Dollhouse (2.01) – Vows

snapshot20090926155955Este episódio acontece uns meses após os acontecimentos do episódio 1.12…e muito antes dos acontecimentos 1.13. Confesso que esperava mais deste episódio, é um episódio escrito e realizado por Joss Whedon, por isso é de se esperar sempre o melhor, acontece que este não teve o nível do final da temporada passada. Voltamos ao caso da semana, nesta semana parecia que estava mesmo a ver uma série policial, mas houve alguns desenvolvimentos para a trama principal e notaram-se algumas pontes a serem formadas entre este episódio e os acontecimentos do episódio 1.13, portanto podemos esperar que a qualidade de Dollhouse, há-de aparecer. Tenho pena que Joss Whedon esteja demasiado preso ao caso semanal e não possa fazer a série de forma mais consistente em termos de trama principal, mas esta terá desenvolvimentos para breve, este episódio, apesar de um furos abaixo do que esperava, mostra que a história está viva.

Como referi, este episódio acontece uns meses após os acontecimentos do episódio 1.12. Echo apesar de ter sido sujeita ao tratamento cedo mostra que continua a receber flashes das suas outras “vidas”. Aliás esse é um dos acontecimentos que marca o episódio, novamente e após ser impressa com uma personalidade Echo parte em missão desta vez a missão tem por base a captura de um criminoso Britânico, rico, este caso é um antigo caso do Agente Paul Ballard e Echo surge aqui a tentar ajudá-lo para ele poder fechar o caso. Paul Ballard é assim o cliente da Dollhouse neste episódio. Durante a fase crítica da captura do britânico a mente de Echo volta a falhar, ficando ela cheia de lembranças de outras impressões. Paul Ballard acaba por conseguir resolver o caso, mas não gostei da maneira como foi resolvido. As impressões são tão instáveis que através de pancadas na cabeça da para ir alterando as lembranças de Echo? Achei precipitada a maneira como terminaram com a captura.

Paralelamente, e mais interessante para a história principal, temos a vida na Dollhouse. Depois de descobrir que é apenas uma doll Dra.Saunders vê-se perdida e sem saber que fazer, esta foi a parte mais interessante do episódio. Dra. Sauders começa a tratar mal Topher por ele ser responsável pelas impressões, se era sabido que Saunders não gostava do Topher isso tornou-se evidente. Ao mesmo tempo Boyd tenta-se aproximar de Saunders, este é uma das pontes que se começa a formar para o episódio 13 da primeira temporada. O momento mais interessante vai para a conversa que a doutora tem com o Topher. Nessa conversa muito é revelado, os pensamentos dela, o porquê da relação entre eles ser como é. Surge aqui um dilema para a doutora que, na minha opinião chega a ser filosófico: Ela sabe que foi criada, que não é real, que a sua personalidade não é mais que o resultado de uma mistura de computador, no entanto ela tem sentimentos, percepções, fica cheia de dúvidas sobre o que fazer a seguir porque vive sabendo o que é e por outro lado, como ela disse, tem medo de morrer, apesar de não ser real. Para mim a essência de Dollhouse reside nestas questões morais, reside no jogo de sentidos e moral que existe no facto de se falar de pessoas programadas. Dollhouse não é um policial, nem um drama semanal, reside ai o erro para mim, de tentarem semana a semana agradar aos fãs de policiais.

Outras coisas aconteceram. Viktor recebe tratamento aos cortes que tem na cara, tendo resultados muito bons, ficando sem cicatrizes, mais uma ponte com o episódio 13, . O final do episódio também nos revela algo importante.

Em conversa com Echo, desprogramada, esta admite a Ballard que sente todas as personalidades que viveu em si, em cada momento sente-as e ás vezes sente-as todas ao mesmo tempo, e que está empenhada em descobrir-se a ela própria, descobrir Caroline. Depois desta conversa Ballard aceita ser o guarda-costas de Echo enquanto tenta trazer à luz da civilização o que se passa na organização secreta.

Pode-se dizer que as boas características de Dollhouse estão intactas, notam-se ao longo de todo o episódio. No entanto estou cansado da estratégia de caso semanal, da tentativa de conseguir ganhar público com uma coisa que dollhouse não é. Espero ansiosamente pelos episódios verdadeiramente bons que sei que Dollhouse e Joss Whedon podem conseguir.

76

0 respostas a Dollhouse (2.01) – Vows

  1. yuri diz:

    esperava mais desse começo de temporada. mesmo assim, o episodio teve bons momentos, principalmente as cenas com a whiskey.o dialogo dela com o thoper mostrou toda a profundidade da personagem. espero que eles consigam recuperar o ritmo e a qualidade dos episodios finais da temporada passada.

  2. Anónimo diz:

    Até foi um bom episódio sa415sad

  3. Anónimo diz:

    *Desculpem, queria este smile, 654sd6f9

  4. cristiano diz:

    O episódio 13 não entra na série, pelo que li, era um ‘final em aberto’ dado à série caso fosse cancelada. Portanto, tudo o que aconteceu nesse episódio 13, não deve ser uma obrigação ‘atingi-lo’…

    • Tiago Duarte diz:

      Quase de certeza que a série vai ter de caminhar para esse episódio, senão era absolutamente descontextualizado tudo. Eu torço para que esse 13º episódio valha para a continuação da história senão está mau isto

      • cristiano diz:

        Pois, era interessante… Pois esse 13 foi fantástico! Veriamos a ‘mudança’ do Alpha, etc…

        Esperemos é que as audiências melhorem, senao eles cancelam:/

      • Tiago Duarte diz:

        Depois de ver a audiência de fringe e a audiencia deste primeiro episódio não me acredito que a FOX consiga melhorar de grande maneira os seus numeros. A culpa não é das séries, é mesmo do canal

      • cristiano diz:

        Tiraram Fringe de ao pé de Bones (confiança a mais)! Eu realmente sou da mesma opinião, a culpa é do canal, e só do canal, porque as séries, tanto Fringe como Dollhouse têem boa qualidade!

  5. Bom episódio, que veio dar o trama para esta segunda (e, pelas audiências, última) temporada de Dollhouse. O episódio foi mexido, mas o somatório que deu no final não foi muito grande. Assim, foi um episódio que trouxe de novo o caso semanal, tão usual na primeira parte da primeira temporada. Parece que a segunda enveredará pelo mesmo caminho, só tendo emoções nos últimos episódios. Espero estar redondamente enganado.

    Já agora, excelente review.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: