma que deve conseguir mandar Lucifer de volta para o Inferno (mas nunca o matar, pelo que percebi, o que nem sequer faria sentido) é mencionada e é a Espada de Miguel. Miguel, para quem não percebeu muito bem, foi o anjo que mandou, através dessa mesma espada, Lucifer para o Inferno. Como sabem, Lucifer era um anjo igual aos outros mas que não se quis ajoelhar perante os Homens. Mas para infelicidade dos Winchester, eles descobrem que Dean é essa espada e que Miguel precisa do corpo dele para conseguir lutar contra Lucifer, pois Dean é o ‘recipiente’ de Miguel. Espero que surja uma melhor explicação do porquê de Dean ser a Espada de Miguel e, principalmente, a sua relação com toda essa mitologia. Entretanto, temos grandes momentos cómicos com aquela rapariga que é fã do trabalho de Chuck. O que eu me ri com a cena em que ela chega ao Hotel e conhece os dois irmãos. É sempre bom ver que o Kripke tem um carinho especial pelo público fã da série (que é o responsável por ela ainda estar no ar, visto que já teve em risco de cancelamento), e isso comprovou-se a 100% no episódio dezoito da temporada anterior.

O Bobby, a minha personagem secundária favorita da série, voltou para entregar o carro dos rapazes mas foi logo possuído por um demónio. Felizmente a sua força interior conseguiu ser mais forte e esfaqueou-se a si mesmo só para matar o demónio que estava prestes a acabar com Dean. Outro facto interessante dessa cena é o regresso de Meg, que mesmo estando-se sempre a meter no caminho dos Winchester, lá se vai safando. A filha do Demónio dos Olhos Amarelos deverá ter (espero eu) um papel importante em toda essa guerra entre o Céu e o Inferno, caso contrário ela já tinha sido morta nas várias oportunidades que já tiveram para isso. Por falar em mortes, descobrimos que Castiel está mesmo morto, mas que voltou misteriosamente com uma figura mais forte. Depois de Zacarias torturar Sam e Dean, lá aparece o anjo com uma autoridade que mais parecia ser Deus no corpo de Castiel. Será? Já agora, repararam como o Sam tem tanta resistência e aguentou todo esse tempo sem respirar?

Não podia deixar de comentar a possessão de Lucifer pelo seu recipiente. Não sei se existe algum mistério em ser essa pessoa (o Jacob de Lost) e não outra qualquer, mas parece-me que este é o recipiente do diabo porque é uma figura magoada com Deus depois de tudo o que o Todo-Poderoso fez com a sua família. Toda esse trabalho mental que Lucifer fez sobre o homem deu resultado e foi magnífico ver que ele não precisou de mentir descaradamente para conseguir convencê-lo a entrar no seu corpo. Depois desse momento, temos um mais calmo, mas bastante esclarecedor. Todos os finais dos episódios de Supernatural são onde os irmãos conseguem ter a conversa mais sincera e onde dizem o que sentem em relação às atitudes um do outro. Quem pensou que as divergências entre os dois acabava com o início do Apocalipse enganou-se, e acho muito bem que explorem mais essa ‘guerra entre irmãos’. Dean conseguiu ser o mais sincero possível para com o irmão até ao ponto de dizer-lhe que não confia mais nele. Quem confiaria em alguém que escolheu um demónio ao invés do seu próprio irmão?

88

0 respostas a Supernatural (5.01) – Sympathy for the Devil

  1. YynexX diz:

    eu gostei mt do episodio!! tava com medo k n gostava de nova meg ms adorei!!!espero k ela volte no msm corpo!!

  2. DMM diz:

    Para mim há 3 hipóteses para terem salvo os irmãos do Lucifer:
    – Castiel, isto porque pudemos ver que ele está bastante mais poderoso e sendo ele a salvar os irmãos demonstraria um grande poder pelo que o Zacarias ficou com medo dele e fugiu.
    – Deus, a surpresa do Zacarias seria pelo facto de mesmo sem saber estar a confrontar Deus ao tortorar os irmãos.
    – O próprio Diabo, isto porque toda a gente sabe que o Diabo vai querer “brincadeira”, não vai ser uma personagem normal e como tal vai ter “prazer” em ser confrontado, ao matar-los logo no inicio perdia a “diversão”. E a cara de surpreendido do Zacarias seria por o Diabo os substimar tanto, o que poderia significar que era mais poderoso do que pensava.

  3. asertrhnb Adorei o episódio!! Não gosto das brigas entre o Sam e o Dean, mas se estivisse tudo certo, te perdo, és meu irmão. ficaria muito ireal, afinal eles se magoaram, Sam esta se sentido culpado, tanto que acreditou nas palavras de Bobby, eu sem saber que ele estava possuido, desconfiei, até o Dean calou, sua magoa falou mais alto, muitos ponto de interrogação, normal! Uma sequência lógica da quarta, não me decepcionei! Amei e louca pelo próximo.

  4. cristiano diz:

    mas parece-me que este é o recipiente do diabo porque é uma figura magoada com Deus depois de tudo o que o Todo-Poderoso fez com a sua família.

    Partilho exactamente da mesma opinião. Foi isso que o fez ‘especial’, quanto mais magoado e revoltado ‘melhor’ recipiente será!

    Eu gostei bastante da estreia, mas não foi chocante como Lazarus Rising, mas não esteve muito longe.
    Esperemos que mais informação seja dada nos próximos episódios porque achei uma estreia ‘light’…

    Boa review.. e a nota justa! ( se bem que um 9 não ficaria mal também )

  5. SofiaS_SPNLover diz:

    Está fantastico como sempre, marco! adorei o episodio menos a parte da “guerra de irmaos”! Eu sou uma Sam Girl e claro, tento puxar smp para o lado dele! mas pronto, eu vou dizer o k disse ontem no blog do spnfansportugal… e sim, axo k devem ser sinceros um com o outro mas a culpa n é so do sam! claro k ele nunca devia ter confiado num demonio mas tb a ruby aproveitou se da fraqueza dele: a morte do irmao; e ela sabia o kuanto o sam desejava vingar se da lilith e mais k tudo, trazer o irmao d volta! n discordo k o sam deveria ser castigado pelo dean e tb, pode ate nem confiar nele mas espetou lhe uma faca no coraçao, literalmente! o sam confiou num demonio e andou uma temporada inteira com ele e à conta d confiar mais na ruby k na propria familia (dean e bobby) quebrou o ultimo selo. tudo bem, mas o dean tb tem metade das culpas nisto do apocalipse…. foi ele quem quebrou o primeiro e quem começou isto td! n foi o forte o suficiente para aguentar a tortura e quebrou o 1º selo…. talvez tb por n ser forte o suficiente emocionalmente k o sam s “pendurou” nos ombros da ruby apos a perda do dean e foi enganado à conta disso e…. lucifer ergueu se das trevas!
    a culpa é dos 2! apesar d ter adorado o episodio (para mim a melhor season premiere de sempre) pk foi bastante intenso e cativou bastante, acho ate k viciou, eu ate keria ver mais; tinha os olhos pregados ao pc às tres da manha! mas akela parte, n, nd msm! so falta o sam laber as solas dos sapatos ao dean pa ele o perdoar… quase rastejou d culpa e remorsos. e digamos k o dean n é santo nenhum e pensa k está no pedestal e n ker descer dele por ser demasiado orgulhoso. sao os 2 culpados e pronto! agr têm d resolver os seus problemas e sabemos k vai ser um caminho mt doloroso para o sam para tentar ganhar a confiança do irmao e msm assim, como o dean disse, nao vamos voltar a ser o k eramos dantes!obrigada mais uma vez pelos teus posts, sempre fantasticos! bj asertrhnb

    • Lizzie diz:

      Bem, sinceramente, não concordo com essa carga da “culpa” de ambos os irmãos. Porque,. se formos a ver bem, Dean estava no inferno ok? Não era suposto ser fácil! Acho que é um pouco insensato culpá-lo por quebrar o primeiro selo, afinal de contas, ele é humano, e já se sacrificou imenso pela sua família, não se pode propriamente dizer que “não é forte o suficiente”…
      Acerca de Sam, bem, para todos os efeitos, o irmão dele morreu. É perfeitamente compreesível que ele se quisesse vingar, acabar com tudo, mesmo se isso indicasse que se teria de unir às próprias criaturas que ele combatia (e, mesmo assim, Ruby sempre se mostrou “diferente”, como se estivesse ela própria contra os outros demónios, e uma coisa que se percebe de Sam é que ele quer acreditar que todos temos dentro de nós algo de bom. Porque não podia ser ese o caso de Ruby?). Foi claramente a decisão errada, mas podemos criticá-lo por tê-la tomado (obviamente, dentro dos limites realidade-fantasia xD)?
      Penso qe, neste caso, não se pode apontar o dedo a ninguém que não seja o verdadeiro causador de tudo isto: o Céu, ou quem quer que seja que lá manda neste momento (na história). Como vimos no final da 4ª season, parece que, não só os anjos estão a deixar o Apocalispse acontecer, como até parece que foram eles que criaram as condições para que acontecesse, a começar por terem tirado o Dean do inferno (tanto com a posterior função de “Espada de Miguel”, como a de, de certa forma, “ajudar” Sam a libertar Lucifer, informando-o do demónio que seria o último selo, e dando a impressão que este teria de ser travado, quando, na verdade, era exactamente o contrário).
      Na minha opinião, Dean e Sam foram meros peões na conspiração celestial, pelo que é injusto culpá-los do que aconteceu. Penso também que isto se revelará no decorrer desta season (pelo menos, assim o espero); de outra maneira não é possível ao Dean perdoar o irmão, e a série não pode acabar com os irmãos “de candeias às avessas”…:/

  6. Matty diz:

    É logico que o inicio da quarta temporada iria ser mais aguardada pela volta ou não de Dean e a gente não pode esperar que esta tivesse o mesmo impacto, mesmo que tenha sido deixado um final tão espetacular para este inicio. Mas eu adorei o primeiro episodio da quinta temporada e não entendo alguns comentarios que tenho visto que o rumo da serie está indo para um lugar errado. Todos sabiam que isso iria acontecer, é claro se assistiram a quarta temporada, então porque não gostar?Foi um episodio esclarecedor de alguns fatos, a dinamica entre os irmãos tem que ser essa mesma após tudo que passaram, adorei a volta de Castiel mais forte, Bobby como sempre nota 10, Lucifer vai ser terrivel com toda essa sua dor pela perda, a primeira impressão da atriz que interpreta nova Meg não foi boa,mas vamos aguardar e gostei da menção a nós fãs, mas não a que ela escrevia ( não que não leia sobre isso, mas acho que na serie não fica bem). Minha nota final para o episodio 10

  7. Manola Bianchi diz:

    Eu adorei… acho que esta temporada vai ser ótima, assim com a anterior…

  8. Carla. diz:

    A quinta temporada começou muito bem, adorei demais. asertrhnb

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: